Contas da casa: como se organizar financeiramente
Contas da casa: como se organizar financeiramenteData de publicação 7 de maio de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 13 de janeiro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
“Pago minhas contas em dia e meu Score baixou”: esse é um questionamento comum entre os usuários da Serasa. Muita gente se decepciona ao acessar a plataforma e verificar que a pontuação caiu.
É importante saber que manter os boletos em dia é fundamental para uma boa pontuação de crédito, mas este não é o único fator avaliado no Serasa Score. Confira a seguir outras razões que podem ter causado essa redução.
O Serasa Score é uma pontuação de crédito calculada pela Serasa para cada CPF ativo. Essa pontuação vai de 0 a 1.000 e pode ser consultada por empresas que oferecem crédito ou demais serviços, como financeiras ou lojas do varejo. O Serasa Score ajuda as empresas a avaliar melhor o risco de inadimplência em uma operação de crédito.
Não há uma regra de corte única para ter crédito aprovado ou não. Cada empresa determina qual Score é suficiente para a liberação de um empréstimo ou parcelamento, por exemplo. A pontuação é dividida em quatro faixas, que indicam as probabilidades de obter crédito: possibilidade muito baixa (0 a 300 pontos), baixa (301 a 500), boa (501 a 700) e excelente (701 a 1.000).
O Serasa Score é calculado de forma automática, por inteligência artificial, e considera seis fatores principais. Cada um deles tem um peso diferente – os mais importantes são o pagamento em dia dos contratos assumidos e a experiência com o mercado de crédito.
Informações do Cadastro Positivo referentes aos créditos contratados e ao pagamento em dia de faturas como cartão de crédito, empréstimos e contas de água, luz e telefonia.
Considera o tempo de relacionamento com o mercado. Esse fator é medido por informações como a data da primeira consulta ao CPF feita por um banco ou o primeiro contrato de cartão de crédito, por exemplo. Quanto maior o tempo, mais alto tende a ser o Score.
Pendências registradas no CPF do usuário, como dívidas negativadas, cheques sem fundo ou ações judiciais.
Registros de consultas ao CPF, que costumam ser feitas pelas empresas quando o usuário solicita crédito. O excesso destas consultas é interpretado como necessidade de dinheiro e pode prejudicar a pontuação.
Diz respeito à atualização do cadastro na base de dados da Serasa e à idade do consumidor. Usuários com um cadastro mais antigo tendem a ter pontuação mais alta.
Quantidade de contratos de crédito ativos no mercado, além da duração e da relação do tempo entre as contratações. Contratos mais antigos tendem a aumentar o Score.
Como vimos acima, o compromisso com o crédito é o fator que tem mais peso na pontuação. Entretanto, ele não é o único ponto considerado nesse cálculo, por isso o Score Serasa pode baixar mesmo que as contas estejam em dia.
Fazer novos contratos de cartões de crédito ou empréstimos, por exemplo, pode reduzir a pontuação, pois o comprometimento da renda com o crédito aumentou. O mercado interpreta que, quanto mais compromissos financeiros um consumidor assume, maiores as chances de algum não ser cumprido no futuro.
Em janeiro de 2025 a Serasa adotou um novo modelo de cálculo do Score, ainda mais preciso e realista. No período de adaptação ao novo Score, é natural que algumas pontuações sofram mudanças a partir desta data, para mais ou menos pontos.
A pontuação de crédito é sempre um reflexo das ações do consumidor. Alguns hábitos aumentam a chance de recuperar uma boa média do Serasa Score, mas é importante lembrar que normalmente essa mudança não ocorre de um dia para outro. A única forma de aumentar alguns pontos do Score na hora é ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome.
Para quem paga as contas em dia e viu que o Score baixou mesmo assim, é ainda mais importante checar com regularidade a pontuação. Assim fica mais fácil acompanhar as oscilações do Score de acordo com as movimentações financeiras. A consulta é gratuita e pode ser feita a qualquer momento.
O Serasa Score é uma das principais pontuações de crédito do mercado e reflete o histórico financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito em instituições financeiras. Quanto maior a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 7 de maio de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de julho de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 22 de maio de 202514 minutos de leitura