Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Contas Em Dia Score Baixou

“Pago minhas contas em dia e meu Score baixou”. O que acontece?

Entenda por que a pontuação de crédito pode baixar mesmo que o consumidor não tenha nenhum boleto em atraso.

Publicado em: 5 de setembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Homem usando calculadora Calculadora Calculando Custo Contas Econômicas com pilha de dinheiro passo crescimento crescimento economizando dinheiro em casa , conceito de finanças

O Serasa Score é uma pontuação que sinaliza ao mercado as chances de um consumidor pagar as contas em dia pelos próximos meses. Por isso é importante acompanhar seu Serasa Score com frequência. Muita gente se decepciona ao verificar que a pontuação caiu. “Pago minhas contas em dia e meu Score baixou” é uma frase comum, por isso este artigo explica o que pode ter causado essa redução.

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação de crédito calculada pela Serasa para cada CPF ativo. Essa pontuação vai de 0 a 1000 e pode ser consultada por empresas que oferecem crédito ou demais serviços, como financeiras ou lojas do varejo. O Serasa Score pode ajudar as empresas a avaliar melhor o risco de inadimplência em uma operação de crédito.

Não há uma regra de corte única para ter crédito aprovado ou não. Cada empresa avalia qual Score é suficiente para a liberação de um empréstimo ou parcelamento, por exemplo. A pontuação é dividida em 4 faixas, que indicam as probabilidades de obter crédito: possibilidade muito baixa (0 a 300 pontos), baixa (301 a 500), boa (501 a 700) e excelente (701 a 1000).

Leia também | O guia oficial do Serasa Score

“Pago minhas contas em dia e meu Score baixou. Por quê?”

O histórico financeiro (compromisso com crédito) é o fator que tem mais peso no cálculo da pontuação (55%). Porém, ele não é o único ponto considerado nesse cálculo. Se as contas estão em dia, mas houve novos contratos de cartões de crédito ou empréstimos, por exemplo, o Serasa Score poderá baixar, pois o comprometimento da renda com crédito aumentou.

O mercado interpreta que, quanto mais compromissos financeiros um consumidor assume, maiores as chances de algum deles não ser cumprido no futuro. Há outros fatores também considerados nesse cálculo, como alguma dívida pendente que pode ter sido esquecida.

Além disso, pessoas com pouco histórico de pagamentos de crédito (como alguém que acabou de completar 18 anos) podem ter mais de dificuldade de alcançar uma pontuação alta logo de cara. Porém, as informações positivas de pagamento de faturas e parcelas tendem a fortalecer a pontuação.

Leia também | 11 mitos e verdades sobre o Serasa Score

Serasa Score: chegou a versão 3.0


Como o Serasa Score é calculado

O Serasa Score é calculado de forma automática, por inteligência artificial, e considera 4 fatores principais. Cada um deles tem um peso diferente – o mais importante, como já dissemos, é o pagamento em dia dos contratos de crédito assumidos.

Conheça quais são esses fatores e o peso de cada um:

  • ●     Compromisso com crédito/Cadastro Positivo (55%) – são as informações sobre hábitos de pagamento de faturas como as de cartão de crédito, financiamentos, empréstimos, parcelamento em lojas e outros.
  • ●     Registro de dívidas e pendências (33%) – aqui se consideram as dívidas ainda ativas, inscritas em cadastros de inadimplência.
  • ●     Consultas ao CPF (6%) – muitas consultas ao CPF indicam ao sistema urgência de crédito, o que pode levar a uma pequena queda da pontuação.
  • ●     Evolução financeira (6%) – é o tempo de relação com o mercado de crédito a partir dos dados no cadastro da Serasa, que ajudam a compor esse histórico de crédito.


Leia também | Tudo sobre os novos critérios de pontuação do Serasa Score

Como recuperar o Serasa Score

O Serasa Score não é uma pontuação fixa, ela varia conforme os hábitos financeiros do consumidor. Alguns deles aumentam a chance de recuperar uma boa média do Serasa Score, mas é importante lembrar que essa mudança não ocorre de um dia para outro.

Confira alguns comportamentos que podem recuperar sua pontuação:

  • ●     Mantenha os compromissos e pagamentos sempre em dia.
  • ●     Evite ter dívida negativada. Se isso acabar acontecendo, faça o possível para quitar o compromisso o quanto antes e ter seu nome retirado do cadastro de inadimplentes.
  • ●     Evite simular muitos empréstimos ou pedidos de cartão de crédito ao mesmo tempo. Mesmo que eles não sejam contratados, o sistema considera que o consumidor está precisando de dinheiro com urgência. Uma ótima opção é fazer simulações gratuitas no Serasa Crédito, que não prejudicam o Serasa Score.
  • ●     Mantenha os dados na Serasa sempre atualizados.

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

Não caia em golpes

Algumas pessoas e empresas criam falsas oportunidades para alavancar o Serasa Score. Desconfie de todas as ofertas e informações que não provêm de canais oficiais. Se tiver alguma dúvida, entre diretamente em contato com a Serasa. Confira mais informações importantes:

  • ●     A Serasa nunca oferece formas rápidas de aumentar o Score nem recebe pagamentos para isso.
  • ●     Nenhuma instituição está autorizada a falar em nome da Serasa.
  • ●     A pontuação do Serasa Score não pode ser influenciada por terceiros.
  • ●     Não há fórmulas “mágicas” para aumentar o Serasa Score rapidamente.

Consulte seu Serasa Score

Conhecer seu próprio Serasa Score é um serviço gratuito e pode ser feito quantas vezes você desejar. Aliás, é aconselhável acompanhar a pontuação com regularidade para ter uma referência de como seu perfil de crédito é avaliado pelo mercado.

Para consultar a pontuação, basta ter cadastro no site da Serasa. Confira o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.36 de 5

Artigos relacionados