Empresas que aumentam o Score existem?
A Serasa alerta: cuidado com “empresas que aumentam o Score” essa é uma falsa promessa. Saiba os motivos e confira como de fato aumentar a pontuação.
Publicado em: 31 de março de 2023
- Existem no mercado propagandas de “empresas que aumentam o Score”, ou seja, que prometem subir a pontuação de crédito dos consumidores em troca de um pagamento.
- Porém, a Serasa faz um alerta importante: não é possível aumentar o Score mediante nenhum pagamento. Mesmo assim, existem golpes circulando por aí na tentativa de tirar dinheiro dos consumidores com essa falsa promessa.
- Por isso precisamos falar sobre esse assunto. Vamos entender quais são as formas comprovadas de aumentar o Serasa Score.
- Entenda tudo agora mesmo!
Por que “empresas que aumentam o Score” podem ser tentativas de fraude?
- Porque não existe nenhuma possibilidade de aumentar o Score de forma artificial e mediante pagamento. Empresas que fazem essa promessa não conseguem cumpri-la, porque a pontuação de crédito está ligada a hábitos financeiros e à relação com o mercado. Para haver aumento nos pontos é preciso consistência, e não um simples pagamento.
- Algumas empresas podem prometer aumentar a pontuação de crédito usando métodos fraudulentos – como adicionar informações falsas ou inflar o histórico de pagamento do cliente mediante o pagamento de taxas.
- No entanto, alterar artificialmente os dados financeiros de um consumidor não é algo que se sustenta, pois as ferramentas tecnológicas de cálculo conseguem detectar a fraude.
- As instituições que calculam as pontuações de crédito (score) são os órgãos de proteção ao crédito, também chamados de birôs de crédito, como é o caso da Serasa. Esses birôs não cobram nenhuma taxa para aumentar a pontuação dos consumidores, pois seu papel é passar ao mercado um reflexo realista e justo do risco de inadimplência.
Assista | Alerta: Golpe do contato quente na Serasa
Como é feito o cálculo do Serasa Score
- Cada birô de crédito tem suas próprias regras de cálculo da pontuação de crédito. Vamos dar o exemplo aqui do Serasa Score, que recentemente passou por atualizações.
- O cálculo do Serasa Score leva em consideração 4 critérios:
- 1. Compromisso com crédito (peso na pontuação: 55%)
- São considerados os pagamentos de contas ativas ou finalizadas nos últimos 12 meses. O pagamento do cartão de crédito em dia também entra aqui.
- 2. Registro de dívidas e pendências (peso na pontuação: 33%)
- São consideradas dívidas pagas ou pendentes de quitação na base da Serasa, como empréstimos, financiamentos ou outros tipos de contas.
- 3. Consultas ao CPF (peso na pontuação: 6%)
- São consideradas consultas ao CPF do consumidor realizadas pelas empresas. Quanto mais consultas ao CPF, mais o sistema entende que existem mais pedidos de crédito – e isso pode afetar a pontuação em até 60 pontos.
- 4: Evolução financeira (peso na pontuação: 6%)
- Esse critério considera o tempo de relacionamento com o mercado de crédito e a participação em empresas. Aqui entra a importância de manter o cadastro na Serasa sempre atualizado.
- Leia também | Saiba por que você precisa de um Cadastro Positivo
Qual é a pontuação ideal para conseguir crédito?
- As instituições financeiras consideram diversos critérios durante a análise de crédito, e não apenas o Score do consumidor. Assim, nem mesmo um Score 1000 garante a aprovação. O contrário também é verdadeiro: nenhuma pontuação baixa inviabiliza totalmente o crédito, mas diminui muito a probabilidade de obtê-lo.
- No Serasa Score, cujo sistema de pontos vai de 0 a 1.000, a partir de 501 pontos já é considerado um bom Score. Porém, o ideal é que o consumidor tenha um Serasa Score acima de 701 para as chances de crédito serem maiores.
- Leia também | Meu Serasa Score é baixo. O que fazer?
Como aumentar o Serasa Score
Bem, já que não existem empresas que aumentam o Score, o que os consumidores podem fazer para aumentar a pontuação?
A palavra-chave é organização financeira. Pagar as contas em dia, sair da inadimplência e ter bons hábitos financeiros ajudam na melhora da pontuação.
O fato é que não existe um tempo certo para que a pontuação aumente, mesmo depois que o consumidor passe a adotar bons hábitos financeiros.
Isso acontece porque a tecnologia utiliza a inteligência artificial, que analisa diariamente dados financeiros de milhões de brasileiros. Por isso, é importante ter paciência e aguardar o aumento do Score a partir do momento em que os bons hábitos se tornam regulares.
Confira dicas simples e práticas que podem contribuir para o aumento do Score:
- • Ative o Cadastro Positivo na Serasa.
- • Atualize os dados cadastrais na Serasa (e mantenha-os sempre atualizados).
- • Pague as contas em dia.
- • Evite solicitar muitos cartões de crédito e empréstimos simultaneamente; faça a solicitação apenas quando realmente precisar.
- • Se estiver com o CPF negativado, entre no Serasa Limpa Nome e verifique se existem opções de renegociação da dívida.
- • Caso não encontre ofertas de renegociação em nossa plataforma, entre em contato diretamente com a empresa para negociar um acordo de pagamento.
Dicas finais para não cair em golpes do aumento do Score
Agora que sabemos que não existem empresas que aumentam o Score, confira outras dicas finais para não cair em golpes:
- • Nenhuma instituição está autorizada a entrar em contato com os consumidores em nome da Serasa.
- • A Serasa não recebe pagamentos para aumentar o Serasa Score.
- • Não é possível que terceiros influenciem na pontuação do Score.
- • Qualquer dúvida pode ser tirada diretamente nos canais oficiais de atendimento da Serasa.
Lembre-se: a pontuação depende diretamente de finanças em dia e bons hábitos financeiros. Portanto, reorganize seu orçamento com nossas dicas.
Serasa Score: consulte agora mesmo sua pontuação
- • Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
- • Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
- • Faça o login.
- • Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.