Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Fgts Serasa Score

Como o FGTS poderá contribuir para melhorar o Serasa Score

Nova fase do estudo da Serasa permite que trabalhadores com carteira assinada conectem sua conta do app FGTS para melhorar o cálculo do Score no futuro.

Publicado em: 23 de janeiro de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão segurando carteira de trabalho com dinheiro pis pasep do governo.

A partir de janeiro de 2024, trabalhadores com carteira assinada poderão conectar suas contas do FGTS na Serasa. Essa conexão faz parte de um estudo que visa tornar o cálculo do Serasa Score ainda mais preciso, com informações adicionais além daquelas já consideradas no cálculo.

Confira neste artigo os benefícios de conectar a conta do FGTS na Serasa.

O que é a conexão de contas na Serasa

Desde agosto de 2023, quando foi anunciado o Serasa Score versão 3.0, consumidores podem conectar suas contas bancárias para tornar o cálculo do Serasa Score mais assertivo. Com mais informações, existe a possibilidade de aumento na pontuação do Score. Essa é uma conexão que já impacta o cálculo da pontuação

No final de 2023, a Serasa passou a permitir a conexão de contas de trabalho de autônomos dos aplicativos Uber Driver, 99 Motoristas e iFood Entregadores. Essa conexão de contas de trabalho ainda não impacta o Serasa Score, mas poderá no futuro influenciar positivamente a pontuação. Para saber mais sobre o estudo e a conexão de contas de trabalho, clique aqui.

Após o sucesso da conexão de contas de trabalho, a Serasa agora permite também que trabalhadores com carteira assinada possam conectar suas contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Assim como a conexão de contas de trabalho, a conexão de contas do FGTS ainda é apenas um estudo. Porém, os consumidores que conectarem essas contas serão os primeiros a desfrutar da possibilidade de aumento do Serasa Score quando essas conexões fizerem parte do cálculo. 

Leia também | Como consultar FGTS pelo CPF

Como a conexão do FGTS poderá melhorar o Serasa Score

Com o estudo de conexão de contas do FGTS, a Serasa conseguirá entender o verdadeiro impacto desses dados na análise de crédito de cada um desses profissionais.

Isso representa mais um passo para que milhares de brasileiros possam ter uma avaliação mais justa e retomem o acesso ao crédito de forma descomplicada.

Ao compreender com mais profundidade a jornada financeira de cada consumidor, a Serasa poderá usar os novos dados obtidos para favorecer a pontuação de crédito.

Como consultar o FGTS

  1. Baixe o aplicativo “FGTS” na sua loja de aplicativo.

  2. Faça o login conta com seu CPF e senha ou conta gov.br.

  3. Vá até o campo “Saldo total do FGTS”.

Como realizar a conexão do FGTS no Serasa Score

  1. Imagem com o título "1. Acesse o site da Serasa. Caso não tenha conta, faça o cadastro. É grátis!" seguido de uma ilustração mostrando um celular com sua tela desfocada e acima um retângulo com os dizeres "Não tem uma conta Serasa? Faça a sua agora.", seguido de um botão escrito Cadastre-se.
  2. Imagem com o título "2. Em Conexão de Contas escolha o tipo de conexão: Contas de trabalho* ou FGTS" seguido de uma ilustração mostrando um celular com sua tela desfocada e um retângulo contendo uma ilustração de um carro seguido da frase "Contas de trabalho"
  3. Imagem com o título "3. Preencha as informações solicitadas* e aceite o termo de uso" seguido de uma ilustração mostrando um celular com sua tela desfocada e acima um retângulos com os Termos de uso da Serasa
  4. Imagem com o título "4 Aguarde a finalização do processo de autenticação e pronto! Sua conta foi conectada;" seguido de uma ilustração mostrando um celular com sua tela desfocada e acima um retângulos com a mensagem de sucesso "Conta conectada!"

1 de 2

A conexão de contas na Serasa é segura

O fornecimento das informações das contas de trabalho para a Serasa só é possível com o consentimento do usuário, dado por meio do site oficial. Nessa conexão, são aplicados os protocolos orientados pelos requisitos da ISO 27001, padrão de segurança internacional adotado em diversos bancos digitais.

Todo o processo é feito com total segurança. A Serasa não solicita senhas para fazer qualquer tipo de operação e/ou movimentação financeira, apenas para visualização das informações. O usuário pode monitorar o acesso sempre que desejar.

Como aumentar o Serasa Score

Diante das informações acima, alguns hábitos financeiros podem contribuir para que o Serasa Score melhore. Afinal, a pontuação depende apenas dos hábitos financeiros do consumidor. E lembre-se: cuidado com golpistas que prometem aumentar seu Score.

  • ●     Pague em dia todos os compromissos assumidos (fatura do cartão, parcela de empréstimo ou financiamento etc.).
  • ●     Evite que uma dívida seja negativada ou, caso isso aconteça, regularize a pendência o quanto antes.
  • ●     Solicite crédito com equilíbrio, evitando, se possível, muitas simulações diferentes em pouco tempo sem necessidade.
  • ●     Mantenha os dados sempre atualizados na Serasa.


Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados