Fazer seguro aumenta Score? Entenda
Fazer seguro aumenta Score? EntendaData de publicação 17 de abril de 20258 minutos de leitura
Publicado em: 20 de maio de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Você já se perguntou qual a média do score de crédito dos brasileiros? O Mapa Score, novo indicador lançado pela Serasa, responderá a essa questão duas vezes por ano, segmentando a média por idade, região e estados.
O Serasa Score é um termômetro do crédito no país, e o novo indicador semestral irá acompanhar os movimentos econômicos e a relação dos brasileiros com o mercado de crédito. Além disso, a informação permite ao consumidor comparar a sua pontuação com a média nacional – de acordo com uma pesquisa recente da Serasa, 70% dos brasileiros afirmam que a consulta ao próprio score ajuda no acompanhamento da vida financeira.
A seguir, conheça os dados do primeiro Mapa Score e tire suas dúvidas sobre a pontuação de crédito.
De acordo com o primeiro Mapa Score do Brasil, o Serasa Score médio é de 548 pontos (dados de abril de 2025). Isso significa que, em média, o consumidor brasileiro tem baixo risco de inadimplência e boas chances de conseguir crédito.
A pontuação de crédito da Serasa vai de 0 a 1.000 e é dividida em quatro faixas de classificação:
Pontuação | Classificação | O que indica |
---|---|---|
0 a 300 | Baixo | Chance muito baixa de obter crédito e grande probabilidade de inadimplência. |
301 a 500 | Regular | Baixa chance de obter crédito e considerável probabilidade de inadimplência. |
501 a 700 | Bom | Boa chance de obter crédito e baixa probabilidade de inadimplência. |
701 a 1.000 | Excelente | Chance muito boa de obter crédito e muito baixa probabilidade de inadimplência. |
É importante lembrar que o score é um indicador de saúde financeira, mas a aprovação de crédito também depende de outras informações levadas em conta pelas instituições.
“Esta média nos indica que os hábitos financeiros do consumidor brasileiro são bons em geral, mas têm uma ótima oportunidade para evoluir ao melhorar hábitos de gestão financeira e de pagamento”, avalia Wesley Brandão, especialista da Serasa.
Em todas as regiões do país a média do score se manteve dentro da faixa considerada boa, sem grandes variações de pontuação – ficou entre 509 e 555 pontos.
Confira abaixo em detalhes:
Menor média entre as regiões do Brasil. Confira as médias por estado no PDF completo.
Apesar da realidade econômica do Brasil não ser padronizada entre as regiões do país, existe um fator de equilíbrio entre as médias do score. Isso demonstra que a pontuação diz respeito aos hábitos do consumidor e à relação com o crédito.
“A pontuação não está necessariamente relacionada aos ganhos, é importante lembrar que a inadimplência está presente em todas as faixas de renda da população. A gestão das finanças é o principal fator: é preciso que os custos não ultrapassem os rendimentos para não ficar inadimplente”, explica Wesley.
O indicador também avalia o Serasa Score por idade, e nesta análise é possível observar que o crescimento é linear: com o passar dos anos, a pontuação tende a crescer. Os consumidores entre 18 e 25 anos têm média de 505 pontos, por exemplo, enquanto os usuários com mais de 65 alcançam uma média de 609 pontos.
Até 700, o Serasa Score é considerado bom, com boas chances de conseguir crédito.
Essa diferença da média entre os jovens e os consumidores que já têm anos de relacionamento com o mercado de crédito é natural e esperada. Afinal, quem está no seu primeiro cartão de crédito está entendendo como o limite funciona, e as instituições ainda não conhecem seus hábitos financeiros.
“O score também é baseado na experiência com o crédito. Ao começar o seu histórico de pagamento, o consumidor pouco a pouco terá mais atributos que serão considerados no cálculo”, complementa Wesley.
A consulta ao próprio score é prática, gratuita e pode ser feita quantas vezes o consumidor desejar. Uma pesquisa da Serasa mostrou que 35% dos consumidores que consultam seu score fazem este acompanhamento mensalmente.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 17 de abril de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 17 de abril de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 15 de abril de 202510 minutos de leitura