Entrar

O Serasa Score mudou: saiba tudo sobre os novos critérios de pontuação

Confira as novidades dessa ferramenta, entenda o que mudou e como isso pode impactar o seu acesso ao crédito

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 26 de novembro de 2021.

O Serasa Score mudou. Agora, essa pontuação está ainda mais precisa e representa melhor a realidade do mercado de crédito no país – e vamos explicar o porquê neste conteúdo.

Se você acompanha seu Serasa Score no site ou aplicativo da Serasa, já deve ter percebido que constantemente acontecem algumas alterações por lá. Mas provavelmente, você deve ter notado uma diferença um pouco maior, certo?

Não se preocupe, pois essa mudança faz parte de uma evolução. E para te ajudar a entender todos os novos critérios de pontuação e até mesmo por que o Serasa Score mudou, continue a leitura e veja também como consultar o seu.

O que é Serasa Score?

Antes de entender as mudanças do score, vale uma breve explicação do que é o método de pontuação. Vamos lá?

Essa ferramenta é importante no processo de concessão de crédito e muito útil para bancos e instituições financeiras evitarem o risco de inadimplência na hora de conceder empréstimos, financiamentos e cartões de crédito aos seus clientes.

Isso porque o Serasa Score indica quais são as chances de um consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. Então, quanto maior seu score de crédito, maiores são as chances de conseguir crédito e em melhores condições.

O cálculo do score apresenta um resultado que vai de 0 e 1000 e, por meio desse cálculo, é possível conhecer o comportamento e perfil de um determinado grupo de pessoas. Assim, as instituições entendem qual é a chance de esse grupo pagar as contas no prazo.

As pontuações do score de crédito podem se encaixar em quatro categorias e cada uma delas representa uma faixa de classificação. Confira:

– 0-300: Baixo
– 301-500: Regular
– 501-700: Bom
– 701-1000: Excelente

Serasa Score mudou: conheça as principais mudanças

O objetivo do Serasa Score continua o mesmo, mas o método de cálculo passou por algumas mudanças e isso representa melhor a realidade do mercado de crédito no país.

Com essa atualização, o nome agora passa a ser Serasa Score 2.0. O novo cálculo garante análises mais justas e transparentes para quem oferece crédito e principalmente para quem precisa dele. Com essa novidade, ainda é possível monitorar o histórico de dívidas da Serasa e dados do SPC Brasil em um só lugar.

A pontuação no Serasa Score 2.0 varia de 0 a 1000 e indica para o mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia.

O Serasa Score mudou, mas a lógica continua a mesma: quanto maior for sua pontuação, maior será a chance de você ter crédito aprovado.

No novo modelo, a principal alteração do método de cálculo é que as informações do Cadastro Positivo representam 62% da pontuação Score. Na versão anterior, representava apenas 26%. Já as dívidas em aberto e regularizadas nos últimos cinco anos agora respondem por 19% da pontuação. Antes, o percentual era de 57%.

A composição do Score de acordo com cada fator é:

  • 43,6% pagamento de crédito;

  • 19,3% consulta para serviço;

  • 13,7% histórico de dívidas;

  • 10,1% tempo de uso do crédito;

  • 7,9% crédito contratado;

  • 5,5% pagamento de dívidas.

Cadastro Positivo e Serasa Score 2.0

Como vimos, o Cadastro Positivo é o principal fator de classificação do score e pode ajudar muito na hora de alavancar a pontuação. O Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo ativo.

Ele reúne todo o histórico de crédito e não só as contas que deixou de pagar, como, por exemplo:

  • Financiamentos;

  • Cartões de crédito;

  • Empréstimos com bancos e com o comércio;

  • Demais contas que você paga todos os meses.

Além disso, o Cadastro Positivo permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito.

Como consultar o Score do Serasa?

Consultar o Serasa Score com frequência é um importante hábito para ficar por dentro da sua situação financeira e entender a sua capacidade de conseguir crédito.

Agora que o Serasa Score mudou, é possível ter acesso a cada detalhe sobre o que faz os pontos aumentarem ou diminuírem. Essa funcionalidade é útil para identificar quais hábitos precisam ser mudados e quais devem ser mantidos, a fim de melhorar sua reputação em relação ao mercado de crédito.

E antes de te ensinar sobre como consultar seu score do Serasa, é importante deixar claro que essa consulta é totalmente gratuita. Isso mesmo, você não paga nada por isso. Essa é uma dica muito importante para que você não caia em golpes na internet.

Para fazer a consulta, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo – Google Play e App Store;

  2. Clique na opção “Consultar CPF grátis”;

  3. Digite seu CPF e senha – caso ainda não tenha, é só criar na hora mesmo, rapidinho;

  4. Pronto! Ao fazer login, sua pontuação atual aparecerá na tela. Logo abaixo, é possível consultar também o histórico para acompanhar a evolução do seu Serasa Score.

Fácil, né? A vantagem de ter o aplicativo da Serasa é poder acessar seu Serasa Score e todos os serviços da Serasa com mais facilidade em seu celular sempre que precisar. Aproveite e faça o download!

Como aumentar o score de crédito?

É importante deixar claro que não existe uma fórmula mágica para isso. O score de crédito é reflexo do seu comportamento financeiro, da forma como você lida com o dinheiro. Sabendo disso, não confie em empresas que queiram vender produtos prometendo aumentar o score, pois isso é golpe.

A única maneira de ter um bom score de crédito é pagar as contas em dia e continuar seguindo as dicas oficiais da Serasa.

Então, você pode baixar agora o aplicativo da Serasa ou acessar o site para consultar o Serasa Score. Faça seu cadastro e passe a monitorar seu CPF de perto, pois, além de ajudar a evitar fraudes em seu nome, no mesmo app você ainda pode conferir ofertas de empréstimos e cartões de crédito. Para entender com mais detalhes todas as mudanças do Serasa 2.0, baixe o Manual do Score Serasa, o único material oficial e gratuito sobre o tema disponível no mercado. Nele, você vai encontrar todas as informações necessárias para aumentar de vez sua pontuação de crédito. Aproveite!