O que preciso fazer para aumentar meu Score
O que preciso fazer para aumentar meu ScoreData de publicação 24 de janeiro de 202512 minutos de leitura
Atualizado em: 13 de janeiro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Uma dúvida frequente dos consumidores em relação à pontuação de crédito da Serasa é a seguinte: "a pontuação cai ao fazer consulta do Score"?
Fique tranquilo, consultar o próprio CPF não afeta o Serasa Score. É possível checar gratuitamente o Score quantas vezes o consumidor desejar, pois a simples checagem não diminui a pontuação.
Entenda o que pode reduzir a pontuação, como é o sistema de pontos e como fazer a consulta de forma correta.
O Serasa Score foi criado em 2017 e desde então passou por atualizações para deixar o cálculo cada vez mais assertivo e preciso – a última atualização ocorreu em janeiro de 2025. Ele é um sistema de pontuação individual que ajuda empresas a avaliar o risco de concessão de crédito ou de realização de negócios. Aliás, a tradução da palavra inglesa "score" é literalmente “pontuação”.
Esse sistema de pontos vai de 0 a 1.000 e é definido com base no comportamento financeiro dos consumidores. Geralmente, quanto melhores os hábitos financeiros, maior a pontuação e, consequentemente, maiores as chances de conseguir empréstimos, cartões e financiamentos, por exemplo.
Vale lembrar que a vida financeira é feita de altos e baixos. Então, em épocas de dificuldade nas finanças o Score pode diminuir – mas, ao se recuperar a estabilidade, ele volta a subir. Por isso, o importante é focar na melhora constante dos hábitos financeiros.
Não. A consulta ao próprio Score é um direito do consumidor e pode ser feita gratuitamente, a qualquer hora, sem nenhum prejuízo para a pontuação.
Essa dúvida existe porque um dos fatores usados para calcular o Score é a consulta ao CPF do consumidor. Entretando, esse critério se refere às pesquisas realizadas por instituições financeiras à base de dados da Serasa antes de conceder crédito a um cliente. Isso é feito para reduzir as chances de inadimplência.
Vale lembrar que apenas as empresas podem acessar o Score de um consumidor, além dele próprio. Não é permitido consultar o Serasa Score de terceiros.
Como já vimos, o Score só cai quando a consulta ao CPF é feita por empresas antes de ceder crédito. Nesses casos, a pontuação pode ser prejudicada quando há um excesso de consultas. Isso acontece porque o mercado interpreta esse movimento como uma necessidade urgente de crédito.
De três a quatro consultas em um período de seis meses já pode ter um impacto negativo no Score. Vale lembrar que as simulações e pedidos de crédito feitos pela plataforma do Serasa Crédito não prejudicam a pontuação.
É importante lembrar que a pontuação é apenas um dos dados analisados pelas instituições na hora de aprovar ou reprovar um crédito. Elas também levam em consideração outros fatores na etapa de análise, como renda e relacionamento com a empresa.
Esse é o fator mais importante para o cálculo. São as informações do Cadastro Positivo que informam ao Serasa Score o histórico de contas pagas em dia. Em contrapartida, o pagamento em atraso dos compromissos financeiro prejudica a pontuação.
Considera-se o tempo de relacionamento com o mercado. Isso pode ser medido por dados como a primeira consulta ao CPF feita por um banco ou o primeiro contrato de cartão de crédito. O Score tende a aumentar quando o relacionamento começou há mais tempo.
O cálculo considera as dívidas negativadas do consumidor. Pendências como protestos, cheque sem fundo, falências e ações judiciais também prejudicam a pontuação.
É por esse fator que muitas pessoas podem se confundir, acreditando que a consulta ao Score feita pelo próprio consumidor diminui a pontuação. Como vimos, isso não é verdade. É apenas o excesso de consultas ao CPF feitas por empresas que pode afetar a nota.
Este critério considera a idade do consumidor e a atualização do cadastro na base de dados da Serasa. Usuários com um cadastro mais antigo tendem a ter pontuação mais alta. Manter o cadastro atualizado é importante para pontuar nesse item.
Avaliação da quantidade de contratos de crédito ativos, a duração e a relação do tempo entre as contratações. Contratos mais antigos são melhores para o Score.
Lembre-se: o Serasa Score é um diagnóstico do seu momento financeiro. Por isso, normalmente a pontuação não aumenta do dia para a noite. É preciso tempo para que os bons hábitos financeiros se consolidem.
A única exceção é quando uma dívida é paga no Pix pelo Serasa Limpa Nome. Nesse caso, o Score aumenta em tempo real.
Agora que você já sabe que a pontuação cai ao fazer consulta do Score apenas quando as pesquisas ao CPF são feitas por empresas (e em excesso), saiba como acessá-lo a qualquer momento.
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