Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Pontuacao Cai Ao Fazer Consulta Score

A pontuação cai ao fazer consulta do Score?

Quando feita pelo próprio consumidor, a consulta não afeta a pontuação. Saiba como acessar o seu Serasa Score.

Atualizado em: 13 de janeiro de 2025

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher bonita usando celular em casa

Uma dúvida frequente dos consumidores em relação à pontuação de crédito da Serasa é a seguinte: "a pontuação cai ao fazer consulta do Score"?

Fique tranquilo, consultar o próprio CPF não afeta o Serasa Score. É possível checar gratuitamente o Score quantas vezes o consumidor desejar, pois a simples checagem não diminui a pontuação.

Entenda o que pode reduzir a pontuação, como é o sistema de pontos e como fazer a consulta de forma correta.

Assista | O que observar ao simular crédito?

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score foi criado em 2017 e desde então passou por atualizações para deixar o cálculo cada vez mais assertivo e preciso – a última atualização ocorreu em janeiro de 2025. Ele é um sistema de pontuação individual que ajuda empresas a avaliar o risco de concessão de crédito ou de realização de negócios. Aliás, a tradução da palavra inglesa "score" é literalmente “pontuação”.

Esse sistema de pontos vai de 0 a 1.000 e é definido com base no comportamento financeiro dos consumidores. Geralmente, quanto melhores os hábitos financeiros, maior a pontuação e, consequentemente, maiores as chances de conseguir empréstimos, cartões e financiamentos, por exemplo.

Vale lembrar que a vida financeira é feita de altos e baixos. Então, em épocas de dificuldade nas finanças o Score pode diminuir – mas, ao se recuperar a estabilidade, ele volta a subir. Por isso, o importante é focar na melhora constante dos hábitos financeiros.

A pontuação cai ao fazer consulta do Score?

Não. A consulta ao próprio Score é um direito do consumidor e pode ser feita gratuitamente, a qualquer hora, sem nenhum prejuízo para a pontuação.

Essa dúvida existe porque um dos fatores usados para calcular o Score é a consulta ao CPF do consumidor. Entretando, esse critério se refere às pesquisas realizadas por instituições financeiras à base de dados da Serasa antes de conceder crédito a um cliente. Isso é feito para reduzir as chances de inadimplência.

Vale lembrar que apenas as empresas podem acessar o Score de um consumidor, além dele próprio. Não é permitido consultar o Serasa Score de terceiros.

Por que o Score cai quando consulta?

Como já vimos, o Score só cai quando a consulta ao CPF é feita por empresas antes de ceder crédito. Nesses casos, a pontuação pode ser prejudicada quando há um excesso de consultas. Isso acontece porque o mercado interpreta esse movimento como uma necessidade urgente de crédito.

De três a quatro consultas em um período de seis meses já pode ter um impacto negativo no Score. Vale lembrar que as simulações e pedidos de crédito feitos pela plataforma do Serasa Crédito não prejudicam a pontuação.

Quais são as pontuações do Serasa Score?

  • No Serasa Score, existem quatro faixas de pontuação, que indicam as probabilidades de obtenção do crédito. São elas:

  • ●     0 a 300 pontos: Score muito baixo, grande probabilidade de inadimplência. Portanto, a chance de conseguir crédito é considerada muito baixa.
  • ●     301 a 500 pontos: Score baixo, indicando uma considerável probabilidade de inadimplência. Portanto, a chance de conseguir crédito é baixa.
  • ●     501 a 700 pontos: Score bom, indicando baixa probabilidade de inadimplência e, portanto, boa chance de conseguir crédito.
  • ●     701 a 1.000 pontos: Score excelente, indicando uma probabilidade muito baixa de inadimplência e, portanto, uma chance muito boa de conseguir crédito.

 

É importante lembrar que a pontuação é apenas um dos dados analisados pelas instituições na hora de aprovar ou reprovar um crédito. Elas também levam em consideração outros fatores na etapa de análise, como renda e relacionamento com a empresa.

Como o Serasa Score é calculado?

  • O sistema da Serasa coleta os dados financeiros dos consumidores e o cálculo é feito com base em seis critérios, com diferentes pesos:

  • ●     Pagamentos (29%)

Esse é o fator mais importante para o cálculo. São as informações do Cadastro Positivo que informam ao Serasa Score o histórico de contas pagas em dia. Em contrapartida, o pagamento em atraso dos compromissos financeiro prejudica a pontuação.

  • ●     Experiência no mercado (24%)

Considera-se o tempo de relacionamento com o mercado. Isso pode ser medido por dados como a primeira consulta ao CPF feita por um banco ou o primeiro contrato de cartão de crédito. O Score tende a aumentar quando o relacionamento começou há mais tempo.

  • ●     Dívidas (21%)

O cálculo considera as dívidas negativadas do consumidor. Pendências como protestos, cheque sem fundo, falências e ações judiciais também prejudicam a pontuação.

  • ●     Busca por crédito (12%)
  • Nesse critério, são consideradas as consultas ao CPF do consumidor feitas pelas empresas. Mais consultas significam mais pedidos de crédito – e isso afeta a pontuação.

É por esse fator que muitas pessoas podem se confundir, acreditando que a consulta ao Score feita pelo próprio consumidor diminui a pontuação. Como vimos, isso não é verdade. É apenas o excesso de consultas ao CPF feitas por empresas que pode afetar a nota.

  • ●     Informações cadastrais (8%)

Este critério considera a idade do consumidor e a atualização do cadastro na base de dados da Serasa. Usuários com um cadastro mais antigo tendem a ter pontuação mais alta. Manter o cadastro atualizado é importante para pontuar nesse item.

  • ●     Contratos (6%)

Avaliação da quantidade de contratos de crédito ativos, a duração e a relação do tempo entre as contratações. Contratos mais antigos são melhores para o Score.

Dicas para aumentar o Serasa Score

  • Agora que já sabemos que a consulta ao Score feita pelo consumidor não altera a nota, confira as dicas para aumentar a pontuação de crédito:

  • ●     Negocie suas dívidas e limpe seu nome caso esteja com o CPF negativado.
  • ●     Use a plataforma do Serasa Limpa Nome para fazer negociações. Ao pagar uma dívida pelo Pix, o Score aumenta na hora.
  • ●     Mantenha os dados atualizados na Serasa.
  • ●     Pague as contas sempre em dia.
  • ●     Mantenha o Cadastro Positivo ativo.
  • ●     Busque crédito com moderação, apenas quando for realmente necessário.
  • ●     Crie um bom relacionamento com o mercado de crédito.

 

Lembre-se: o Serasa Score é um diagnóstico do seu momento financeiro. Por isso, normalmente a pontuação não aumenta do dia para a noite. É preciso tempo para que os bons hábitos financeiros se consolidem.

A única exceção é quando uma dívida é paga no Pix pelo Serasa Limpa Nome. Nesse caso, o Score aumenta em tempo real.

Como fazer a consulta do Score na Serasa?

Agora que você já sabe que a pontuação cai ao fazer consulta do Score apenas quando as pesquisas ao CPF são feitas por empresas (e em excesso), saiba como acessá-lo a qualquer momento.

















Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados