Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como ...
Qual o score necessário para financiar uma moto? entenda como funcionaData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 9 de janeiro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 12 minutosTexto de: Time Serasa
O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e é utilizada como um dos critérios na avaliação de risco de crédito de bancos, instituições financeiras e credores no geral. A maioria das empresas prefere ceder crédito a clientes com as notas mais altas, porém essa não é uma regra unânime. Sendo assim, será que um Score 450 é bom ou ruim?
Esta é uma pontuação considerada baixa, e tudo vai depender de como determinada empresa faz a avaliação de crédito. Um Score pode ser suficiente para um banco, mas insuficiente para outro.
Ter 450 pontos significa que o consumidor se encontra na classificação de Score baixo, de acordo com a tabela da Serasa. Essa faixa indica que a possibilidade de inadimplência é considerável, e por isso a chance de obter crédito é baixa.
Entretanto, essa é uma indicação. A decisão de liberar ou não crédito é sempre da empresa, e não tem a influência da Serasa.
De acordo com a classificação da Serasa, o Score é considerado bom quando a pontuação está entre 501 e 700 pontos. Acima disso, há também o Score excelente, entre 701 e 1.000. Vale lembrar que quanto mais alta é a pontuação maiores são as chances de conseguir crédito.
A maioria das empresas vai consultar o Score, mas não o utiliza como único método de avaliação de crédito. Outros pontos são verificados, como renda, restrições no nome e CPF. Se a pessoa tem um Score alto e uma renda muito baixa, por exemplo, isso pode prejudicar a aprovação do crédito.
Vamos supor que um consumidor tenha um Score de 450 e deseje a aprovação de um cartão de crédito. No mercado habitual seria uma pontuação considerada baixa e, portanto, mais difícil de ter um cartão aprovado. Assim, é possível afirmar que o Score 450 não é bom para cartão de crédito? A resposta vai depender de como é feita a avaliação de risco pela empresa.
Hoje em dia é viável que pessoas com o nome negativado consigam cartões e acessem outras modalidades de crédito. Isso porque muitas instituições atuam no mercado de risco e estão preparadas para atender a essa parcela específica da população.
Pessoas com o nome negativado, por exemplo, podem ter cartão de crédito aprovado, apesar da maior dificuldade ou de receber um limite mais baixo. Entretando, o cuidado com os gastos nesse caso deve ser ainda maior.
É preciso cautela para não se envolver com novas dívidas e a orientação é sempre pagar a totalidade da fatura do cartão até o dia do vencimento.
O cuidado a ser tomado deve ser ainda maior, uma vez que a negativação do nome já pressupõe uma inadimplência. Nos casos de empréstimo a negativados, por exemplo, as empresas que concedem crédito costumam cobrar taxas de juros mais altas, para compensar o risco de ficarem sem receber o dinheiro de volta.
O Serasa Score é uma pontuação que varia de acordo com o comportamento do consumidor. Ele vai de 0 a 1.000 e se divide em quatro faixas de pontuação. Quanto mais alta for a nota de uma pessoa, mais chances ela tem de conseguir aprovar crédito no mercado. A pontuação é dinâmica e pode mudar de acordo com as movimentações financeiras que o consumidor faz.
A inteligência artificial do Serasa Score calcula a pontuação usando seis fatores, com pesos diferentes. Conheça os critérios:
Tem a ver com a pontualidade no pagamento dos compromissos financeiros do consumidor. Quando o consumidor paga seus empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, contas de telefone e parcelamentos em dia, constrói um bom histórico de crédito, e isso é levado em conta no cálculo do Serasa Score. Esse fator leva em conta os dados do Cadastro Positivo.
O tempo de relacionamento com o mercado de crédito também contribui para o cálculo do Serasa Score – quanto mais longo, mais alto tende a ser o Score. Por isso, consumidores jovens podem levar um tempo para alcançar uma pontuação alta.
O cálculo considera as datas de início das primeiras consultas de bancos e seguradoras ao CPF, além dos primeiros contratos de telefonia e cartão de crédito, por exemplo.
O sistema da Serasa também considera dívidas, nome negativado, protestos ou ações judiciais no nome do consumidor – que tendem a prejudicar o Score. Com o Serasa Score em Tempo Real, a pontuação aumenta na hora quando uma dívida é quitada por Pix em uma negociação do Serasa Limpa Nome.
Caso muitas empresas de crédito comecem a fazer consultas ao CPF do consumidor num curto período de tempo, isso pode significar necessidade urgente de crédito, influenciando de forma negativa o Serasa Score. A busca excessiva é interpretada como um sinal de risco financeiro para as empresas.
A partir de três a quatro consultas em um período de seis meses, a pontuação pode ser prejudicada.
As informações atualizadas do consumidor na base de dados da Serasa também influenciam no Score, assim como a participação em empresas. Os pontos tendem a crescer conforme a idade do usuário aumenta.
Esse item avalia a quantidade de contratos de crédito ativos, a duração deles e a relação do tempo entre as contratações. Quanto mais antigo o contrato, melhor para o Score.
Para saber como aumentar o Score, é fundamental observar os comportamentos na vida financeira. Pagamentos atrasados e dívidas podem empurrar a pontuação para baixo.
Muita gente quer descobrir quanto tempo demora para aumentar o Score, mas a verdade é que não existe um prazo específico de forma geral. A pontuação de crédito é dinâmica e depende do comportamento financeiro do consumidor ao longo do tempo.
A única forma de aumentar o Score em tempo real é pagando uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome. Nesse caso, a pontuação sobe na hora.
Acompanhar regularmente as variações do Serasa Score é um hábito importante para checar como os seus hábitos financeiros estão sendo interpretados pelo mercado.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 20244 minutos de leitura