Serasa Score e cartão de crédito: qual a relação?

Saiba por que é importante manter em dia as faturas do cartão de crédito (e as demais contas).

Estudante jovem olhando para o celular sorrindo, com o cartão de crédito na outra mão

Publicado em: 5 de julho de 2023

Autora: Sara Moreira


Por ser um sistema de pontuação que se baseia no histórico financeiro das pessoas, o Serasa Score está, ao menos indiretamente, ligado ao cartão de crédito – e de várias maneiras.

Como assim?

Simples: ao pedir um cartão de crédito a uma instituição financeira, ou até o aumento do limite, a pontuação de crédito geralmente é um dos critérios analisados. Além disso, o histórico de pagamento do cartão de crédito que a pessoa já utiliza é um dos dados importantes para o cálculo da pontuação.

Assim, o bom uso do cartão de crédito pode influenciar positivamente o Serasa Score do consumidor. 

Vamos entender melhor essa relação? Além disso, separamos dicas importantes para aumentar o Serasa Score.

Vamos lá!

O que é e como funciona o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. 

O funcionamento do Serasa Score baseia-se em um cálculo estatístico que leva em consideração diversas informações disponíveis no histórico de crédito de uma pessoa.

Essas informações são obtidas a partir de fontes como bancos, instituições financeiras, comércios, telefonia, entre outros.

Desse modo, a pontuação é disponibilizada para as instituições financeiras e empresas que consultam o histórico de crédito de um indivíduo. Elas utilizam o Serasa Score como uma referência para tomar decisões de concessão de crédito, como aprovação de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito.

Os 4 critérios que o Serasa Score leva em consideração ao calcular a pontuação são: 

  • ●     Compromisso com o crédito (peso na pontuação: 55%): o quanto a pessoa está empenhada em pagar as contas em dia, sem atrasos. Ativar o Cadastro Positivo é uma dica importante para que esses dados de pagamentos em dia caiam no sistema do Score. É aqui que os pagamentos em dia da fatura do cartão de crédito podem contribuir positivamente para a pontuação.
  • ●     Registro de dívidas e pendências (33%): tanto as dívidas já pagas quanto as que estão negativadas ficam registradas na pontuação.
  • ●     Consultas ao CPF do consumidor (6%): consultas frequentes realizadas pelas instituições financeiras e outras empresas ao CPF afetam a pontuação do consumidor. Porém, quando o consumidor consulta o próprio Score, a pontuação não sofre nenhuma influência.
  • ●     Evolução financeira (6%): o tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas também influencia no Serasa Score. Nesse caso, é importante manter sempre o cadastro na Serasa atualizado.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa | Dicas para aumentar a pontuação


Por que o cartão de crédito tem relação com o Serasa Score?

Porque o Serasa Score leva em consideração os dados dos cartões de crédito que a pessoa já utiliza para calcular a pontuação. Faturas pagas em dia ou entrar no crédito rotativo influenciam positiva ou negativamente a nota e ajudam na tomada de decisão de concessão de empréstimos, financiamentos, alugar um imóvel etc.

Por outro lado, uma dívida negativada de cartão de crédito tende a ter influência negativa na pontuação.

Além disso, quando os bancos consultam o CPF do consumidor antes de aprovar ou não a emissão do cartão de crédito, podem consultar o Serasa Score. Um Score alto aumenta as chances de conseguir o cartão de crédito. Pode também trazer melhores condições – como limites mais altos, taxas de juros mais baixas e benefícios adicionais.

No entanto, é importante ressaltar que o Serasa Score é apenas um dos fatores considerados pelas instituições financeiras ao tomar a decisão de aprovar ou não um cartão de crédito. Elas também avaliam outros critérios na etapa da análise de crédito, conforme suas políticas internas.

Leia também | Qual o score mínimo para cartão de crédito? Entenda a pontuação

Como melhorar o Score para conseguir cartão de crédito

Agora que entendemos que existe uma relação, mesmo que indireta, entre o Serasa Score e o cartão de crédito, podemos concluir que os bons hábitos de uso do cartão – e a própria saúde financeira em geral – influenciam na pontuação.

Por isso, é importante seguir algumas dicas para manter a nota sempre boa:

  1. Pague as contas em dia

    O histórico de pagamento (compromisso com o crédito) é um dos fatores mais importantes na pontuação do Serasa Score. Certifique-se de pagar todas as contas até o vencimento, como faturas de cartão de crédito, empréstimos, contas de água, luz e telefone.

     

  2. Evite atrasos e inadimplência

    Caso ocorra algum imprevisto financeiro, entre em contato com a instituição credora para negociar uma nova data de vencimento ou um plano de pagamento adequado.


  3. Evite a negativação do CPF

    Evite ter o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito. Caso tenha dívidas em atraso, tente regularizá-las o mais rápido possível – uma dica é verificar se já existem ofertas de negociação no Serasa Limpa Nome.

     

  4. Utilize o cartão de crédito de forma consciente

    Evite utilizar sempre o limite máximo disponível, pois isso pode ser interpretado como um sinal de risco pelas instituições financeiras. Essa medida também ajuda a não entrar no rotativo do cartão, cujas taxas de juros são muito altas.

     

  5. Atualize seus dados cadastrais na Serasa

    Mantenha os dados pessoais atualizados na plataforma da Serasa. Informações desatualizadas podem prejudicar a avaliação do perfil de crédito e afetar a nota.

     

  6. Ative o Cadastro Positivo

    O Cadastro Positivo é uma espécie de currículo dos hábitos financeiros do consumidor. Com ele os dados positivos, como pagamentos em dia e quitação de pendências, contam no cálculo da pontuação. Por isso, verifique se seu Cadastro Positivo está ativado agora mesmo.

    É importante saber que melhorar a pontuação do Serasa Score não é algo imediato, mas um processo que requer tempo e consistência.

    Mantenha bons hábitos financeiros e seja paciente, pois ao longo do tempo, com um histórico de crédito positivo, a pontuação tende a melhorar.

     

    Quer conhecer tudo sobre a pontuação de crédito da Serasa? Então acesse agora mesmo o Guia do Serasa Score

Como consultar o Serasa Score

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●      Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login.
  • ●      Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
serasa score