Tudo que você precisa saber sobre a atualização do Score

Se você já solicitou empréstimo, financiamento ou cartão de crédito, sabe da importância da pontuação de crédito para a aprovação do pedido.

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Autor: Fabiana Ramos

Publicado em 06 de outubro de 2022

O Serasa Score é uma pontuação de crédito do consumidor, baseada principalmente em seu comportamento financeiro. Quando o Score é alto, geralmente a probabilidade de aprovação de crédito (cartão, empréstimo, financiamento, crediário) é maior. Isso porque muitas empresas e instituições financeiras consultam a pontuação antes de conceder crédito. 

Portanto, se você deseja solicitar crédito para comprar uma casa ou carro por meio de um financiamento, por exemplo, ou até um aumento no limite do cartão, seu Score pode servir de parâmetro para a decisão da instituição financeira. Por outro lado, uma pontuação baixa pode prejudicar esse objetivo

Qual a função do Score?

As pontuações de crédito, como o Serasa Score, ajudam as empresas a decidir se devem ou não aprovar pedidos de crédito e, se aprovar, definir os termos da operação (como taxa de juros e quantidade de parcelas).  

A Serasa tem seu próprio modelo de pontuação, que vem se aprimorando ano a ano, ajustando-o cada vez mais à realidade do mercado de crédito brasileiro.  

As informações de crédito, como negativações, pagamentos, consultas ao CPF, contribuem para o cálculo do Score. Quando uma empresa analisa o Score, pretende entender qual o risco de concessão de crédito. 

Pagamentos em dia e ausência de dívidas influenciam positivamente o Score; contas atrasadas, dívidas negativadas, por outro lado, tendem a baixar a pontuação

Como o Score funciona?

As pontuações do Serasa Score são geradas por algoritmos que usam informações relativas aos hábitos financeiros dos consumidores. Assim, o Score é a representação numérica do histórico recente de crédito de cada pessoa. A pontuação vai de 0 a 1000 e é classificado em quatro faixas: 

 

• 0-300 pontos: Score baixo. 

• 301-500 pontos: Score regular. 

• 501-700 pontos: Score bom. 

• 701-1000 pontos: Score excelente

O que mudou na mais recente atualização do Serasa Score?

A nova atualização traz uma experiência mais simples e intuitiva para o consumidor. Com ela fica mais fácil entender os motivos de queda ou aumento da pontuação.  

O peso de cada fator no cálculo da pontuação também sofreu alterações. Confira a distribuição percentual: 

Compromisso com crédito – Cadastro Positivo (55%) 

Aqui estão as informações do Cadastro Positivo, como total de crédito contratado, pagamentos de crédito e contas de consumo.  

Esse conjunto de informações forma o histórico de crédito do consumidor e permite a uma empresa fornecedora de crédito a realização de uma análise mais justa. Sem essas informações, apenas os dados negativos (atrasos e negativações) seriam considerados. 

Assim, manter o Cadastro Positivo ativo é muito importante para buscar uma pontuação maior

Registro de dívidas e pendências (33%)

Também são consideradas as dívidas negativadas que o consumidor tem em seu nome, bem como cheque sem fundo, ações judiciais e falências de empresas associadas ao CPF. Essas anotações, quando existem, prejudicam o Score. 

Porém, ao pagar essas dívidas, ainda que não aumente na hora, o Score tende a subir com o tempo. O importante é manter a consistência dos bons hábitos financeiros para manter a regularidade da pontuação

Consultas ao CPF (6%)

Quando uma empresa é solicitada a conceder crédito, faz parte da análise a consulta ao Serasa Score do solicitante. Caso muitas empresas consultem o Score de um consumidor ao mesmo tempo, isso mostra ao mercado que ele pode estar precisando de dinheiro com urgência. 

Essa consulta massiva pode ser um indício de aumento de risco de endividamento, por isso pode levar a uma pequena queda na pontuação (até 60 pontos).  

Não há problema em pedir crédito, mas procure fazer solicitações apenas quando necessário. Dar um intervalo de três meses entre uma consulta e outra também ajuda a não ter a pontuação afetada

Evolução financeira (6%)

Procure manter seus dados no cadastro da Serasa sempre atualizados. Seu tempo de relacionamento com mercado de crédito e participação em empresas também influencia a pontuação, ainda que de maneira bem menor do que os outros fatores

Confira sua pontuação

Você tem acesso à sua própria pontuação na hora que quiser. A consulta é gratuito, por meio do site ou aplicativo da Serasa. É importante ressaltar que essa consulta ao próprio Score não altera a pontuação.  

Dicas para aumentar o Score

Existe muita desinformação na internet em relação ao aumento do Serasa Score. Empresas que “prometem” esse aumento mediante pagamento ou que oferecem consultorias para aumento da pontuação, com informações inverídicas, surgiram ao longo dos anos, com a clara intenção de enganar o consumidor. 

Desconfie de qualquer conteúdo sobre esse assunto que não venha diretamente dos meios oficiais de comunicação da Serasa. 

Como o Score está muito relacionado ao comportamento financeiro do consumidor, trazemos algumas dicas que podem trazer aumento do Score

 

• Tenha contas em seu nome (energia, água, telefone, cartão de crédito) e pague todas em dia, ou seja, sem atraso. 

• Pague parcelas de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito até a data do vencimento (atenção: antecipar o pagamento das faturas não faz subir o Score). Essas contas são muito importantes para o Cadastro Positivo e podem contribuir para uma boa pontuação se não houver atrasos ou pendências. 

• Mantenha o limite de crédito disponível superior ao seu uso habitual de crédito. Se a quantidade de crédito contratada for muito alta em relação aos gastos médios, isso pode afetar a pontuação negativamente. 

 

E o que pode ser prejudicial ao Score?  

 

• Solicitar cartões de crédito ou empréstimos com muita frequência. 

• Pagar com atraso faturas de cartão de crédito ou empréstimo. 

• Ter dívidas negativadas. 

 

Para saber tudo sobre o Serasa Score, confira o guia que fizemos para trazer tudo sobre a pontuação de crédito no mesmo lugar.