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Vazamento de dados: como saber se foi atingido e direitos em 2025

Milhões de brasileiros já foram vítimas de vazamento de dados. Saiba como verificar se você foi afetado, seus direitos pela LGPD e como se proteger.

Publicado em: 29 de outubro de 2025

Categoria CréditoTempo de leitura: 8 minutos

Texto de: Time Serasa

Fechadura digital.

Milhões de brasileiros já foram afetados por vazamento de dados, com informações sensíveis como senhas e números de CPF expostos online. Em junho de 2025, o maior caso da história revelou mais de 16 bilhões de logins e senhas de plataformas como Google, Apple e Facebook, segundo a Cybernews. Os dados foram capturados por malwares que roubam informações salvas em navegadores e aplicativos.

Com o aumento desses incidentes, é importante saber identificar se você teve dados vazados, como agir para se proteger e conhecer os direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Assista | Como o Serasa Premium protege os seus dados? - Serasa Ensina

O que é um vazamento de dados e como ele acontece?

O vazamento de dados ocorre quando informações pessoais ou sigilosas são acessadas, copiadas ou divulgadas sem autorização, podendo atingir tanto pessoas físicas quanto empresas e instituições públicas.

Os incidentes acontecem por diferentes motivos, desde falhas de segurança, ataques de hackers, negligência no tratamento de dados, até erros humanos, como o envio de um e-mail para o destinatário errado.

Entre os dados mais visados estão:

  • ● Nome completo, CPF e endereço;
  • ● Dados bancários e informações de cartões de crédito;
  • ● Logins e senhas de e-mails, redes sociais e aplicativos bancários;
  • ● Registros corporativos e segredos comerciais.

 Leia também | Vazamento de dados: quais os riscos e como evitar

Como saber se você foi vítima de um vazamento de dados?

Quem desconfia ter sido vítima de vazamento de dados pode confirmar se informações como CPF, e-mail ou senhas foram expostas utilizando ferramentas seguras e reconhecidas por autoridades em segurança digital.

Evite sites desconhecidos que oferecem consultas gratuitas sobre vazamento de dados, pois muitos são golpes para coletar mais dados pessoais.

Have I Been Pwned

Site internacional desenvolvido pelo especialista em segurança digital Troy Hunt. Permite consultar se o e-mail ou número de telefone foi incluído em vazamentos de dados já identificados, por meio de uma busca em bases comprometidas.

Registrato (Banco Central)

Sistema gratuito que mostra todas as atividades financeiras associadas ao CPF ou CNPJ, como contas bancárias, chaves Pix, empréstimos, financiamentos e operações de câmbio.

A ferramenta ajuda a identificar movimentações ou contratos não reconhecidos, indícios de uso indevido dos dados.

Serasa Premium

O Serasa Premium é um serviço da Serasa que monitora em tempo real se o CPF, e-mail e telefone apareceram em vazamentos de dados na dark web através da tecnologia CyberAgent.

A ferramenta notifica os usuários que tiveram seus dados vazados e ajuda a reduzir as chances de fraudes. Se algum dado for utilizado indevidamente, a pessoa será alertada e poderá agir logo.

Como consultar se meu CPF foi vazado?

Ao desconfiar que o CPF foi vazado, alguns sinais servem de alerta, como:

  • ● Cobranças por compras que não fez;
  • ● Recusa de crédito sem explicação;
  • ●     Movimentações estranhas em contas ou cadastros;
  • ● Abertura de contas bancárias ou solicitação de empréstimos em seu nome;
  • ● Queda repentina no seu score de crédito.

Para confirmar se houve uso indevido dos seus dados, uma das ferramentas mais completas é o Serasa Premium. O serviço realiza o monitoramento de vazamentos de dados na dark web e envia alertas em tempo real caso seu CPF, e-mail, número de celular ou outras informações sensíveis sejam expostas.

Para consultar se seu CPF foi vazado pelo Serasa Premium, acesse o site ou aplicativo da Serasa e siga os passo:

  • ● Acesse a área "Meu CPF" no site ou app do Serasa.
  • ● Vá até a opção "Vazamento de dados" e clique em "Consultar".
  • ● Revise seus dados pessoais e atualize, se for preciso.
  • ● Veja o resultado e descubra se suas informações foram encontradas na dark web.

Confira os planos do Serasa Premium e descubra se seus dados foram expostos na internet.

É verdade a indenização de R$ 15.000 por vazamento?

A informação de que todos os brasileiros têm direito automático a uma indenização de R$ 15.000 por vazamento de dados é falsa. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) permite que o titular dos dados solicite reparação somente se houver comprovação de dano, como em casos de fraudes, golpes, exposição indevida ou prejuízos à reputação.

Não existe um valor fixo de indenização definido pela LGPD. Cada caso é analisado de forma individual pela Justiça, considerando o impacto sofrido e a responsabilidade da empresa envolvida.

Indenizações são possíveis, mas não são automáticas e exigem um processo judicial com provas concretas. Sempre desconfie de promessas de indenização via formulários e cadastros online que circulam nas redes sociais.

Quais são direitos do cidadão pela LGPD em caso de vazamento de dados?

A LGPD (Lei nº 13.709/2018) garante a qualquer cidadão o direito de:

  • ● Ser informado quando seus dados forem vazados;
  • ● Exigir esclarecimentos sobre quais dados foram comprometidos e quais medidas estão sendo tomadas;
  • ● Solicitar a exclusão ou bloqueio dos dados vazados;
  • ● Registrar reclamação junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) caso a empresa não responda adequadamente.

Se a instituição responsável não prestar esclarecimentos, o cidadão pode denunciar pelo site oficial da ANPD (gov.br/anpd). A autarquia tem poder para aplicar multas e exigir correções nas práticas de segurança.

Leia também | O que é segurança de dados e como proteger suas informações pessoais

Como pedir indenização por vazamento de dados?

Para pedir indenização por vazamento de dados é preciso comprovar que os dados foram expostos e que isso causou algum prejuízo. O pedido de indenização deve seguir as etapas:

  1. 1. Solicitar esclarecimentos à empresa responsável pelo vazamento, pedindo informações sobre o ocorrido e comprovação das medidas adotadas para mitigar os danos. Se não houver resposta, é possível encaminhar uma petição à ANPD, anexando os comprovantes de contato prévio com o controlador.
  2. 2. Reunir provas do dano sofrido, como boletim de ocorrência, prints, comunicações da empresa, movimentações financeiras ou mensagens de fraude.
  3. 3. Registrar reclamação nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
  4. 4. Acionar o Judiciário, com apoio de advogado ou Defensoria Pública, quando houver prejuízo comprovado.

Em situações que envolvem um grande número de vítimas, entidades de defesa do consumidor e o Ministério Público podem ingressar com ações civis públicas, buscando reparação coletiva pelos prejuízos causados.

O que fazer imediatamente após um vazamento?

Quando há suspeita ou confirmação de que dados pessoais foram expostos, é preciso agir rapidamente. Tomar medidas imediatas de contenção e prevenção pode reduzir os riscos de fraude e minimizar os impactos do vazamento de dados.

Alterar senhas

Trocar senhas é a primeira providência. O ideal é usar combinações únicas para cada serviço e ativar a autenticação em dois fatores. Evite repetir senhas antigas ou fáceis de adivinhar.

Habilitar 2FA

A autenticação em dois fatores (2FA) adiciona uma camada extra de segurança. Mesmo que um invasor tenha sua senha, ele precisará de um segundo código, geralmente enviado por SMS ou aplicativo.

Monitorar contas bancárias

Observe atentamente extratos e faturas. Caso identifique transações estranhas, entre em contato com o banco e conteste imediatamente. É recomendável bloquear cartões e solicitar substituição se houver suspeita de vazamento de dados bancários. O Serasa Premium também pode ajudar nesse monitoramento. A ferramenta identifica transações e atividades suspeitas, emitindo alertas no aplicativo ou por e-mail.

É importante comunicar-se com contatos próximos caso perceba tentativas de golpes em seu nome, como perfis falsos em redes sociais ou mensagens pedindo dinheiro.

Manter uma boa organização financeira também ajuda a identificar movimentações fora da normalidade em cartões e contas bancárias. Para isso, utilize a planilha financeira da Serasa.

Como se proteger de futuros vazamentos?

A melhor defesa é a prevenção. Atitudes simples ajudam a reduzir o risco de exposição:

  • ● Evitar clicar em links desconhecidos enviados por e-mail ou mensagens;
  • ● Usar senhas fortes e diferentes para cada conta;
  • ● Manter sistemas e aplicativos atualizados, garantindo as últimas correções de segurança;
  • ● Não compartilhar dados pessoais em sites ou formulários sem verificar a autenticidade;
  • ● Ativar monitoramento constante do CPF e de dados digitais com ferramentas como o Serasa Premium, que alerta sobre vazamentos, golpes e tentativas de fraude;
  • ● Verificar periodicamente o Serasa Limpa Nome, para identificar dívidas abertas em seu CPF, o que pode indicar uso indevido de identidade.

Confira agora se há dívidas, protestos ou pendências no seu CPF com o Serasa Limpa Nome.

Monitore seus dados com Serasa Premium

Com ataques cibernéticos mais sofisticados, o monitoramento ativo é essencial. Permite agir rapidamente e evitar que um vazamento de dados se transforme em prejuízo. Nesses casos, o Serasa Premium se destaca como um aliado na proteção do consumidor.

  • O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora o CPF e o CNPJ do assinante 24 horas por dia e envia alertas em tempo real sobre consultas ao score de crédito, vazamento de dados na Dark Web, variação da pontuação do Serasa Score e muito mais. Além disso:
  •  
  • ●      Veja quais empresas consultaram seu CPF ou CNPJ.
  • ●      Bloqueie ou desbloqueie a visualização do seu score de crédito quando quiser.
  • ●      Saiba se seus dados estão seguros e fora da Dark Web.
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Perguntas frequentes sobre vazamento de dados

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