Entrar

Dívidas com a conta de luz: saiba como negociar

A fatura da conta de luz está lhe tirando o sono? Veja como negociar os débitos em atraso com as principais companhias de energia do país

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 09 de março de 2022.

Existem algumas contas que precisamos ter atenção dobrada para não atrasar o pagamento. Imagina chegar em casa, no final de um dia cansativo e não ter energia. Triste, não é? É preciso tomar bastante cuidado com essas contas, afinal é um serviço essencial para nosso dia a dia. Se você já atrasou uma conta de luz e quer saber como negociar dívidas com empresas como Energisa, Enel, Light, Cemig e Amazonas Energia, leia mais!

Como tirar a segunda via da conta de luz?

Se você ainda não foi negativado, mas tem alguma conta em atraso, existe um caminho mais curto. As empresas de energia oferecem a possibilidade de emitir uma segunda via da conta de luz diretamente em seus sites.

Empresas de energia podem negativar o nome?

Sim! Todas as empresas podem negativar uma pessoa pela falta de pagamento de um serviço prestado.

Como negociar sua conta de luz online?

Caso você já tenha sido negativado pela empresa, pode negociar o débito antes de ter seu serviço cortado. Saiba como negociar online tanto com a Serasa, como diretamente no site das principais companhias de energia.

Negociar através da Serasa

A Serasa trabalha como uma intermediária na negociação de dívidas. Várias empresas, inclusive muitas concessionárias de energia elétrica, firmaram parceria com ela para oferecer descontos variados através da plataforma.

Para verificar sua situação, acesse o Serasa Limpa Nome, a plataforma de negociação de dívidas online da Serasa. No Limpa Nome, você pode conseguir até 90% de desconto para quitar seus débitos.

É só fazer o cadastro no site ou aplicativo e verificar se a instituição com a qual você deseja negociar é uma das empresas participantes do Serasa Limpa Nome. Caso essa empresa não seja nossa parceira, entre em contato diretamente com ela para regularizar o débito.

Negociar diretamente com a Energisa

Se você tem alguma dívida com a Energisa, siga o passo a passo:
  1. Acesse o site da empresa;

  2. Clique em “Serviços online” e escolha a opção “consultar débitos”;

  3. Faça o cadastro;

  4. Ao acessar sua conta terá informações das pendências e poderá imprimi-las.

Segunda via da Energisa

Na Energisa, a 2ª via pode ser obtida pela agência virtual, bastando acessar o mesmo site da renegociação. E em vez de escolher a opção “consultar débitos”, escolha “extrato e segunda via da conta”.

Negociar diretamente com a Enel

Antiga AES Eletropaulo, a Enel atende também os estados do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, além de São Paulo. Para negociar, basta:
  1. Acesse o site da empresa;

  2. Clique em “negociar dívidas”;

  3. Informe CPF e número da instalação;

  4. Selecione a conta vencida que deseja pagar;

  5. Escolha a melhor forma de pagamento e pronto!

Segunda via da Enel

A Enel disponibiliza um site chamado “login acesso rápido segunda via”. Lá você preenche o número do cliente e CPF do titular da conta para emitir uma nova via.

Negociar diretamente com a Light

A empresa Light está presente em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro. Se você é fluminense e deseja resolver sua situação, basta seguir os passos:
  1. Acesse o site da Light;

  2. Clique em “consultar débitos”;

  3. Coloque os 3 primeiros dígitos do seu CPF e o código do cliente;

  4. Depois basta selecionar sua pendência e gerar o acordo.

Segunda via Light

Para tirar a 2ª via da sua conta, você precisa seguir os mesmos passos do acesso à renegociação de dívidas.

Como negociar diretamente com a Cemig

Há alguns critérios para negociar com a Cemig. Alguns deles são: não ter dívidas anteriores que estão parceladas. Além disso, não pode ter dívidas no seu nome em mais de um imóvel. Ao saber disto, siga:
  1. Acesse o site da empresa;

  2. Faça o seu cadastro;

  3. Ao entrar, procure na barra de pesquisa “parcelamento”;

  4. Escolha a melhor opção para você e pronto!

Segunda via Cemig

Para tirar a 2ª via online, basta acessar a agência virtual da Cemig, utilizando o mesmo acesso para fazer a renegociação.

Como negociar diretamente com a Amazonas Energia

A energia do Amazonas é abastecida pela Eletrobras. Apesar de não fazer negociações online, de tempos em tempos cria um feirão físico para negociar as dívidas dos clientes.

Segunda via Amazonas Energia

Para emitir a 2ª via da conta de luz, a Eletrobras Amazonas disponibiliza um site para gerar um novo boleto. Acesse aqui!

Posso ter minha energia cortada?

Sim! Não existe uma quantidade mínima de contas em atraso para que você sofra o corte de energia.

Para isso, a empresa precisa notificá-lo do corte com 15 dias de antecedência. Caso você não seja notificado, a suspensão do serviço é considerada indevida e você pode solicitar uma indenização.

Também existe um prazo máximo para fazer o corte. Se passar de 90 dias da pendência, não poderá mais suspender o fornecimento da energia. E o débito terá que ser cobrado administrativamente ou na Justiça.

Curtiu a dica? Agora você sabe negociar sua conta de luz com as principais empresas de energia elétrica do país.