Lucro do FGTS 2024: saiba como consultar
Lucro do FGTS 2024: saiba como consultarData de publicação 30 de outubro de 202411 minutos de leitura
Publicado em: 14 de dezembro de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. Esse financiamento, para muitos estudantes, gerou um acúmulo de dívidas após a conclusão dos estudos. É por isso que muitos estudantes se perguntam: “como pedir perdão da dívida do FIES?”.
Confira neste artigo quais são as possibilidades de renegociação para quem tem dívidas com o FIES.
Para aqueles que estão enfrentando atrasos nos pagamentos do financiamento, o pedido de perdão da dívida do FIES pode ser realizado diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponível no site do Ministério da Educação (MEC).
Além disso, para aqueles que contrataram o financiamento por meio da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, o processo também pode ser feito nos sites ou aplicativos dos bancos.
Para solicitar o perdão da dívida do FIES, é necessário atender a certos critérios estabelecidos pelo programa. Atualmente, as condições para o perdão ou a negociação da dívida podem variar dependendo do período em que o contrato do FIES foi firmado e das diretrizes governamentais em vigor.
Geralmente o estudante deve checar se a dívida se enquadra nos critérios estabelecidos para o perdão. Os programas de perdão costumam ser direcionados para débitos vencidos há mais de 90 ou 360 dias, com descontos proporcionais de acordo com o tempo de atraso.
I. Dívidas vencidas há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023:
II. Estudantes com débitos vencidos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023:
III. Débitos vencidos há mais de 360 dias (não inscritos no CadÚnico ou que não receberam o Auxílio Emergencial em 2021):
É possível verificar se há informações sobre o perdão da dívida disponíveis no site do FIES, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, instituições financeiras responsáveis pela gestão dos contratos do programa.
Procure orientação e formalize a solicitação. Se a renegociação ou o perdão da dívida estiverem disponíveis e se o estudante se encaixar nos critérios, é fundamental procurar orientação nos canais de atendimento do FIES ou diretamente em uma agência da Caixa para formalizar a solicitação.
As condições para o perdão e a renegociação podem sofrer alterações conforme as políticas estabelecidas pelo Governo Federal. É recomendável sempre buscar informações atualizadas nos canais oficiais do programa e, se possível, contar com o auxílio de um profissional especializado para orientar sobre as melhores opções disponíveis.
Leia também | Renegociação do FIES: como negociar e pagar dívidas com o programa
Leia também | Tudo que você precisa saber sobre a dívida FIES
Solicitar o perdão da dívida do FIES é um passo importante para quem busca reorganizar as finanças e equacionar as dívidas. Além disso, o perdão da dívida pode contribuir para a regularização do histórico de crédito, evitando restrições futuras e facilitando transações financeiras posteriores.
Os descontos oferecidos no âmbito desse programa são significativos, com o perdão de juros e multas. A renegociação da dívida também evita possíveis ações judiciais por inadimplência, salvaguardando o ex-estudante de problemas legais.
Leia também | Fiador FIES: saiba como funciona e quem pode ser um
Leia também | Como negociar dívidas do FIES com desconto
Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.
Siga o passo a passo:
Data de publicação 30 de outubro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 30 de outubro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura