Conheça os 5 principais tipos de empréstimo e suas diferenças
Entenda as diferenças entre os principais tipos de empréstimo, vantagens e desvantagens para saber qual é a melhor opção para cada caso.
Autor: Sara Moreira
Publicado em: 20 de janeiro de 2023.
Existem diferentes tipos de empréstimo oferecidos por bancos e instituições financeiras. Cada um apresenta condições específicas de contratação, taxas de juros e outras características.
Neste conteúdo, saiba quais são os tipos de empréstimo mais conhecidos e saiba em quais casos eles podem ser uma boa opção.
O que é um empréstimo?
Num empréstimo uma pessoa física ou jurídica (empresa) pega dinheiro emprestado a uma pessoa ou empresa – no caso de empresas, podem ser bancos ou outras instituições financeiras.
Quando um banco empresta o dinheiro, este é transferido para a conta bancária da pessoa (ou na forma de limite de crédito, como no caso de cartões de crédito e cheque especial).
A pessoa, então, devolve a quantia em parcelas mensais acrescidas de juros e outros encargos – os juros são a remuneração do banco pelo serviço oferecido, ou seja, pelo “aluguel” do dinheiro.
Assista | Modalidades de empréstimo: qual escolher?
Quais são os principais tipos de empréstimo?
Existem atualmente 5 principais tipos de crédito que podem ser solicitados por pessoas ou empresas. São eles:
1. Empréstimo pessoal (sem garantia)
- O que é: empréstimo que uma pessoa física solicita a um banco ou instituição financeira sem precisar justificar o uso do dinheiro.
- Vantagens: liberação mais rápida do dinheiro; não precisa apresentar um bem como garantia de pagamento; possibilidade de adiantar o pagamento das parcelas para ter desconto.
- Desvantagens: taxas de juros mais altas em comparação a outros tipos de empréstimo; é mais difícil conseguir aprovação do crédito quando se está negativado.
- Como solicitar: entrando em contato direto com o banco ou instituição financeira ou fazendo uma simulação gratuita no Serasa Crédito para verificar opções disponíveis de empréstimo pessoal.
- Quando é uma boa opção: quando a pessoa tem um bom histórico financeiro (e uma boa pontuação de crédito) e precisa do dinheiro mais rápido.
- Leia também | Como conseguir empréstimo para pagar dívidas estando negativado
2. Empréstimo pessoal (com garantia)
- O que é: esse é um dos tipos de empréstimo pessoal em que a pessoa apresenta um bem como garantia de pagamento. Esse bem geralmente é um imóvel ou veículo que esteja no nome da pessoa e que fica alienado ao banco até o pagamento total da dívida.
- Vantagens: mais facilidade de aprovação do empréstimo; taxas de juros mais baixas; a pessoa continua utilizando o bem normalmente, mesmo que esteja alienado ao banco; não é preciso justificar ao banco o uso do dinheiro.
- Desvantagens: caso ocorra inadimplência (o não pagamento da dívida), o bem dado como garantia passa a pertencer ao banco que emprestou o dinheiro – e ele pode ser vendido em leilão.
- Como solicitar: entrando em contato direto com o banco ou instituição financeira ou fazendo uma simulação gratuita no Serasa Crédito para verificar opções disponíveis de empréstimo pessoal com garantia.
- Quando é uma boa opção: quando a pessoa tem um bem para apresentar como garantia, a taxa de juros do empréstimo é reduzida, facilitando o pagamento.
3. Empréstimo pessoal consignado
- O que é: linha de crédito concedida a funcionários públicos ou privados que trabalham com carteira assinada, aposentados, pensionistas, militares ativos e inativos, além de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Vantagens: mais chances de aprovação do crédito; praticidade no pagamento, pois as parcelas são descontadas automaticamente do salário ou benefício recebido; taxas de juros mais atrativas.
- Desvantagens: não é possível adiar o pagamento das parcelas nem alterar os valores; caso a pessoa perca o emprego, dependendo do contrato ela precisará quitar o restante da dívida à vista ou renegociar a dívida em forma de empréstimo pessoal, com taxas mais altas (é importante sempre verificar o contrato).
- Como solicitar: entrando em contato direto com o banco ou instituição financeira ou fazendo uma simulação gratuita no Serasa Crédito para verificar opções disponíveis de empréstimo pessoal com garantia.
- Quando é uma boa opção: quando a pessoa é aposentada, pensionista ou trabalha com carteira assinada, tem um bom histórico financeiro (e uma boa pontuação de crédito) e precisa do dinheiro mais rápido.
- Leia também | Empréstimo para negativado assalariado: como contratar
4. Cartão de crédito
- O que é: é um dos tipos de empréstimo pessoal mais conhecidos. Quando pessoas e empresas recebem um cartão de crédito, ele vem com um limite para ser utilizado no pagamento de compras e contas. A fatura deve ser paga em até 40 dias.
- Vantagens: o limite já é automático e, dependendo do histórico de uso da pessoa, ele pode ser aumentado; praticidade no uso; ofertas de cartões físicos e digitais.
- Desvantagens: as taxas de juros são muito altas, em caso de inadimplência; alguns cartões de crédito cobram anuidade para o uso; é preciso ter bom controle financeiro para não contrair dívidas.
- Como solicitar: entrando em contato direto com o banco ou instituição financeira ou fazendo uma simulação gratuita no Serasa Crédito para verificar opções disponíveis de empréstimo pessoal com garantia.
- Quando é uma boa opção: quando a pessoa tem bom histórico financeiro para aprovação do cartão e bom controle financeiro, evitando fazer dívidas sem necessidade.
- Leia também | Quais são os bancos que fazem empréstimo para negativados
5. Financiamento (imobiliário e de veículo)
- O que é: é um dos tipos de empréstimo destinados especificamente à compra de um imóvel próprio ou de um veículo.
- Vantagens: oportunidade de sair do aluguel mais rapidamente e fugir dos reajustes anuais; é possível utilizar o FGTS para abater a dívida (no caso da compra do imóvel); é possível amortizar as parcelas para ter bons descontos e quitar mais rápido.
- Desvantagens: dívida de longo prazo; taxas de juros podem ser altas (é importante pesquisar bem nos bancos); necessidade de dar uma entrada à vista (entre 20% e 30% do valor do imóvel ou veículo).
- Como solicitar: entrando em contato direto com o banco ou instituição financeira ou fazendo uma simulação gratuita no Serasa Crédito para verificar opções disponíveis de empréstimo pessoal com garantia.
- Quando é uma boa opção: quando a pessoa quer sair logo do aluguel e encontrou uma boa oportunidade de imóvel. Quanto ao automóvel, em alguns casos é preciso analisar se vale mais a pena financiar ou esperar mais um pouco para pagar à vista.
Serasa Crédito: encontre opções de empréstimo para o seu perfil
Quer encontrar o crédito ideal para o seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.
Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.
Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.
Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem ofertas de empréstimo disponíveis para você:
1. Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.
2. Complete seu perfil
Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
3. Faça uma simulação
Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.
4. Confira e compare opções
Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".
5. Finalize a contratação
Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.
O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.