Tem como fazer empréstimo consignado até 90 anos?
Tem como fazer empréstimo consignado até 90 anos?Data de publicação 17 de julho de 20257 minutos de leitura
Atualizado em: 26 de junho de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Ao conceder empréstimo pessoal sem garantia, a instituição financeira não tem certeza de que o tomador devolverá o dinheiro emprestado, mesmo fazendo uma análise de crédito. É por isso que os juros aplicados nesse tipo de empréstimo costumam ser mais elevados que o de modalidades com garantia ou do consignado, por exemplo. Essa é uma forma de compensar financeiramente o risco maior.
Entenda como funciona esta modalidade e quando vale a pena contratar.
O empréstimo pessoal sem garantia é aquele tipo de crédito contratado por pessoa física que não deixa um bem (como veículo ou imóvel) como garantia do pagamento das parcelas. É uma modalidade de empréstimo comum, oferecida por praticamente todos os bancos.
Entretanto, com o risco maior de inadimplência, os juros costumam ser mais elevados que os de outras modalidades. O empréstimo com garantia ou o empréstimo consignado, por exemplo, apresentam taxas de juros menores justamente por trazerem mais segurança a quem concede o crédito.
Vale lembrar que empréstimo sem garantia não é o mesmo que empréstimo sem consulta prévia. Mesmo que uma pessoa não apresente um bem como garantia de pagamento das parcelas, sua vida financeira costuma ser avaliada em uma análise de risco de crédito sempre que um empréstimo é solicitado. Bancos costumam acessar informações como histórico de pagamento, listas de inadimplência e o Serasa Score.
Qualquer empréstimo que não seja com garantia de bem (imóvel, automóvel, celular) é considerado empréstimo sem garantia. O mais comum é o empréstimo pessoal.
Apesar de o crédito consignado e a antecipação de FGTS não serem considerados empréstimos com garantia de bens, eles oferecem uma garantia indireta, e por isso têm juros menores. No consignado, as parcelas são descontadas automaticamente do benefício ou da folha de pagamento. Na antecipação do FGTS, o cliente compromete seu saldo do fundo.
O empréstimo no cartão de crédito também é uma possibilidade de empréstimo sem garantia, mas é preciso entender as regras da operadora do cartão e redobrar a atenção quanto ao custo desse tipo de crédito.
Quem está negativado tem menos chances de conseguir aprovação de empréstimo pessoal, mas há algumas instituições com linhas de crédito especiais para este cenário. Nesse caso, vale ficar alerta, porque as condições podem ser menos favoráveis e a taxa de juros consideravelmente mais alta do que a aplicada para clientes com nome limpo.
Para estar seguro de que fará um bom negócio ao contratar um empréstimo pessoal sem garantia pela internet, alguns cuidados são bem-vindos:
Tenha certeza de que o site é seguro
Verifique se aparece o símbolo de cadeado ao lado da URL do site (antes do “https”). Esse é o primeiro passo para garantir que as informações estejam seguras durante a simulação.
Evite clicar em links compartilhados
Acesse diretamente o site ou aplicativo do banco em que deseja contratar. Evite clicar em links compartilhados por mensagens ou e-mails suspeitos.
Atenção com as senhas
Você não compartilha a senha do seu cartão por aí, certo? Da mesma forma, é preciso proteger as senhas de todos os seus cadastros na internet. Não informe para ninguém sua senha, especialmente quando seus dados pessoais estão envolvidos.
Não faça depósitos nem pague taxas antecipadamente
Se a empresa para a qual você pediu crédito solicita depósito prévio ou pagamento de taxas para liberar o valor, desconfie! Isso pode ser golpe.
Verifique se a parcela cabe no seu bolso
Faça as contas, use simuladores de empréstimo pessoal e avalie sua vida financeira. Antes de fechar negócio, tenha certeza de que vai conseguir pagar todas as parcelas em dia sem se endividar. Não esqueça de avaliar o CET (custo efetivo total) das opções de crédito.
Não pegue empréstimos para terceiros
Um dos caminhos para a inadimplência é emprestar o CPF, ou seja, pegar empréstimo para familiares ou amigos. Mesmo que você confie na pessoa, a dívida será sua se houver um imprevisto e o familiar não conseguir pagar. Isso pode levar à negativação no CPF e a restrições de crédito.
A principal vantagem do empréstimo pessoal sem garantia é a praticidade e a velocidade de contratação do crédito. Muitas vezes, os clientes de um banco já têm até um empréstimo pré-aprovado, bastando um clique para contratar e ter o dinheiro na conta. Entretanto, essa praticidade terá um preço em forma de juros.
Por isso, o empréstimo pessoal sem garantia é indicado nos seguintes casos:
Se você teve um imprevisto e está sem reserva de emergência, o empréstimo pessoal pode ser uma alternativa para cobrir despesas de última hora.
Esgote as possibilidades de conseguir outros tipos de empréstimo com juros mais baixos. Se você trabalha com carteira assinada, por exemplo, o consignado privado pode oferecer melhores condições. Se não houver outra modalidade disponível, escolha o empréstimo pessoal.
Cada banco faz sua oferta de juros e taxas e, se a instituição oferecer boas condições, o empréstimo pessoal pode ser uma escolha adequada. É importante simular e comparar ofertas em mais de um lugar. Outra dica é conferir o site do Banco Central, que emite relatórios periódicos com as taxas médias de juros aplicadas pelos bancos.
Quer conhecer opções seguras de empréstimo para o seu perfil?
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 17 de julho de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 25 de junho de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 30 de maio de 20259 minutos de leitura