Entrar

eCred Ensina: O que é conta poupança? Como funciona?

Aprenda a guardar seu dinheiro

A conta poupança é a forma mais simples de guardar dinheiro.

A conta poupança é a forma mais simples de guardar dinheiro. Também conhecida como caderneta é um dos investimentos mais tradicionais e populares no Brasil, devido ao baixo risco para quem quer juntar dinheiro. Ela se diferencia da conta corrente, em que a maioria das pessoas recebe o salário e faz pagamentos, além de outras possibilidades, como uso de cartão de crédito vinculado à conta.

A conta poupança ou caderneta tem movimentações bem restritas, pois ela foi criada para quem quer guardar dinheiro. Ou seja, você vai depositando quantias que vão rendendo ao longo do tempo. O Banco Central é quem regulamenta a poupança e define quanto o investidor receberá pelo dinheiro guardado.
Nesse tipo de conta não é permitido receber o salário, uma vez que ela foi criada para poupar dinheiro e não para movimentar. Por isso, na conta poupança, a movimentação mensal permitida é bem restrita: 2 saques, 2 transferências, 2 extratos por mês.

Como abrir uma conta poupança?

Ter uma conta poupança é bem simples e sem burocracia. Você não precisa ter nenhuma outra conta, basta apresentar os seguintes documentos:

Para abrir uma conta poupança não é necessário comprar renda e também não é cobrada nenhuma taxa. Como não tem tantas exigências, você pode abrir uma conta poupança para uma criança ou adolescente, sendo necessária a presença da mãe, pai ou responsável legal na hora da abertura.

Na poupança tem cobrança de taxa?
O Banco Central determina que não pode haver nenhuma cobrança de taxa de abertura ou tarifa de manutenção na conta poupança. Fique atento e se perceber alguma cobrança indevida, procure o banco para entender o que está acontecendo.

Posso abrir uma conta poupança se estou negativado?
Mesmo se você estiver negativado, pode ter uma conta poupança. Porém, nenhum banco é obrigado a abrir ou manter uma conta poupança para os clientes.

Pode acontecer, ainda, de um banco não querer abrir uma conta poupança para você, mesmo que você tenha o nome limpo.
Para abrir uma conta poupança você pode ter a liberdade de procurar a instituição que melhor atenda suas necessidades.

Quanto rende a poupança?

O rendimento da poupança vai depender de quanto dinheiro você deixar guardado. São duas regras:

  • O rendimento médio mensal é de 0,5%, o que significa 6,17% ao ano. Soma-se a variação da TR (taxa referencial);

  • Se a Selic, que é a taxa básica de juros, fica igual ou menor a 8,5% ao ano, a poupança vai render 70% da meta da Selic ao ano, dividida por mês, somado à TR. Por exemplo, se a Selic ficar em 8,5%, o rendimento mensal será de 0,48% mais a TR.

É importante saber que a poupança tem rendimento mensal, que corresponde ao dia em que você fez o primeiro depósito. É a chamada data de aniversário da poupança. Se você movimentar o dinheiro antes da data de aniversário no mês, seu dinheiro não terá rendimento. Ou seja, se você depositou a primeira vez no dia 5, somente a partir daquela data, no mês seguinte, seu dinheiro terá rentabilidade.

O que é e para que serve a Taxa Selic?
A Taxa Selic orienta todas as outras taxas de juros do mercado e é controlada pelo Banco Central. Por isso a Selic influencia no rendimento da poupança.

A conta poupança tem risco?
Caso a instituição em que você tem a conta poupança falir, o teto máximo que o governo pode te pagar é de R$ 60 mil. Isso quer dizer que se você tem menos de R$ 60 mil vai receber o valor exato, mas se tiver mais do que esse valor, receberá no máximo esse teto, independente do quanto tinha na caderneta.

E como encerrar a poupança?
Basta sacar todo o dinheiro da caderneta e sua conta estará encerrada. A gente recomenda que você peça um recibo que comprove o encerramento da conta, mesmo que a poupança não cobre taxas de manutenção.

Agora que você já sabe como funciona uma conta poupança é hora de fazer a sua e começar a juntar uma graninha. Para mais dicas sobre finanças se inscreva em nosso canal no YouTube e ouça nosso Podcast.