Calendário da portabilidade do consignado CLT
Calendário da portabilidade do consignado CLTData de publicação 25 de junho de 20254 minutos de leitura
Atualizado em: 20 de junho de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo estadual cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos como carros, motos, caminhões e ônibus. A dívida ativa IPVA ocorre quando alguém deixa de pagar o imposto, e o débito é encaminhado para uma lista de devedores do estado.
Entenda como consultar e regularizar os valores lançados na dívida ativa do estado quando o IPVA não é quitado.
Ter uma dívida ativa de IPVA significa que o CPF ou o CNPJ inadimplente está inscrito em uma espécie de cadastro devedor na base de dados do governo. Além disso, o nome do contribuinte pode ficar registrado no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados, o Cadin.
Assim, quando o imposto do carro não é pago, é gerado um débito na dívida ativa do estado. Caso se tratar do imposto da casa (o IPTU), o débito é inscrito na dívida ativa do município. Já o Imposto de Renda não regularizado faz a pendência ser inscrita na dívida ativa da União.
Leia também | Como saber se estou inscrito na dívida ativa dos governos?
Pagar IPVA é uma obrigação anual. O pagamento é obrigatório para quem possui um veículo automotor, seja carro, moto ou caminhão.
● recursos para saúde e educação.
● garante a regularidade do veículo para circular sem preocupações.
Leia também | Quais são os principais tipos de impostos
● em casos extremos, o Estado pode abrir um processo de execução fiscal, o que pode levar à penhora de bens.
Essas medidas tornam a dívida mais cara e o problema mais difícil de resolver, por isso a melhor saída é regularizar o quanto antes.
Leia também | Quais são e como consultar os débitos veiculares
Cada estado tem um sistema digital para consulta de dívida ativa do IPVA. Basta fornecer o número do Renavam e, em alguns casos, a placa do veículo ou o documento pessoal.
● Multas.
Leia também | Como calcular IPVA e DPVAT proporcional
Não é preciso ir pessoalmente ao Detran ou à Secretaria da Fazenda para pagar IPVA atrasado. Basta acessar o site da Procuradoria Geral do Estado em que o veículo está emplacado.
Vamos dar um exemplo de como pagar o IPVA dívida ativa no estado de São Paulo:
Acesse o site da PGE do seu estado. Por exemplo, em São Paulo: www.dividaativa.pge.sp.gov.br.
Em “Consultas”, informe os dados do veículo: CPF ou CNPJ do proprietário, placa ou número do Renavam.
O sistema irá mostrar se há dívidas de IPVA inscritas na dívida ativa e quais os valores atualizados.
Siga as instruções da tela, selecionando o débito inscrito a ser quitado e clicando em “IPVA” > “Liquidar”.
Confirme que o pagamento será integral.
Em seguida, solicite a emissão da guia para pagamento do débito selecionado, imprima a guia gerada e faça o pagamento na rede bancária autorizada.
Leia também | Como pagar IPVA no cartão de crédito
Quem está com dificuldades financeiras, mas quer regularizar o IPVA, pode procurar os programas de parcelamento de débitos oferecidos por alguns estados. São canais de negociação para o pagamento em parcelas de dívidas com o governo.
Cada estado vai oferecer diferentes opções de parcelamento da dívida ativa de IPVA. Normalmente é mais vantajoso pagar à vista o débito na dívida ativa, por conta dos descontos. Para aproveitar essa oportunidade, pode ser válido encontrar uma opção de empréstimo com juros baixos para regularizar a situação.
Caso o seu IPVA esteja atrasado, mas sem negativação em dívida ativa, ele pode ser pago pelo aplicativo da Serasa.
A vantagem de pagar pela plataforma da Serasa é poder parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito. Dessa forma, a dívida com o governo é quitada e o valor pode ser pago aos poucos pelo usuário.
Uma solução para quitar a dívida ativa de IPVA à vista e evitar as consequências negativas para o CPF é obter um empréstimo da quantia total da dívida – desde que seja feito de forma consciente e que as parcelas sejam pagas sem comprometer sua vida financeira. Para isso, conte com o Serasa Crédito!
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 25 de junho de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 30 de maio de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 27 de maio de 20254 minutos de leitura