Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Qual Banco Tem A Menor Taxa De Juros Para Emprestimo Consignado

Qual a menor taxa de juros para empréstimo consignado?

Descobrir qual a melhor oferta disponível para o seu perfil é muito importante antes de assinar um contrato de empréstimo.

Atualizado em: 25 de setembro de 2023

Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Juros bancários para casa, Taxa de juros para habitação, Negócios e Financeiros para residência, Poupança de dinheiro para o conceito de casa. Crescente moeda empilhada e modelo de casa na mesa de madeira.

Saber quais os juros aplicados em qualquer contrato, seja de empréstimo, seja de financiamento, é uma informação essencial que deve ser muito bem observada antes de finalizar uma contratação. Entenda a seguir como descobrir qual a menor taxa de juros para empréstimo consignado. 

Assista | Fatores para analisar antes de pedir empréstimo


Entenda o que é empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais baratas do mercado. Ele é destinado a um público específico: aposentados, pensionistas do INSS, funcionários de empresas e órgãos públicos conveniados.

Como as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS, a linha de crédito é considerada muito segura para quem empresta o dinheiro. Por esse motivo as taxas de juros aplicadas no consignado costumam ser muito mais baixas que as oferecidas em outras modalidades de empréstimo pessoal.

Qual a taxa de juros do empréstimo consignado?

Outra vantagem do empréstimo consignado é que ele conta com um teto de juros definido por lei para os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, bem como para trabalhadores de empresas privadas conveniadas.

Dessa forma, os bancos não podem cobrar qualquer taxa de juros, precisam atuar dentro do limite previsto nas regras do consignado, determinadas pelo governo federal. Em agosto de 2023, a taxa máxima de juros para aposentados e pensionistas do INSS foi redefinida para 1,91% por mês.

Leia também | Quais taxas de empréstimo podem ser cobradas?

Afinal, qual a menor taxa de juros para empréstimo consignado?

Existe um teto para os juros do empréstimo consignado, mas bancos e financeiras podem praticar taxas ainda menores que as do teto. Por isso é tão importante pesquisar bem as ofertas antes de contratar um empréstimo.

De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central, no período entre 15 e 21 de agosto de 2023 a menor taxa média de juros oferecida para o empréstimo consignado para beneficiários do INSS era de 1,48% ao mês, praticada pelo Banco Inbursa. Para servidores públicos, a menor taxa era de 1,41% ao mês, oferecida pela Nu Financeira. E para convênios com empresas privadas, a menor taxa de juros era de 1,50% por mês, do Banco Arbi.

É importante lembrar que os bancos podem mudar periodicamente a oferta de juros aplicados e que a taxa também pode variar conforme o perfil do cliente (desde que os juros não ultrapassem o teto). 

Leia também | Como calcular juros de empréstimo

Vale a pena contratar empréstimo consignado?

O crédito consignado é considerado mais vantajoso que outros tipos de empréstimo, como o pessoal ou o rotativo do cartão de crédito. Os benefícios não são apenas as taxas de juros menores, mas também a praticidade de contratação.

E é justamente essa facilidade que acende um alerta para o empréstimo consignado. O fato de ser simples de conseguir não significa que contratá-lo seja a melhor opção para a vida financeira.

Para beneficiários do INSS, existe um limite de comprometimento de renda para o empréstimo: a parcela não pode ultrapassar 35% da renda mensal. Mas é importante considerar que deixar de receber 35% do benefício compromete consideravelmente a renda do mês, e pode inclusive afetar o pagamento dos gastos essenciais, como alimentação e moradia.

Antes de contratar qualquer empréstimo, por melhores que sejam as condições, reflita sobre a real necessidade do crédito e avalie se as parcelas futuras permitirão manter as finanças domésticas em dia.

Leia também | Vale a pena contratar um empréstimo para quitar dívidas?

Como descobrir as menores taxas de forma prática

Ao cogitar a contratação do empréstimo consignado, é fundamental pesquisar as melhores taxas disponíveis para o seu perfil e comparar as ofertas do mercado. O Banco Central divulga periodicamente relatórios das taxas médias de juros praticados por bancos e financeiras.

Para pesquisar quais oportunidades estão disponíveis para seu CPF, você pode acessar a plataforma Serasa Crédito, que reúne vários parceiros e simula ofertas de crédito, inclusive de empréstimo consignado. É importante lembrar que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos parceiros.

Confira como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare as opções

    Se optou pela opção “empréstimo”, por exemplo, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados