Pagar conta com antecedência ajuda no Score?

Confira os hábitos financeiros que realmente podem fazer a pontuação de crédito da Serasa aumentar.

Atualizado em: 14 de agosto de 2023.

Autora: Joyce Carla


Muitos consumidores desejam saber se pagar conta com antecedência ajuda no Score. A resposta é não. É ótimo conseguir pagar com antecipação as contas, pois mostra que a organização financeira está em dia. Porém, especificamente para o cálculo do Serasa Score, pagar no dia do vencimento ou antes têm o mesmo efeito. Só pagar atrasado é que pode influenciar a pontuação (nesse caso, negativamente).

Se pagar antes da data ajuda a controlar os gastos e manter o pagamento em dia, ótimo. Continue assim. O importante mesmo é não atrasar o pagamento.

Como aumentar o Serasa Score

Para ter uma boa pontuação de crédito, é preciso manter a pontualidade e pagar as contas até a data do vencimento, sem atrasar. 

Além disso, há outros hábitos que podem aumentar o Serasa Score. A pontuação de crédito é dinâmica e muda conforme o momento e o histórico financeiro do consumidor. Confira 5 dicas para aumentar a pontuação:

  1. Regularize as pendências financeiras

    Para aumentar a pontuação no Serasa Score, é fundamental renegociar dívidas negativadas e evitar novos atrasos nos pagamentos. Para quem tem o nome inscrito em um cadastro de inadimplência, essa deve ser uma prioridade. Confira as oportunidades do Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país, em que é possível quitar débitos com até 90% de desconto.


  2. Mantenha os dados atualizados na Serasa

    Sempre que mudar de endereço ou de telefone, informe à Serasa. Isso é importante porque quanto mais atualizadas estiverem as informações básicas, mais confiável será o cadastro.


  3. Contas em dia sempre!

    Se quiser manter as contas sempre em dia, uma sugestão é deixar o pagamento programado no débito automático. A maioria das empresas já oferece essa facilidade sem cobrar por isso. Assim, não há o risco de esquecer uma conta e ter o nome negativado por um descuido.


  4. Acompanhe o Cadastro Positivo

    Cadastro Positivo registra informações que as empresas consideram importantes na hora de liberar crédito. Ele ajuda a mostrar para o mercado o histórico do consumidor, as contas pagas e o bom relacionamento com bancos e empresas. O Cadastro Positivo pode ser acessado no site da Serasa, fazendo login e enviando documentos para confirmar a identidade (caso o consumidor ainda não tenha cadastro).


  5. Ative o Conexão Bancária

    Essa é uma ferramenta na qual o consumidor concorda em compartilhar dados bancários com a Serasa, como informações cadastrais e movimentações de conta. Dessa forma, o Score consegue ser mais assertivo, porque a Serasa tem informações extras para compor o cálculo. Não é garantido que ativar o Conexão Bancária necessariamente aumente o Score, mas é certo que a pontuação não diminuirá por esse motivo. Saiba mais sobre a Conexão Bancária.

    Leia também | Por que acompanhar o extrato bancário?

Assista | 3 dicas para aumentar o Score


Como é feito o cálculo do Serasa Score

A pontuação do Serasa Score indica ao mercado a probabilidade de um consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. O valor de pontuação é o resultado de um cálculo feito por inteligência artificial, que considera 4 fatores principais, com diferentes pesos:

  • ●      Compromisso com crédito (55%): é o fator mais importante, relacionado com o pagamento em dia de faturas como cartão de crédito, parcelamentos em lojas e empréstimos. Novos contratos de empréstimo, mesmo que pagos em dia, também podem por um tempo reduzir a pontuação, já que significam que parte da renda está comprometida.
  • ●      Registro de dívidas e pendências (33%): o cálculo também leva em conta os registros no cadastro de inadimplência ou outras situações, como protestos e cheques sem fundo. Falências de empresas associadas ao CPF também pesam negativamente.
  • ●      Consultas ao CPF (6%): são as pesquisas feitas pelas empresas antes de aprovar crédito, para conhecer o perfil financeiro do cliente. Se houver registro de muitas consultas em pouco tempo, isso pode significar que o usuário precisa com urgência de dinheiro, o que aumenta o risco de inadimplência. Por isso, faça simulações de empréstimo com cautela.
  • ●      Evolução financeira (6%): esse fator está relacionado ao tempo de relacionamento do usuário com o mercado de crédito e seu histórico.

 

Leia também | 10 mitos e verdades sobre o Serasa Score

Conheça as classificações do Score

O Serasa Score vai de 0 a 1000, e dentro desse universo existem 4 classificações principais, de acordo com a chance de o consumidor conseguir crédito no mercado:

  • ●      De 0 a 300 – Score muito baixo.
  • ●      De 301 a 500 – Score Baixo.
  • ●      De 501 a 700 – Score Bom.
  • ●      De 701 a 1000 – Score Excelente.

10. Confira o Serasa Score com frequência

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.

Por isso, ao precisar de algum tipo de crédito, como um cartão de crédito ou um empréstimo, muitos bancos e instituições financeiras também analisam a pontuação de crédito da pessoa.

  • ●      Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login.
  • ●      Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
serasa score