Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?
Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Atualizado em: 27 de fevereiro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Para pessoas com deficiência, contar com benefícios sociais adequados pode ser essencial na busca por uma vida mais digna e inclusiva. É para isso que, em 2021, foi criado o auxílio-inclusão, que, junto com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxilia financeiramente aqueles que enfrentam desafios decorrentes de suas condições.
Entenda o que é Auxílio-Inclusão, como funciona, quem tem direito e como solicitar.
O Auxílio-Inclusão é um benefício assistencial pago pelo INSS a pessoas com deficiência (PCDs) que sejam beneficiárias do BPC e pretendem ingressar (ou já ingressaram) no mercado de trabalho.
Como o próprio nome indica, trata-se de um incentivo para que as PCDs possam exercer atividades remuneradas, sem que para isso percam a renda que recebiam via BPC. No caso, o que acontece é uma substituição de benefícios: o BPC é suspenso para dar lugar ao Auxílio-Inclusão.
Esse novo benefício veio para acabar com um receio que existia até então. Muitas PCDs tinham receio de buscar por um trabalho, acabar não se adaptando e não conseguir mais retornar ao BPC. O Auxílio-Inclusão, portanto, resolve esse problema: ele não deixa a pessoa desamparada caso o emprego não dê certo, facilitando o retorno ao benefício anterior.
O Auxílio-Inclusão passou a ser concedido em 2021, quando foi regulamentado pela Lei 14.176. Porém, sua criação aconteceu antes, em 2015, quando surgiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).
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Até 2021, a pessoa com deficiência que passava a exercer uma atividade remunerada tinha o BPC suspenso. Agora, isso continua acontecendo, mas em troca ela passa a receber o Auxílio-Inclusão, outra ajuda financeira que se soma à remuneração profissional do mês.
O Auxílio-Inclusão paga a metade da quantia do BPC, que é de um salário mínimo. Em 2024, portanto, o valor do benefício corresponde a R$706,00.
Embora seja menor que o BPC, o Auxílio-Inclusão representa uma melhora na condição de vida da pessoa com deficiência. Isso porque permite a ela continuar recebendo um valor assistencial enquanto trabalha ganhando salário e outras verbas trabalhistas (como 13º salário, férias e FGTS, por exemplo).
O Auxílio-Inclusão é pago por tempo indeterminado, desde que os requisitos exigidos continuem sendo cumpridos ao longo do tempo. Se o beneficiário tiver um aumento de salário e ultrapassar o teto previsto pelo benefício, então ele deixará de ser pago.
Por outro lado, se ela ficar desempregada por qualquer motivo, poderá voltar a receber o BPC mediante simples requerimento. Com isso, não será necessário passar novamente por todas as avaliações exigidas.
Outra questão importante: o Auxílio-Inclusão não compõe a renda familiar per capita, o que é importante caso haja outra pessoa da casa recebendo BPC. Porém, ele não pode ser acumulado com outros benefícios do INSS, como aposentadoria, pensão por morte, Auxílio-Doença, Licença-Maternidade e Seguro-Desemprego. Caso isso aconteça, ele deixará de ser pago.
Para se tornar elegível ao Auxílio-Inclusão, é necessário cumprir algumas exigências determinadas por lei. São elas:
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O Auxílio-Inclusão é concedido de forma automática se o sistema do INSS identificar a pessoa com deficiência que recebe BPC e passa a exercer atividade remunerada.
Caso isso não aconteça, é possível solicitá-lo diretamente ao órgão. Isso pode ser feito pessoalmente em uma agência ou, então, usando os canais de atendimento sem precisar sair de casa.
Confira as opções.
Uma das opções oferecidas pelo INSS é a plataforma Meu INSS, um canal online para facilitar a vida do usuário em diversas situações. Nesse caso, o acesso pode ser de duas formas: site Meu INSS ou aplicativo de mesmo nome (que está disponível para download gratuito no Google Play ou App Store).
Em qualquer um desses caminhos, basta:
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Também é possível solicitar o benefício por telefone. O INSS disponibiliza o número 135 para esse fim, com ligação gratuita. Nesse caso, basta ter em mãos os números do CPF, do BPC e do CadÚnico e seguir o passo a passo:
O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, sempre das 7h às 22h.
A resposta para a concessão do benefício é de 30 dias úteis a partir do pedido. Para acompanhar o andamento, basta:
Outra opção é ligar para o número 135, digitar o CPF e depois o 3 (para outros serviços) e o 1 (para o consultar andamento do pedido).
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