Entrar

Descubra quanto tempo demora para limpar o nome

Quanto tempo demora para limpar o nome após negociar e pagar uma dívida? Dívida caduca, isso existe mesmo? Descubra agora!

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 27 de março de 2022.

Qual o prazo para o nome ficar limpo após negociar uma dívida e efetivar o pagamento? Essa é uma dúvida comum para quem estava com o nome sujo e acertou a pendência. Existe ainda a questão da “dívida caduca”.

Quanto tempo demora para limpar o nome?

Após a efetivação do pagamento de uma dívida, a regra é clara: a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa.

Se a dúvida é saber sobre o tempo para o nome “limpar sozinho”, precisamos falar sobre “dívidas caducas”.

O que significa “caducar uma dívida?”

O termo caducar é usado para expressar o momento em que uma dívida perde a validade e sai da “ficha” do devedor, sendo muito popular entre as pessoas que têm o nome sujo.

Para que uma dívida passe para esse estado, ela precisa estar ativa há pelo menos 5 anos. Sendo assim, esse é o tempo disponível para você negociar e voltar a ser bem-visto no mundo dos credores.

Após esse prazo, seu nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito. Eles têm a função de criar uma lista com os dados de pessoas que possuem dívidas atrasadas, seja em bancos ou empresas.

Para isso, eles utilizam os dados de inadimplência de pessoas físicas ou pessoas jurídicas para ajudar nas decisões que envolvem a liberação de crédito.

De início, pode parecer melhor somente esperar a dívida caducar e o nome se limpar sozinho, mas essa é uma ação que pode trazer malefícios, como dificuldades para conseguir empréstimos, abrir contas, ter acesso a cheque especial e cartões de crédito.

Imagine se, em um momento de emergência, você precisa de um empréstimo? Ele seria negado simplesmente por você já ter um histórico ruim. Tudo isso dificulta sua vida e saúde financeira.

Além disso, a dívida “caducar” não significa que ela não precise ser quitada. Por isso, o mais recomendado é sempre entender a pendência e tentar negociar para evitar dores de cabeça futuras.

Veja também: Tipos de dívida - Serasa Ensina

Consequências de ter o nome sujo

Se você fez uma dívida e não pagou em tempo hábil, muito provavelmente deve estar com o nome sujo na praça e isso pode lhe afetar de diversas maneiras, já que seu nome pode ser consultado por operadoras de crédito e instituições financeiras.

Com o nome sujo, você fica impossibilitado de ter acesso a empréstimos, financiamentos, crédito pessoal e muito mais, porque as instituições passam a lhe ver como uma pessoa com alta probabilidade de não pagar, gerando prejuízo para a empresa.

Você pode consultar seu score e empresas que está devendo aqui

Quando seu nome está sujo, você tem duas opções: esperar caducar ou renegociar a dívida. Negociar é a melhor opção.

Como negociar dívidas e limpar o nome

Se você decidiu apostar a sua saúde financeira, a melhor opção que é a renegociar as dívidas.

Para isso, é preciso entender em que momento você está agora e se é possível, considerando seus ganhos e despesas, pagar essa dívida sem doer no bolso.

Para isso, você precisa:

  • Listar todos os seus gastos mensais;

  • Listar todas as dívidas que deseja renegociar;

  • Entender o quanto você pode pagar por mês em cada uma das dívidas que serão renegociadas;

  • Listar cortes de gastos supérfluos a serem feitos;

  • Listar o que pode ajudar a ter uma renda extra, seja com a venda de artigos pessoais ou mesmo uma prestação de serviço.

É essencial que você tenha noção de como está sua vida financeira e o quanto você pode investir neste compromisso de quitação. Caso contrário, você arrisca se endividar novamente.

Já sabe quanto você pode pagar? O próximo passo é entrar em contato com a empresa credora e negociar condições de quitação que estejam dentro do seu orçamento.

Além disso, é possível aproveitar os feirões Limpa Nome, onde você pode garantir até 90% de desconto nas dívidas. Um dos mais famosos e eficientes é o Serasa Limpa Nome, onde é possível negociar gratuitamente a dívida existente.

Com tudo certo, não deixe de fazer o pagamento do acordo inicial em dia, assim como o das demais parcelas. Após a quitação, será feita a baixa da dívida no seu nome, garantindo que os órgãos de proteção ao crédito deixem seu score positivo.

Avalie as propostas para limpar o nome

Durante o processo de negociação, são apresentadas diversas propostas para a quitação da dívida.

Mas, para garantir que você realmente pague, não basta negociar qualquer valor, é preciso entender se ele cabe no limite que você estipulou.

Se não couber, peça outra proposta, pois as chances de assumir o compromisso e não conseguir pagar todas as parcelas são altas, ou seja, você acaba jogando dinheiro fora.

Nesse caso, é mais indicado juntar uma quantia e quitar em poucas vezes do que ficar na insegurança de não conseguir limpar o nome.

Em todo caso, é sempre válido oferecer uma contraproposta e tentar negociar com o banco a redução dos juros e parcelas da dívida.

Entenda que a negociação deve ser vantajosa para os dois lados e a proposta deve estar alinhada à sua realidade financeira.

Gostou desse artigo? Envie para alguém que está em dúvida sobre quanto tempo demora para limpar o nome.