Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Desenrola Brasil Golpes

Programa Desenrola Brasil: Serasa apresenta dicas para negociar com segurança

Com alta procura nas renegociações, fraudadores usam identidade visual de empresas para aplicar golpes em consumidores.

Publicado em: 26 de julho de 2023

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher suspeita verificando conteúdo do laptop na noite como o logo de desenrola Brasil

Com início no dia 17 de julho de 2023, o Programa Desenrola Brasil, iniciativa do Governo Federal que visa ajudar a população a renegociar dívidas, tem sido alvo de golpes em redes sociais e sites de buscas.

Utilizando sites falsos ou técnicas como phishing, os golpistas buscam estimular os consumidores a clicar em links fraudulentos. O objetivo principal é roubar os dados ou o dinheiro dos cidadãos, com páginas divulgadas a partir de e-mails, mensagens de SMS ou aplicativos como WhatsApp.

Principais golpes

Normalmente as publicações e páginas adotam uma estratégia que busca dar maior credibilidade aos anúncios, utilizando layout similar ao de portais de notícias populares ou sites das instituições que estão participando do Programa. O objetivo é enganar os usuários e levá-los a acreditar que estão sendo redirecionados para um ambiente seguro.

No entanto, ao clicarem no link, são direcionados para uma página falsa que se assemelha à do serviço legítimo, por exemplo da Serasa, que foi escolhida como parceira por algumas das principais instituições do país para ser um dos canais de negociação, ou até mesmo do próprio Governo Federal.

Nessa página falsa, os usuários são induzidos a fornecer dados pessoais, acreditando que estão lidando com uma fonte confiável, ou até mesmo informações de cartão de crédito.

Leia também | Saiba como identificar um site falso

Exemplos de páginas falsas

Golpes envolvendo a Serasa

A Serasa foi escolhida como parceira das principais instituições financeiras para ser um dos canais disponibilizados aos consumidores contemplados pela Faixa 2 para renegociação de dívidas elegíveis no Programa Desenrola Brasil usando a plataforma Serasa Limpa Nome. Todo o processo é feito pelos canais oficiais da Serasa, como o WhatsApp, aplicativo e site.

Os fraudadores têm utilizado tanto anúncios como postagens falsas para aplicar golpes em nome da Serasa. Por isso é essencial consultar os canais oficiais ao verificar ou negociar as dívidas.

A Serasa enfatiza que não entra em contato com os consumidores para solicitar dados confidenciais. Em caso de suspeita, é fundamental entrar em contato diretamente com a empresa por meio de canais oficiais para verificar a veracidade das informações recebidas. 

Site falso usando o nome da Serasa e do SPC Brasil.

Site falso usando o nome da Serasa e do SPC Brasil.

Anúncio falso em nome da Serasa.

Até quando vai o Desenrola Brasil?

Inicialmente, o programa aconteceria até o dia 31 de dezembro de 2023. No dia 12 de dezembro de 2023, o Governo Federal editou a Medida Provisória 1.119, que prorrogou o Desenrola Brasil até 31 de março de 2024.

Além disso, todas as dívidas na plataforma poderão agora ser renegociadas com opção de parcelamento sem necessidade de entrada e com quitação da primeira parcela somente em 2024.

Publicada no mesmo dia que a MP, a Portaria 1.572 do Ministério da Fazenda também alterou as regras de acesso ao sistema por meio da plataforma gov.br

  • ●      contas de nível ouro ou prata podem fazer a renegociação para pagamento à vista ou parcelado;
  • ●      contas de nível bronze podem acessar a plataforma de renegociação apenas para pagamento à vista.

Quais os canais oficiais do Serasa Limpa Nome?

Cuidado com fraudes! Renegocie suas dívidas com toda a segurança nos canais oficiais da Serasa

Site Oficial

Acesse o site oficial do Serasa Limpa Nome.

Aplicativo Serasa

Baixe grátis nosso aplicativo no Google play ou na App Store.

WhatsApp Serasa

Envie uma mensagem para (11) 99575-2096, nosso número oficial.

Agência dos Correios

Negocie suas dívidas na agência dos Correios mais próxima

Assista | Programa Desenrola Brasil - Serasa Ensina


Como não cair nesse tipo de golpe

  1. Verifique o endereço do site

    Os golpistas costumam clonar os sites para aplicar os golpes, assim é importante verificar se aquele endereço é o correto antes de fechar um acordo. Certifique-se de que o site utiliza "HTTPS://" na barra de endereços e exibe um cadeado fechado, indicando uma conexão segura.


  2. Preste atenção se há algum erro de português

    É comum que esses sites tragam uma comunicação bem persuasiva, com uso de letras maiúsculas e layouts bem chamativos. Erros de português também são frequentes e podem ser um sinal de alerta.

     

  3. Fique atento aos boletos falsos

    Preste atenção se o layout e a formatação são consistentes com os documentos oficiais da empresa e examine cuidadosamente o código de barras. Caso for pagar um boleto do Serasa Limpa Nome, use nosso Validador de Boletos.

     

  4. Se for negociar pelo WhatsApp, confirme se o número é oficial

    Algumas empresas, como a Serasa, possibilitam que o consumidor renegocie dívidas pelo WhatsApp. Nesse caso, é importante prestar atenção no selo de verificado, um ícone verde que aparece ao lado do número.

     

  5. Cuidado com os selos de segurança

    Os selos de segurança são utilizados por sites legítimos com o objetivo de passar mais segurança aos usuários. No entanto, golpistas têm simulado esses mesmos selos com o objetivo de enganar os consumidores. Fique atento!

Programa Desenrola Brasil: como participar

Para aderir ao Programa Desenrola Brasil, os consumidores devem renegociar diretamente com as instituições financeiras ou nos canais indicados pelos próprios agentes financeiros, como o Serasa Limpa Nome

Para negociar as dívidas pela Serasa, é possível usar o aplicativo, o WhatsApp ou site da Serasa:

Aplicativo

Baixe grátis o aplicativo Serasa no Google Play e App Store. Faça o login com CPF e senha e confira na tela se há ofertas de negociação de dívidas.

WhatsApp Serasa

Também dá para negociar as dívidas no WhatsApp (11) 99575-2096

Plataforma Serasa Limpa Nome

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome.
  • ●     Informe o CPF e senha.
  • ●     Confira a dívida na tela e clique “Ver oferta”.
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento e o número de parcelas.
  • ●     Confirme as condições escolhidas e aguarde a finalização do acordo aparecer na tela.

Saiba mais sobre o Programa Desenrola Brasil

Acesse

Conheça o Validador de Boletos da Serasa

Com o intuito de reforçar a segurança dos consumidores durante as transações online, a Serasa apresenta uma solução gratuita que combate ativamente fraudes e golpes: o validador de boletos.

Usando essa ferramenta, é possível confirmar se um boleto é verdadeiro ou não. Confira o passo a passo:

  • ●     Entre no site da Serasa ou baixe grátis nosso aplicativo no Google Play ou na App Store.
  • ●     Realize o login na plataforma e clique em “soluções”.
  • ●     Selecione a opção “validar meio de pagamento”.
  • ●     Preencha o campo com o código recebido. Pronto! Se o código for confiável, já será possível pagar o acordo com segurança!
  • ●     Caso o número não seja identificado, pode ser que o pagamento seja uma tentativa de golpe. Nesse caso, orientamos que os dados (inclusive o beneficiário indicado) sejam confirmados antes de realizar o pagamento.
Cliente pagando um comerciante com telefone celular na frente

Programa Desenrola Brasil 2023: um resumo

  1. O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para ajudar na renegociação de dívidas da população, buscando reduzir o endividamento do país.


  2. O programa iniciou em 17 de julho de 2023, primeiramente para dívidas com bancos de pessoas com renda de até R$ 20 mil e inscritas até 31 de dezembro de 2022 (Faixa 2).


  3. A Serasa atualmente disponibiliza para negociação algumas dívidas da Faixa 2 elegíveis no Desenrola Brasil, conforme disponibilizadas pelas empresas parceiras (instituições financeiras).


  4. O Desenrola Brasil abrange duas faixas de benefícios: Faixa 1 para pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)e Faixa 2 para dívidas com bancos de pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil.


  5. As negociações envolvem descontos nas dívidas, e o Fundo Garantidor de Operações (FGO) é aplicável apenas à Faixa 1, proporcionando maior segurança nas renegociações.

Leia mais sobre renegociação de dívidas

Conteúdos gratuitos pra tirar todas as suas dúvidas.

  1. ilustração de uma mulher navegando em seu notebook para baixar o Manual do Endividado Serasa

    Manual do Endividado Serasa

    Acesse o Manual
  2. Composição do endividamento: tipos de dívidas e cuidados

    Acesse o conteúdo
  3. Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil

    Acesse o conteúdo

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados