Como alcançar a estabilidade financeira em 5 passos

É possível viver sem medo de que o dinheiro acabe antes do fim do mês. Veja 5 dicas para alcançar estabilidade financeira, com disciplina e organização.

pessoa contando dinheiro


Autor: Mariana Furlan

Publicado em 28 de março de 2023

Estabilidade financeira é o desejo de boa parcela da população, comum a todas as classes sociais. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociações de Dívidas da Serasa, em janeiro de 2023 mais de 70 milhões de brasileiros estavam inadimplentes e com o nome negativado. Mesmo quem tem um bom salário pode se ver perdido no fim do mês entre parcelas e juros, por não planejar bem os gastos ou por alguma situação inesperada.  

Para manter um ciclo positivo de estabilidade financeira, o mais importante é criar hábitos saudáveis na gestão das finanças pessoais e fazer deles uma regra. Veja a seguir dicas de como conquistar a estabilidade financeira. 

Leia também | Por que não emprestar o CPF para terceiros? 

O que é estabilidade financeira?

Ter estabilidade financeira é conseguir conduzir as finanças sem estar sempre vivendo entre períodos de altos e baixos. A rotina não fica atrelada a uma constante preocupação com as contas a pagar. Com a vida financeira estável, existe a segurança de que, caso algo inesperado aconteça, como demissão ou doença, não faltará dinheiro de uma hora para outra. 

Não saber se será possível pagar as contas no mês seguinte afeta muito mais que a conta bancária. É uma situação que pode trazer repercussões na vida pessoal e no bem-estar. Na Pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, produzida pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa, 83% dos endividados entrevistados tinham dificuldade para dormir por conta das dívidas e 74% afirmaram ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias. Ter uma relação positiva com as finanças muda a qualidade de vida e permite fazer planos e realizar sonhos.  

Assista | Dicas infalíveis para organizar suas despesas

Como ter liberdade financeira

Ter liberdade financeira não é uma realidade possível apenas para quem tem altos salários e bons rendimentos. É claro que, para quem ganha pouco, o desafio para conseguir criar uma reserva financeira é maior. Porém, o conceito de estabilidade está muito mais relacionado a bons comportamentos e controle do dinheiro. De nada adianta ganhar bem e gastar sempre mais do que recebe, não é mesmo? 

A chave para a estabilidade é conseguir manter um fluxo de renda constante e olhar de forma atenta e objetiva para as finanças, aprender a traçar metas e ter muito cuidado ao contratar empréstimos ou outras formas de crédito. É provável que em alguns momentos esse planejamento exija períodos de economia e limitações, mas a recompensa poderá vir em forma de segurança financeira. 

Leia também | 11 dicas para gastar menos e poupar mais 

5 passos para alcançar a estabilidade financeira


1 Nunca gaste mais do que ganha 

Essa é a regra de ouro. Gastar mais do que se ganha, mesmo que seja apenas um pouco mais, pode gerar um ciclo de endividamento por meio de faturas do cartão de crédito ou parcelamentos altos demais que extrapolam o dinheiro disponível. Para ajudar a manter o controle, tenha o hábito de anotar todos gastos e ganhos em uma tabela financeira.  


2 Crie uma reserva financeira 

É possível dormir com muito mais tranquilidade sabendo que, se algo acontecer, você tem uma reserva financeira para cobrir gastos inesperados – é o famoso “pé de meia”. Tratamento de saúde, conserto do carro ou do encanamento de casa são algumas das situações em que ter uma reserva financeira de emergência ajuda muito. O ideal é que essa reserva possa manter os custos fixos de uma pessoa por pelo menos 6 meses.  

Para criar essa segurança, separe mensalmente uma parte do salário para essa reserva e tome esse compromisso com a mesma seriedade de uma conta que precisa ser paga. A forma mais conservadora de guardar dinheiro é abrir uma caderneta de poupança, mas há outras opções de investimentos mais rentáveis com baixo risco.  


3 Aprenda a economizar  

Se o objetivo é alcançar estabilidade financeira, é preciso estar consciente de que algumas fases da vida vão exigir mais economia. Avalie com atenção os seus gastos e identifique onde há margem para redução de custos. Considere trocar o almoço em restaurantes por marmita feita casa, reduzir o número de passeios no shopping por mês e criar uma estratégia para evitar compras por impulso.  


4 Elimine dívidas 

Para quem está negativado, a prioridade é quitar as dívidas e tirar o nome da lista de inadimplência. O ideal é dispensar gastos desnecessários enquanto ainda há boletos vencidos. Pesquise oportunidades para negociar as dívidas, como o Serasa Limpa Nome, e só faça um acordo se estiver seguro de que conseguirá pagar o novo parcelamento em dia. 


5 Trace metas 

É mais motivador economizar dinheiro quando o objetivo tem nome. As metas podem ser de curto, médio e longo prazo, como a compra de um eletrodoméstico, uma viagem ou um imóvel, por exemplo. Determine o que é prioridade e reserve uma fatia dos ganhos para bancar esse sonho no futuro.  

Leia também | 10 dicas para economizar dinheiro  

O Serasa Limpa Nome ajuda o consumidor a se livrar das dívidas

Aproveitar as oportunidades de eliminar dívidas é essencial para colocar a vida financeira no eixo. Pelo Serasa Limpa Nome é possível negociar dívidas com descontos de até 90%. O processo leva só 3 minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11 99575-2096).

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app: 

1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso 

O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso. 

2. Selecione os acordos disponíveis 

As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 

3. Pague o boleto 

Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.