Como aumentar meu Score para financiamento: 7 dicas práticas

Saiba como aumentar o Score para financiamento. Entenda como uma boa pontuação pode ampliar as chances de ter crédito aprovado

pessoa indicando score


Autor: Fabiana Ramos

Publicado em 05 de outubro de 2022

Como aumentar meu Score para financiamento? Essa é a dúvida de muitos consumidores que precisam de crédito para comprar uma casa, adquirir um automóvel ou qualquer outro bem de valor mais alto. 

Embora o Score não seja o único critério avaliado pelas instituições financeiras para aprovar crédito, a pontuação do consumidor tem um peso importante nesta análise. Neste conteúdo, vamos explicar como esse processo funciona e o que você pode fazer para aumentar seu Score. Continue a leitura!

E o que é considerado um bom Score?

Para entender o que é um bom Score, é preciso saber o que é esse indicador. O Serasa Score é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de cada consumidor. A pontuação varia de 0 a 1.000 e indica ao mercado as chances de a pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses. 

Na prática, quanto maior for o Score, menor a probabilidade de inadimplência e, consequentemente, maior a chance de conseguir um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário, por exemplo. Mas o que é afinal um Score “bom”? 

A melhor forma de saber se a pontuação é considerada boa para o mercado é conhecer as faixas de classificação do Serasa Score. De 0 a 300, a pontuação é considerada baixa. De 301 a 500, regular. A partir de 501, é considerado boa. As pontuações entre 701 e 1.000 são consideradas muito boas. 

Leia também | Score para financiamento: o que é e como aumentar? 

Serasa Score: em constante atualização!

O Serasa Score existe desde 2017 e, desde então, vem melhorando a cada dia, atualizando-se conforme a realidade do mercado. Ele é calculado por um algoritmo que leva em consideração vários fatores, visando facilitar a compreensão do consumidor sobre sua própria pontuação. 

Cada fator tem peso diferente no cálculo da pontuação. Os fatores considerados incluem o seguinte:  

• Informações do Cadastro Positivo (histórico de pagamentos de crédito e consumo, como empréstimos e cartões de crédito); 

• registro de dívidas e pendências (se tem dívidas em aberto ou negativadas); 

• consultas ao CPF (quantidade de empresas buscando informações do CPF do consumidor); 

• evolução financeira (tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas)

Como descobrir se tenho um bom Score para financiamento?

Se você quer saber como anda seu perfil de crédito no mercado, não tem segredo: basta fazer uma consulta gratuita na Serasa. Para isso, acesse o site ou o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS). 

Na sequência, é só cadastrar uma senha e fazer o login. A pontuação, histórico e faixa de classificação do Score já vão aparecer na tela inicial. 

Leia também | Cadastro Positivo: o que é e como ele aumenta as chances de conseguir crédito 

7 dicas para aumentar o Score para financiamento

Muitas pessoas e empresas vendem métodos ou “receitas prontas” para aumentar o Score, mas isso não existe. 

A boa notícia é que bons hábitos financeiros podem contribuir para aumentar o Score e, consequentemente, as chances de conseguir ofertas de crédito no mercado. A seguir, listamos 7 deles

1 - Mantenha o Cadastro Positivo ativo

O Cadastro Positivo funciona como um histórico do comportamento de crédito. Ele reúne informações sobre os compromissos financeiros pagos e em andamento, como o pagamento de contas, empréstimos, faturas de cartão de crédito etc. 

Assim, quem paga direitinho as contas pode ter uma pontuação mais alta. E o melhor: as instituições financeiras costumam considerar essas informações positivas na hora de aprovar novos pedidos de crédito. 

Para descobrir se o seu Cadastro Positivo está ativo, basta consultar o Score no site ou aplicativo da Serasa, seguindo as orientações que já explicamos, e clicar na seção chamada “Cadastro Positivo”. 

Neste vídeo do Serasa Ensina, você poderá entender melhor como funciona o Cadastro Positivo

2 - Deixe seus dados atualizados na Serasa

É muito importante manter os dados cadastrais atualizados na Serasa. Quanto mais as empresas sabem sobre você, mais confiança podem ter para lhe oferecer crédito. 

No aplicativo da Serasa, você também pode conferir as informações do seu perfil e saber se estão atualizadas

3 - Analise o orçamento

Avaliar o orçamento é um passo importante para conquistar uma boa relação com as finanças e ver o Score aumentar. Ao conhecer as próprias contas com mais cuidado, é possível perceber se alguma coisa está errada e saber o que pode ser feito para melhorar

4 - Negocie e pague dívidas atrasadas/negativadas

Sabia que as dívidas negativadas têm peso no cálculo do Score? É por isso que regularizar essas contas é tão importante para conseguir aumentar a pontuação para financiamento. 

No Serasa Limpa Nome, os consumidores podem negociar dívidas com até 90% de desconto. Mais de 100 empresas parceiras da Serasa têm ofertas especiais para os brasileiros que fecham acordo na plataforma. Vale a pena conferir. 

5 - Pague as contas em dia

Além de ajudar você a ter uma relação melhor com o dinheiro, manter o controle das despesas ajuda a não perder as datas de pagamento. Quando você paga uma conta em dia, essa atualização pode entrar no Cadastro Positivo e fazer a pontuação de crédito subir

6 - Tenha cautela ao pedir crédito no mercado

Não há problema em pedir crédito no mercado, mas é preciso fazer isso de maneira consciente. 

Se recentemente você pediu empréstimos ou fez simulações em vários lugares ao mesmo tempo, por exemplo, esse comportamento indica que você pode estar precisando de crédito com urgência. Isso pode representar risco de endividamento para o mercado, pois acende um “alerta” para as empresas financeiras e pode trazer uma pequena queda na pontuação por um tempo. 

Uma ótima dica é fazer simulações de empréstimo ou cartões de crédito, quando precisar, por meio do Serasa eCred. A plataforma de crédito da Serasa pesquisa, compara e recomenda as melhores ofertas, sem que seja necessário simular opções em diversas instituições financeiras

7 - Consulte o Serasa Score com frequência

Quando você consulta o Serasa Score, também aparecem na tela os motivos que estão fazendo a pontuação aumentar ou diminuir. 

Assim, você pode mudar os hábitos que estão fazendo o Score cair e identificar as informações de dívidas, consultas e pagamentos que estão impactando a pontuação. 

Acompanhar o Score pode inclusive ajudar a identificar fraudes, como criação de cartões desconhecidos em seu nome e consultas não solicitadas. É sempre bom lembrar: a consulta é gratuita, não afeta o a pontuação e você pode fazer a qualquer momento. 

Leia também | Pontuação de crédito: o que é e como consultar 

Um bom Score garante aprovação de financiamento?

Não é bem assim. Antes de aprovar um financiamento, as instituições financeiras avaliam vários critérios, e a pontuação de crédito do solicitante é apenas um deles. 

Em resumo, ter uma boa pontuação é muito importante e ajuda a aumentar suas chances de conseguir o financiamento, mas esse não é o fator que decidirá se você será aprovado ou não. 

Agora que você já sabe como aumentar o seu Score para financiamento, faça sua consulta e verifique sua pontuação de crédito, de forma totalmente gratuita.  Aproveite!