Como aumentar o Score da Serasa com pequenas mudanças de hábitos

Não há fórmula mágica para aumentar o Score da Serasa. Porém, é possível aumentar a pontuação com pequenas mudanças de hábitos. Saiba quais.

Homem feliz olhando para seu notebook e fazendo uma comemoração


Autor: Marlise Brenol

Publicado em 13 de fevereiro de 2023

Nos últimos cinco anos, como aponta o Google Trends, o termo “Score Serasa” teve um crescimento constante, sendo a região de São Paulo a localização com maior interesse de busca. Apesar de ser cada vez mais popular, o Score da Serasa (chamado Serasa Score) ainda desperta dúvidas e a principal é como aumentar a pontuação de crédito.    

Para responder a essa dúvida recorrente, é preciso entender que o Serasa Score é uma pontuação de crédito de cada consumidor, que vai de 0 a 1000. O indicador é usado por empresas de crédito, como bancos e financeiras, para determinar a capacidade de um cliente pagar um empréstimo. Assim, é uma informação que ajuda as instituições financeiras a adaptar a oferta pelo perfil conforme o risco de crédito.  

Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de obter crédito (e com melhores condições de juros e taxas). 

Leia também I Entenda o sistema de pontuação Score de 0 a 1000

Como aumentar o Serasa Score com um “contato quente”

A ideia de “contato quente” é uma fraude. Não é possível pagar uma pessoa “por fora” para ela alterar o Serasa Score de terceiros. O golpe do contato quente na Serasa está bem explicado e divulgado.  

Nessa fraude, os criminosos mentem que conhecem pelo menos um funcionário da Serasa capaz de eliminar pendências do cliente junto à empresa mediante pagamento. As mais frequentes promessas dos golpistas são “melhorar a pontuação de Score” do usuário ou “retirar pendências do CPF na Serasa”.  

Assista I Contato quente da Serasa é uma fria

Como aumentar o Serasa Score de verdade

Eliminados o “jeitinho” e a receita mágica, a alternativa é focar nos hábitos financeiros saudáveis. A mudança da pontuação de crédito não vai acontecer de um dia para outro. É preciso ter disciplina e persistência e direcionar o esforço para fazer a transformação.  

Também não há regra igual para todos os perfis de consumidores. Existem diversos caminhos a seguir para aumentar o Score, mas todos envolvem revisão de rotinas, ajuste de orçamento e cumprimento de compromissos em dia. Conheça alguns hábitos para adotar desde agora:   

  • Pagar as contas em dia: esse passo é fundamental. Caso haja alguma conta recorrente, como de energia, aluguel ou gás, que todo mês atrasa, é preciso repensar uma forma de quitar no dia do vencimento ou antes. Uma solução é programar débito em conta ou colocar um compromisso no celular com alerta para lembrar do boleto dentro do prazo. Portanto, é importante manter todas as contas em dia. 

  • Negocie as dívidas atuais: caso não seja apenas atraso ou uso eventual de crédito, mas dívidas de longa data que puxam o Score para baixo, é preciso renegociar o saldo devedor. Com a conta em atraso, o consumidor pode estar com o nome inscrito no cadastro de inadimplentes. Com o Limpa Nome é possível negociar pela plataforma com empresas e conseguir descontos importantes. Mas atenção: não basta negociar uma só dívida se estiver inadimplente em mais de uma. Para começar a subir o Score é preciso ficar sem pendências e sair da lista de inadimplentes.  

  • Atualize os dados e o cadastro: há casos em que uma inconsistência de informação faz com que bancos, financeiras e seguradoras se sintam inseguros em oferecer descontos em taxas e menores juros. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre o consumidor, como idade, endereço e telefone, mais confiança.  

Como mudar os hábitos financeiros

Para mudar os hábitos consumistas é importante ter disciplina e persistência. Negociar uma dívida e em seguida contrair novo parcelamento que não cabe no orçamento só vai fazer o problema crescer. Portanto, é preciso antes estabelecer um orçamento com o limite para as despesas recorrentes fixas e as variáveis.  

Faça uma lista das contas mensais, como aluguel, seguros, impostos, alimentação, educação e outras contas. Estabeleça datas de vencimento para cada conta e planeje o orçamento para assegurar que você sempre tenha dinheiro suficiente para pagar em dia.  

Outro hábito importante é guardar uma quantia por mês para começar a investir. O primeiro investimento para trazer mais segurança é a criação de um fundo de emergência para ajudar a cobrir contas inesperadas.  

O fundo deve cobrir as contas de três a seis meses e não deve ser resgatado a não ser que aconteça alguma situação inesperada, como caso de saúde ou acidente de carro que demande o pagamento de franquia do seguro.  

O fundo de emergência não deve ser usado para uma viagem, um curso ou mesmo a compra de presente para familiares. Só vale mexer mesmo quando a situação for imprevista.   

Saiba tudo sobre o Serasa Score

Quer saber tudo (tudo mesmo) sobre o Serasa Score? Baixe o Guia do Serasa Score e acesse muito mais conteúdo gratuito e exclusivo para tirar suas dúvidas.

Aproveite e consulte o seu Serasa Score, veja como é simples o passo a passo:

  • Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

  • Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

  • Faça o login.  

  • Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.