Entrar

Como comprar um carro sem entrada

Para comprar um carro sem entrada você tem várias opções de financiamento. No entanto, uma das exigências é manter a alta pontuação do score. Saiba mais no artigo!

Jornalista Serrana Filetti
Publicado em: 06 de julho de 2022.

Como comprar um carro sem entrada? Você sabia que há maneiras de adquirir esse bem sem dar uma boa quantia de dinheiro? No entanto, você precisa ter planejamento financeiro para pagar as parcelas do financiamento em dia. Afinal, você não terá onde recorrer de imediato caso se complique com uma dívida, não é mesmo?

Confira as nossas dicas se você está pensando em adquirir um automóvel, mas não tem dinheiro para a entrada.

O que é importante saber a respeito do financiamento sem entrada?

É importante saber que nem todo mundo pode comprar um carro sem entrada. Pois para autorizar o financiamento, a instituição financeira faz uma análise de crédito que é mais rigorosa. Daí a importância de manter as suas contas em dia, o nome limpo e uma boa pontuação Score. Entretanto, veja agora quem tem mais chances de ter o financiamento liberado:

Pessoas com Score de crédito alto

Você já viu aqui no blog que o Score de crédito indica se uma pessoa é boa pagadora ou não. Entretanto, esses pontos oscilam conforme o histórico financeiro de quem pode ter dívidas em aberto, inscrição em órgãos de proteção de crédito, solicitações, etc.

No geral, a regra é a seguinte: quanto mais pontos, menores são os riscos de inadimplência. É por isso que as instituições financeiras costumam liberar mais financiamento sem entrada para pessoas com Score alto. No entanto, qual seria essa pontuação? Veja os dados:

• De 300 – Em média 54 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia, por isso pode ser mais difícil conseguir crédito.
• De 301 até 500 – Em média 82 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia, por isso pode ser um pouco difícil conseguir crédito.
• De 501 a 700 – baixo risco de inadimplência: essa faixa de score já é considerada boa e o consumidor tem acesso às boas linhas de crédito se permanecer nela;
• De 700 a 1000 – Em média 96 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia, por isso pode ser fácil conseguir crédito.

No entanto, cada instituição financeira tem critérios próprios e outros fatores podem influenciar nesse processo. Isso quer dizer que se você tiver 720 pontos, por exemplo, pode ter o financiamento liberado.

Leia também: Quais as vantagens de ter um Score positivo?

Pessoas com renda compatível ao financiamento

Se você tem uma renda compatível com as prestações do financiamento, conseguirá a sua aprovação. Entretanto, de nada adianta ter um excelente Score de crédito se você não tiver condições para pagar as parcelas do financiamento.

Isso porque você terá que comprovar renda para as instituições financeiras, pois elas querem saber se o seu salário é compatível com o financiamento. Por exemplo, se o valor da parcela for superior a 30% do que você ganha, não terá condições de ter o financiamento, não é mesmo?

A verdade é que essa limitação é uma segurança tanto para o banco quanto para você. Então, se as dívidas tomarem conta de boa parte dos seus rendimentos, os riscos de não pagar as parcelas serão maiores.

Assista | O que é IPVA e o que acontece se não pagar? - Serasa Ensina

Como comprar um automóvel parcelado e sem entrada?

Há algumas maneiras para comprar um automóvel parcelado. Confira:

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Essa é a maneira mais fácil de comprar um carro financiado. No CDC, a instituição financeira libera o preço integral do bem, para que você possa comprar à vista. Depois, o banco recebe o valor reembolsado, parcelado e com acréscimo de juros. Na verdade, o Crédito Direto ao Consumidor funciona como um empréstimo e, por isso, você deve ter o seu nome limpo para ter o crédito aprovado.

Com o Crédito Direto ao Consumidor, você compra um carro direto da concessionária ou até mesmo de vendedores. Entretanto, após a transação, o carro fica no seu nome, mas alienado ao banco como garantia.

Leasing

O Leasing também permite comprar um carro sem entrada. No entanto, o automóvel fica no nome da instituição financeira até que você possa quitar o valor integral. Essa modalidade funciona como um “aluguel”, porque o veículo só será seu de fato depois que pagar tudo. Então, se você é uma pessoa que pretende trocar de carro todos os anos, o leasing não é a melhor opção para comprar carro sem entrada.

Além disso, para optar por essa modalidade, você precisa ficar atento ao seu orçamento e também às dívidas. Afinal, você não poderá ter problemas com as prestações atrasadas, não é mesmo? Outra desvantagem do leasing é que se você não conseguir pagar as parcelas, você fica inadimplente, e o banco pega o seu bem de volta e você perde tudo que pagou por ele.

Entretanto, é importante que saiba que o leasing tem boas taxas, pois ao optar por essa modalidade, você estará livre do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que deixa o valor do carro mais baixo.

Por fim, concluímos que o leasing só será realmente viável para quem tem bastante disciplina financeira, já que por causa da inadimplência é possível perder todo o valor que você investiu.

Consórcio

Você consegue comprar um carro sem entrada por meio do Consórcio. Porém, você não terá garantia de ter a chave do bem logo que assinar o contrato. Outra informação importante é que no consórcio funciona assim: você e outras pessoas pagam parcelas mensais para uma espécie de fundo de investimento.

Assim, esse fundo é que vai subsidiar a compra de carros para o grupo que você faz parte. No entanto, mensalmente, as pessoas darão lances, porém, um ou mais consumidores serão contemplados. Contudo, os sortudos da vez receberão uma espécie de carta de crédito que terá o valor integral do carro e, assim, poderão comprá-lo à vista.

Deste modo, o processo se repetirá todos os meses até que o contrato seja finalizado e todos sejam beneficiados. Apesar dessa ser uma das modalidades mais baratas do mercado, porque não há juros acrescidos ao valor do automóvel, a desvantagem é que pode demorar um tempo para você ter o seu carro – o prazo dos consórcios de veículos pode chegar a 10 anos!

Financiamento com o Banco PAN

O Banco PAN tem um financiamento para pessoas que não podem ou não querem dar entrada para comprar o automóvel. Ele permite financiar até 100% do valor do carro. O prazo de pagamento é de até 60 meses, e ainda dão 45 dias para você pagar a 1ª parcela. Com esses benefícios, você compra o seu automóvel sem entrada e fica um bom tempo sem pagar nada.

Além disso, quando começar a cobrar as parcelas, terá até 5 anos para quitar tudo. Outra vantagem é que você não terá que dar uma quantia de entrada para abater no custo total do veículo.

Quanto aos juros, eles podem ser impactados devido a quantidade maior das prestações ou do valor maior que será financiado.

Qual carro é possível comprar sem dar entrada?

Você pode comprar tanto os modelos 0Km, quanto os carros usados. Então, mesmo que procure por um carro novo, poderá ter chances de encontrar uma oferta de financiamento que não exija nenhum sinal. Porém, a taxa de juros tende a ser maior, pois o valor do crédito do banco é maior do que nos casos em que a entrada do automóvel não é dada.

Como você viu neste artigo, é possível comprar um carro sem entrada. No entanto, você só terá a sua aprovação de crédito se ter um alto score. Por isso, é importante manter as suas contas em dia e o nome limpo.

Leia mais: Como limpar o nome em 4 passos simples!

Quer outra sugestão de artigo? Leia o nosso próximo post e saiba tudo sobre IOF de financiamento!