Entrar

Como mudar meu Serasa Score para melhor?

Confira 5 dicas que vão ajudar a recuperar sua pontuação!

O score é a pontuação de crédito que indica se você é um bom pagador. Isso se dá com base no seu comportamento financeiro. Por isso, muitas vezes ele é consultado por instituições financeiras antes de elas decidirem se vão ou não aprovar seu pedido. Se a pontuação não for alta o suficiente, provavelmente seu pedido será negado. Por esta razão, você chegará a uma pergunta muito comum: como mudar meu score?

Ter um bom score te auxilia com boas condições para diversas coisas. Entre elas, fazer um financiamento, um empréstimo ou conseguir um cartão de crédito. Por isso, vamos mostrar a você as principais dicas para melhorar essa pontuação e o que influencia o seu score. Acompanhe!

Como funciona meu score?

Você está se perguntando “Como mudar meu score?”, claro. Antes de saber as principais dicas, precisa entender como funciona sua pontuação de crédito.

O Serasa Score 2.0 é uma pontuação que vai de 0 a 1000. Ele indica para o mercado quais são as chances de você pagar as contas em dia nos próximos 12 meses. Ou seja, o score ajuda as empresas a entenderem qual o nível de risco ao conceder crédito a você. Isso tudo baseado no seu comportamento atual. Ainda assim, é importante saber que a Serasa não tem nenhuma interferência na decisão de aprovação do seu crédito por meio das instituições financeiras. São elas que decidem se aprovam o seu pedido e as condições que vão oferecer.

Quando você se questiona “como mudar meu Score”, provavelmente já deve ter percebido que sua pontuação sofre algumas variações. Elas são para mais ou para menos. Isso acontece porque o score é uma pontuação dinâmica, ou seja, que muda de acordo com a evolução do seu comportamento financeiro.

As empresas que costumam consultar este perfil de crédito como processo de análise são:

  • Instituições que oferecem financiamentos estudantis;

  • Operadoras de internet e telefonia;

  • Construtoras e imobiliárias;

  • Lojas de departamento;

  • Bancos e instituições;

  • Seguradoras.

Quando seu score está baixo, você precisa identificar quais foram os motivos que causaram a diminuição da sua pontuação. Isso pode ser feito observando as dicas que separamos a seguir. Está pronto para acabar com a sua dúvida de “como mudar meu Score”? Então, vamos lá!

5 dicas de como mudar meu Score para melhor

Chegou o momento em que você poderá descobrir a resposta para o questionamento sobre como mudar meu score para melhor. Considerando que essa pontuação é o reflexo de sua vida financeira, melhorá-la significa ajustar alguns comportamentos. Entre mudanças fáceis e outras um pouco mais difíceis, é preciso lembrar que toda dedicação à sua vida financeira é válida.

1. Pague suas contas em dia ou com antecedência

Uma das maneiras de responder a pergunta de como mudar meu Score para melhor é: pague suas contas em dia. Acompanhar suas finanças para não perder as datas de pagamento melhora não só a pontuação, como também sua relação com o dinheiro. Por isso, fique de olho, por exemplo, as datas de vencimento das contas.

Ao pagar suas contas em dia, essa atualização permite que você entre no Cadastro Positivo. Esta ação também contribui para mudar seu score para melhor. Além disso, não fazer empréstimos que comprometam grande parte do seu orçamento mensal também ajuda a evitar dívidas. Sempre que precisar de crédito, analise sua renda e escolha condições que não vão pesar no seu bolso. Assim, você evita o temido efeito “bola de neve”.

2. Mantenha o Cadastro Positivo ativo

Como você viu na primeira dica, o Cadastro Positivo ajuda a mudar o score para melhor. Ele funciona como um banco de dados que reúne informações sobre seus compromissos financeiros que foram pagos ou que estão em andamento, como empréstimos, contas e faturas.

Em julho de 2019, todos os consumidores foram incluídos automaticamente neste programa. Assim, mais de 110 milhões de pessoas puderam contar com suas informações positivas enviadas aos gestores de bancos de dados, como a Serasa, possibilitando a melhora na

pontuação do score de grande parte da população. Afinal, quem honra seus compromissos e paga suas contas em dia, com cartões de crédito, financiamentos e empréstimos bancários, pode ter uma nota mais alta.

3. Evite pedir crédito com muita frequência

A terceira dica pode pegar muitas pessoas de surpresa. Poucos sabem que pedir crédito não é o problema, desde que isso seja feito de forma consciente. Pedir empréstimos ou realizar simulações em várias instituições ao mesmo tempo é um comportamento que indica que você precisa de crédito com urgência, representando risco para endividamento. Por isso, ao pensar “como mudar meu Score para melhor?”, lembre-se de evitar fazer simulações e pedidos de empréstimo com tanta frequência.

4. Regularize as dívidas em atraso

A forma como você cuida de suas dívidas afeta a pontuação do seu Score em quase 20%. Por isso, regularizar suas contas que estão em atraso é um grande passo para resolver sua dúvida de “como mudar meu Score”.

Comece calculando quanto você poderá pagar por mês para quitar suas dívidas do momento. Em seguida, saiba quais são suas dívidas e entenda sua renda mensal para descobrir quanto você pode economizar ao retirar algumas despesas do seu orçamento.

Sabendo quanto você pode usar do seu orçamento para pagar essas contas, faça uma negociação de dívidas que possibilite o pagamento do que está em atraso. Fique de olho para que o valor das parcelas não comprometa mais de 30% da sua renda mensal.

5. Acompanhe seu Serasa Score 2.0

Acompanhar seu Score não vai fazer com que ele aumente milagrosamente, mas esse hábito permite que você veja quais motivos estão fazendo sua pontuação aumentar ou diminuir.

Isso porque ao acompanhar seu Serasa Score 2.0 no site ou aplicativo da Serasa, você também tem acesso a informações sobre dívidas, consultas e pagamentos que geram impacto na pontuação.

Acompanhar seu Serasa Score 2.0 também ajuda a identificar possíveis fraudes, como a criação de cartões desconhecidos em seu nome e consultas de crédito que não foram solicitadas, evitando que sua pontuação diminua por conta de ações criminosas. E lembre-se: a consulta pode ser feita gratuitamente, quantas vezes você quiser, e não impacta a sua pontuação.

Agora que você conheceu as cinco principais dicas sobre como aumentar sua pontuação, a dúvida “como mudar meu Score para melhor” já não precisa ser uma preocupação. Basta colocar as ações que listamos em prática e mudar os hábitos que contribuem para que sua pontuação de crédito caia. Está preparado para mudar seu Serasa Score 2.0 para melhor? Então, consulte sua pontuação de forma gratuita no site da Serasa!