Entrar

Como pagar IPTU atrasado?

Para pagar o IPTU atrasado você precisa procurar a prefeitura da sua cidade, atualizar a guia de pagamento e quitar a dívida. Veja mais detalhes sobre o assunto!

Jornalista Serrana Filetti
Publicado em: 04 de julho de 2022.

Muitas pessoas têm dúvidas de como pagar o IPTU atrasado. Se você é uma delas, este artigo ajudará a entender por que é importante e como quitar a dívida. Ao estar em dia com o pagamento do IPTU, você evitará impactos negativos na sua vida financeira.

Portanto, quer entender tudo sobre como pagar IPTU atrasado? Acompanhe a leitura do nosso post!

Por que é importante pagar o IPTU atrasado?

O IPTU é o imposto que a gente paga pela propriedade de imóveis residenciais e comerciais. Ele é cobrado pelas prefeituras. Além disso, é um tributo revertido para despesas municipais, como obras, saneamento, educação, saúde, entre outras.

Deixar de pagar o IPTU pode fazer com que você caia na dívida ativa do município e tenha restrição em seu CPF. Na pior das hipóteses, o imóvel poderá ser penhorado e leiloado. Também é importante destacar que não pagar o IPTU atrasado acarreta cobrança de multa de 0,33% ao dia, que pode chegar a 20%.

Veja o vídeo sobre dívida ativa

Outro problema é que após um mês de atraso podem ocorrer correção monetária e juros de mora de 1%. Além disso, entre as consequências de não pagar o IPTU poderá ser a dificuldade no acesso a crédito devido à negativação no CPF.

Leia mais: Está com o nome sujo na Serasa? Saiba o que acontece

Como pagar IPTU atrasado?

Embora não dê para você negociar uma dívida ativa na Serasa nem consultar esse tipo de débito por aqui, é fácil de ver se você tem uma conta desse tipo pendente. É só entrar em contato com o Ministério ou a Secretaria da Fazenda da sua localidade. Na maioria dos casos, é possível consultar tudo pela internet.

Em seguida, para pagar o IPTU atrasado, siga os seguintes passos:

1. Procure a prefeitura do município onde fica o seu imóvel. Em algumas cidades, como em São Paulo por exemplo, você faz isso online.
2. Veja o valor do seu débito.
3. Quite a guia de pagamento que será emitida para ficar com a situação regularizada.
4. Parcele o débito se achar que os valores são muito altos.

Para saber mais sobre outros tipos de dívida, você pode consultar este artigo: CPF negativado: como saber se estou com o nome sujo?

Onde pagar o IPTU atrasado?

Com a guia de pagamento em mãos, você pode pagar o IPTU atrasado em bancos autorizados, agências da Caixa Econômica Federal, guichês credenciados e casas lotéricas. Caso tenha alguma dúvida, a prefeitura da sua cidade trará as informações de que você precisar.

Quais impactos negativos o IPTU atrasado pode causar na sua vida financeira?

Além de mostrar que você é inadimplente com o município, o IPTU atrasado afeta a sua vida financeira porque:

Gera complicações como as outras dívidas

O IPTU atrasado gera complicações como as outras dívidas. Porém, existe uma diferença entre essa dívida e a da loja de sapatos, por exemplo. As pendências que você tem com as contas do governo são chamadas de dívidas ativas. Além disso, você só consegue negociar o IPTU na prefeitura de sua cidade.

Para isso, entre com o pedido. Lembre-se de que, dependendo do município, você poderá ter um desconto. Outro problema causado pelo IPTU atrasado é que você não conseguirá fazer outras transações comerciais e terá dificuldades na aprovação de cartão de crédito, pois, como já disse por aqui, haverá restrições em seu CPF.

Portanto, entenda que não pagar as suas contas em dia traz várias dificuldades para a sua vida. É uma situação que incomoda e limita qualquer pessoa, independentemente da idade. Por isso, o melhor que você tem a fazer é pagar o IPTU atrasado, para não ter nenhum tipo de surpresa.

Deixa seu imóvel irregular

O seu imóvel será taxado como irregular caso o pagamento do imposto não seja realizado. Com isso, você receberá uma multa do governo municipal ou será impedido de reformar a casa, apartamento ou sala comercial. Isso porque, ao fechar algum tipo de negócio com uma empreiteira, ela verá que a matrícula do seu bem estará na dívida ativa.

Como você pode ver, é importante pagar o IPTU atrasado para evitar dor de cabeça. Além disso, o imóvel irregular é mais difícil de vender, pois você não conseguirá colocá-lo para ser financiado. Outra questão é que o comprador poderá achar que você está agindo de má fé e, com isso, exigirá o seu dinheiro de volta.

Um imóvel irregular também pode causar problemas na família. Imagine que você herdou uma casa, mas não deseja ficar com ela. Então, vende a sua parte para os irmãos, mas eles descobrem que o imóvel está todo irregular e com o IPTU atrasado. Seus parentes ficarão chateados e ainda terão de arcar com o pagamento da dívida, visto que ele é debitado no valor do bem. Ou seja, se você não pagar, outros terão de arcar com o prejuízo.

Leva à perda do imóvel

A perda do imóvel é o pior problema que você pode ter com o IPTU atrasado. Ela consiste no leilão do imóvel para que os impostos sejam pagos. Tem muita gente por aí que fala que IPTU atrasado não leva à perda de bens, mas isso não é verdade. Não caia na história de que você empurrará essa dívida por vários anos e que nada acontecerá.

Lembre-se que a perda de uma casa é motivo de terror entre as pessoas que estão desesperadas. No entanto, é possível evitá-la pagando o IPTU em dia ou negociando a dívida com a prefeitura. Há um jeito para tudo.

Se você deve para uma empresa privada, a situação é ruim, mas dever para o município é ainda pior. Lembre-se, que caso a sua casa ou apartamento ou até mesmo ponto comercial não forem a leilão, será possível penhorar outros bens para pagar a dívida. Nesse sentido, será cobrado o valor da dívida com juros.

Como você viu neste artigo, o IPTU atrasado pode prejudicar a sua vida financeira, pois, além de ter problemas com a possível perda do imóvel, você ficará com o nome sujo. Dessa forma, terá complicações para conseguir financiamentos, cartões de crédito e qualquer outro benefício que dependa da avaliação do seu CPF. Portanto, o melhor que você tem a fazer é pagar o seu imposto em dia!

Se você quer consultar seu Score, acesse este link e descubra!