Entrar

Controle financeiro para imprimir: veja por que é importante preencher a planilha e controlar os gastos

O controle financeiro para imprimir ajuda a controlar as despesas, a quitar dívidas e ao mesmo tempo aumentar o Score. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto!

Jornalista Serrana Filetti
Publicado em: 04 de julho de 2022.

Você já sabe que o maior objetivo de uma planilha de controle financeiro para imprimir é organizar o orçamento doméstico, certo? No entanto, quer saber por que você deve preencher essa planilha para controlar os gastos? Neste artigo, você verá que, ao registrar todos os seus custos, saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro. Isso ajuda a manter uma boa pontuação do Score.

Então, quer conferir mais esse conteúdo completo da Serasa? Continue com a leitura do nosso post!

Por que é importante ter uma planilha de controle financeiro para imprimir?

A tabela de controle financeiro para imprimir ajuda você a alcançar metas, sair do vermelho e até juntar dinheiro para a sua reserva de emergência.

Leia mais em nosso blog sobre reserva financeira: Reserva de emergência: 3 passos para criar a sua.

Além disso, com o controle financeiro pessoal para imprimir, você tem planos realistas e cria o hábito de revisar os gastos. Outra vantagem é que o controle financeiro para imprimir evita atraso no pagamento das contas, o que colabora para a sua boa reputação em lojas e instituições financeiras.

Também é importante destacar que a planilha de controle financeiro ajuda com o consumo consciente, pois com ela você aprende a gastar com o que realmente precisa. Assim, poupa dinheiro, investe no que precisa e até realiza projetos.

Um bom exemplo do quanto é vantajoso o controle financeiro para imprimir é que você vê as suas dívidas claramente e a partir daí monta as suas estratégias. Dessa forma consegue até contratar um bom empréstimo que ofereça juros mais baixos.

Veja o vídeo sobre a planilha de gastos e aprenda de vez a manter o controle financeiro

O que não pode faltar na planilha de controle financeiro para imprimir?

Algumas informações não podem faltar na tabela de controle financeiro para imprimir. Veja:

Receitas do trabalho e variáveis

As receitas do trabalho são o “fruto daquilo que você faz”, ou seja, o que você consegue obter de renda profissionalmente. Aqui entram o salário, as comissões e até os bônus recebidos da empresa. Já os ganhos variáveis são os que você adquire com investimento e trabalhos esporádicos.

Imagine, por exemplo, que você trabalhe no setor de Recursos Humanos de uma empresa. Nas horas vagas, você oferece consultoria de carreira. Então, o que você ganha com esse trabalho entra em sua planilha como receita variável.

Despesas fixas e variáveis

Aqui já é em relação aos seus gastos. Você tem os fixos, que são os do dia a dia, como: água, luz, aluguel, mensalidade escolar, plano de saúde, assinatura da TV e os variáveis. Nesse segundo caso, você incluirá compras fora do padrão, como roupas, sapatos e bijuterias, além de gastos inesperados com tratamento médico e odontológico, por exemplo.

Assim, depois de listar as despesas fixas e variáveis, você terá um fluxo de caixa. Nele, saberá qual é o dinheiro que entra e sai em determinado período. Isso é o que realmente importará para a sua saúde financeira.

Situação patrimonial e dívidas

Outro ponto importante que você precisa colocar em seu controle financeiro para imprimir é a situação patrimonial, além das dívidas. Acrescente o que entra em seu fluxo de caixa e veja se há possibilidade de você quitar dívidas sem precisar vender algum bem a preço de mercado.

É importante ressaltar que quanto mais informação você colocar em sua planilha, mais segurança terá ao fazer o planejamento financeiro. Por fim, a consequência de todo esse planejamento será manter o nome limpo e, caso atenda a outros critérios, aumentar o Score.

Quais os exemplos de controle financeiro pessoal para imprimir?

Há vários exemplos de controle financeiro pessoal para imprimir. No blog da Serasa já mostramos alguns modelos.

Leia mais neste post: Controle financeiro para imprimir: 5 modelos para manter as contas em dia.

Aqui vamos trazer outros exemplos desse tipo de planilha:

Planilha clean

Essa planilha tem design simples e objetivo. Ela possui colunas que servem para você anotar as contas fixas, como o aluguel e a mensalidade do colégio dos seus filhos. Também tem espaço para contas extras, em que você pode acrescentar as parcelas e o vencimento delas. Se você se interessou por esse tipo de tabela de controle financeiro para imprimir, baixe aqui a sua!

Planilha delicada

Essa tem as colunas para as entradas e saídas. Você também pode colocar as datas e os valores. Além disso, esse controle financeiro para imprimir tem cores claras e desenhos que lembram itens de papelaria, como cadernos e canetas. Se esse tipo de planner faz mais o seu estilo, você pode acessar este site e baixá-lo.

Planilha financeira completa

Agora se você prefere um planner financeiro mais robusto e com várias opções para preencher, a planilha financeira completa é a ideal. Ela tem uma área para você colocar as suas entradas, os gastos fixos, as compras do mês, os gastos variáveis e até os seus “deslizes” financeiros. Se você gostou dessa dica, pode baixar a sua planilha financeira completa aqui.

Planilha da Yasmin Araújo

Apesar de ser um planner mais antigo, ele tem um diferencial: pode ser usado tanto impresso quanto diretamente no computador. No entanto, o documento tem 5 páginas: capa, controle de investimentos, controle mensal, planilha do Desafio das 52 semanas. Para você que se interessou pelo planner, dá para baixar neste link.

Como você viu neste artigo, o controle financeiro para imprimir é um excelente aliado na organização de ganhos e despesas. Ele também mostra para onde o seu dinheiro está indo e, assim, você identifica o que pode ser cortado para evitar dívidas ou quitá-las. Lembre-se que manter a saúde financeira é muito importante para a sua vida, pois só dessa forma você terá credibilidade no mercado.

Curtiu o conteúdo? Leia também sobre planilha de organização financeira!