Entrar

Score 450 é bom para financiamento e para conseguir crédito?

Entenda!

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1000. Ela é utilizada como um dos critérios na avaliação de risco de crédito de bancos, instituições financeiras e credores no geral. A maioria das empresas prefere notas mais altas, porém, essa não é uma regra unânime. Por exemplo, será que um score 450 é bom?

Tudo vai depender de como determinada empresa faz sua avaliação de crédito. Uma pontuação 450 é boa? Pode ser suficiente para um banco, mas insuficiente para outro. Entenda como funciona a seguir!

Score 450 é bom para cartão de crédito?

A maioria das empresas vai consultar score, mas não o utiliza como único método de avaliação de crédito. Outros pontos são verificados, como a renda da pessoa que solicita o crédito e restrições no nome e CPF. Se a pessoa tem um score alto e uma renda muito baixa, por exemplo, pode influenciar na aprovação do crédito.

Vamos supor que um consumidor tem um score de 450 e deseja solicitar a aprovação de um cartão de crédito. No mercado habitual seria uma pontuação considerada baixa e, portanto, mais difícil de ter um cartão aprovado. É possível afirmar que score 450 é bom para cartão de crédito? Não necessariamente, pois vai depender de como é feita a avaliação de risco pela empresa.

Hoje em dia é muito viável, inclusive, que pessoas com o nome negativado consigam cartões de crédito e acessem outras modalidades de crédito. Isso porque muitas instituições atuam no mercado de risco e estão preparadas para atender essa parcela específica da população.

Cartão de crédito para negativado

Pessoas com o nome negativado podem ter cartão de crédito, algumas opções são: cartão pré-pago, cartão consignado e o cartão de crédito para negativado normal. No Serasa e-Cred você encontra as três opções. O processo de avaliação é menos burocrático e pode ser feito online.

Como funciona o Score?

O Serasa Score vai de 0 a 1000 e se divide em quatro faixas de pontuação. A primeira é considerada baixa, e tem nota de 0 a 300. A segunda faixa é regular e vai de 301 a 500. Na sequência vem a faixa boa, de 501 a 700. E, por último, a mais alta, considerada muito boa, de 701 a 1000.

A inteligência artificial do Serasa Score calcula a pontuação usando sete critérios: comportamento de consultas, consultas para serviço e crédito, crédito contratado, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Assim, quanto mais alta for a sua nota, mais chances de conseguir aprovar crédito no mercado. A pontuação é dinâmica e pode mudar de acordo com as movimentações financeiras do consumidor.

Como aumentar o score?

Quem mantém a vida financeira em dia provavelmente terá o score mais alto, então se você está nessa categoria não precisa se preocupar. Aqueles que estão querendo entender como aumentar o score, sigam esse primeiro conselho que vai dar tudo certo. Além disso, é importante manter o nome limpo e pagar as contas até a data de vencimento.

A Serasa tem outros dois serviços que podem ser úteis na melhora do score de crédito, como o Cadastro Positivo, que vai registrar os seus pagamentos e não somente as dívidas; e o Score Turbo, o aplicativo para aumentar score. É um recurso que aponta ofertas para o pagamento de dívidas no Serasa Limpa Nome para turbinar sua pontuação em até 25 pontos.

Quanto tempo demora para aumentar o score?

Muita gente quer descobrir quanto tempo demora para aumentar o score. Mas a verdade é que não existe uma data específica. A pontuação de crédito é dinâmica e a sua alteração depende do comportamento financeiro do consumidor. Se ele deixar de pagar uma conta e o seu nome for parar nos birôs de crédito, sua pontuação vai diminuir. Se ele mantiver a vida financeira saudável, a tendência é o score subir.

Confira mais em nosso canal no YouTube e no podcast Serasa Ensina.