Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Score 800

Serasa Score 800 é bom para conseguir crédito?

Essa pontuação é excelente e oferece uma chance muito alta de obter crédito. Saiba mais.

Publicado em: 5 de setembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher segurando smartphone com logo da Serasa na tela.

Será que um Serasa Score 800 é bom? A resposta é sim, essa pontuação é classificada como excelente pela classificação da Serasa – e alcançá-la é o objetivo de muitas pessoas que buscam boas oportunidades de negociação no mercado.

Entenda como funciona a classificação do Serasa Score e por que é importante conseguir a melhor pontuação possível.

Assista | 3 dicas para aumentar o Score

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que indica as chances de um consumidor pagar as contas em dia pelos próximos meses. Quando mais alta a pontuação, menor é o risco de inadimplência.

Todas as pessoas físicas com CPF e que já tenham contratado crédito ou algum serviço de consumo têm uma pontuação de Score no sistema da Serasa. Essa pontuação é consultada por lojas, bancos e instituições financeiras antes de fechar negócio com um cliente – como parcelar uma conta, oferecer cartão de crédito ou financiamento.

Ao conhecer o Serasa Score, as empresas podem ter ideia do momento financeiro do cliente e consegue avaliar melhor se liberar crédito pode representar risco de inadimplência.

Leia também | Quais as vantagens de ter um Score positivo?

Serasa Score: chegou a versão 3.0


Score 800 é bom?

Quem tem um Serasa Score de 800 pontos provavelmente é uma pessoa que paga as contas em dia, não tem dívidas negativadas e tem um bom histórico de crédito. Consumidores assim são disputados no mercado: é muito seguro para uma empresa emprestar dinheiro a uma pessoa com pontuação alta.

Um Score 800 é mais do que bom: a partir de 701 pontos, a Serasa classifica a pontuação como excelente.

Conheça as classificações do Serasa Score

PontuaçãoClassificaçãoO que indica
0 a 300 Muito baixo Chance muito baixa de obter crédito e grande probabilidade de inadimplência.
301 a 500 Baixo Baixa chance de obter crédito e considerável probabilidade de inadimplência.
501 a 700 Bom Boa chance de obter crédito e baixa probabilidade de inadimplência.
701 a 1000ExcelenteChance muito alta de obter crédito e muito baixa probabilidade de inadimplência.

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

Como conseguir um Score de 800

A única maneira de fazer o Score aumentar é manter um bom comportamento financeiro e construindo um bom histórico, mês a mês. Não acredite em nenhuma oferta que afirme fazer o Score subir de um dia para o outro ou que cobre por isso – é golpe.

Conseguir um Serasa Score de 800 pontos (ou a partir de 701, que já é excelente) é uma boa meta financeira. A pontuação é sempre a consequência de bons hábitos. Portanto, planejar aumentar o Score significa também se preparar para deixar a vida financeira em ordem.

Leia também | É seguro pagar para aumentar Score?

5 dicas para melhorar o Score

  1. Pague as contas sempre em dia

    Esse é o item mais importante para a construção de um Score alto. O compromisso com o crédito tem um peso grande no cálculo: 55%. Nada será tão importante que pagar as contas em dia para mostrar ao mercado que cumpre com os compromissos financeiros. Evite qualquer atraso nos boletos – especialmente por esquecimento da data de vencimento.

    Para o cálculo, a Serasa considera os dados do Cadastro Positivo, que recebe informações sobre pagamentos de contratos de crédito, de telefonia e de serviços continuados (como energia e água), entre outros.


  2. Renegocie dívidas

    Sair do cadastro de inadimplentes precisa ser prioridade para quem quer aumentar o Serasa Score. As empresas terão muito mais confiança em financiar um automóvel ou parcelar uma compra para um cliente que está sem dívidas negativadas.

    Quem está negativado pode buscar oportunidades de negociar as pendências com desconto, como o Serasa Limpa Nome, que é a maior plataforma de negociação de dívidas do país.


  3. Busque crédito com cautela

    Cada vez que uma empresa faz uma consulta a um CPF para entender o perfil do consumidor, essa consulta fica registrada. Se em uma mesma semana um consumidor simular vários pedidos de empréstimo ou cartão de crédito, por exemplo, poderá haver um acúmulo de consultas ao mesmo nome em um curto período.

    O excesso de consultas é interpretado como necessidade urgente de crédito, e por isso pode reduzir o valor do Serasa Score em até 6%.

    Pelo Serasa Crédito, porém, é possível simular gratuitamente as opções de crédito sem redução do Serasa Score.


  4. Tenha equilíbrio ao fazer empréstimos

    Logo que um novo contrato de empréstimo ou crédito é firmado, o Serasa Score pode baixar por um tempo, mesmo que as faturas sejam pagas em dia. Isso porque o novo contrato significa que parte dos rendimentos do consumidor agora está comprometida com uma dívida, o que reduziria a capacidade de assumir outros compromissos financeiros.


  5. Mantenha o cadastro na Serasa atualizado

    Um dos fatores que também influenciam no cálculo é o tempo de relacionamento com o mercado de crédito. Para garantir esse item, atualize os seus dados sempre que houver mudanças como telefone ou endereço, por exemplo.

    Leia também | Como aumentar meu Score rápido e grátis

Dica extra: a Conexão Bancária pode ajudar a construir sua pontuação de crédito

Outra possibilidades para aumentar o Score é aderir à Conexão Bancária, funcionalidade da Serasa. Funciona assim: o usuário permite que a Serasa tenha acesso a informações da conta bancária, como dados cadastrais e histórico de transações.

Esses dados funcionam como informações extras para calcular o Serasa Score. Por isso, se eles revelarem bons comportamentos financeiros, poderão ser positivos para o cálculo da pontuação. Para liberar o acesso, é preciso dar a permissão para a funcionalidade no site da Serasa. O processo é feito dentro de um ambiente virtual seguro, e a Serasa acessar a conta em modo leitura. Não pode, portanto, realizar qualquer transação.

É importante lembrar que o aumento do Serasa Score não é garantido para quem tem o Conexão Bancária. Entretanto, o acesso aos dados nunca será responsável por reduzir a pontuação.

E atenção: há muitos golpes sugerindo que é possível pagar para ter um Serasa Score mais alto. A Serasa nunca pedirá pagamentos para aumentar a pontuação, que é sempre resultado do histórico e do momento financeiro do consumidor.

Leia mais | Por que meu Score baixou do nada? Entenda as variações


Consulte seu Serasa Score gratuitamente

O Serasa Score pode ser consultado gratuitamente pelo titular do CPF, quantas vezes for necessário. É importante conhecer e acompanhar a pontuação, mesmo quando não há interesse em contratar crédito. A pontuação funciona como um tipo de termômetro da situação financeira de cada um, e ao consultá-la é possível saber quais comportamentos estão afetando a pontuação.

Para consultar o Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados