Como receber salário-família e quem tem direito ...
Como receber salário-família e quem tem direitoData de publicação 7 de outubro de 20243 minutos de leitura
Atualizado em: 25 de julho de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Quem está pesquisando sobre “como aumentar meu Score rápido e grátis” deve ficar atento a algumas armadilhas criadas por golpistas, que prometem acelerar um processo que não é automático.
Alguns consumidores, na esperança de aumentar o Serasa Score rapidamente e, assim, conseguir empréstimos e cartões, acabam caindo em golpes que prometem justamente isso – com a diferença de que os criminosos cobram uma quantia por esse suposto serviço.
Por isso a Serasa sempre alerta: todas as maneiras de elevar o Score são gratuitas, por meio de hábitos financeiros saudáveis e constantes. Além disso, a pontuação pode levar algum tempo para aumentar, pois em algumas situações é preciso que os novos comportamentos se mostrem consolidados.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que vai de 0 a 1.000, e informa ao mercado de crédito quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia pelos próximos meses. Esses pontos são calculados com base no comportamento financeiro, e refletem um momento do consumidor.
Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de uma loja ou uma instituição financeira liberar crédito. Por isso, quando as pessoas precisam pedir um empréstimo ou fazer um financiamento, elas desejam elevar os pontos rapidamente para conseguir melhores oportunidades – mas este aumento acontece com o tempo.
Aumentar o Score sempre será grátis, mas dificilmente será rápido. Não existe "fórmula mágica" para alavancar o Score da noite para o dia.
É importante saber que a pontuação de crédito da Serasa é calculada por meio de inteligência artificial, com base em diversos critérios. As informações financeiras do consumidor (como contas pagas, data de pagamentos, empréstimos, dívidas em aberto etc.) são fornecidas à Serasa por bancos, instituições financeiras, cartórios e outras empresas. É a partir delas que o Score é calculado.
Como a pontuação é dinâmica e muitas vezes depende da consolidação de um novo hábito – como o compromisso com o crédito, por exemplo –, é preciso aguardar um tempo para que o cálculo reflita esses dados.
É o próprio consumidor – e somente ele – que tem o poder de aumentar o próprio Serasa Score. Fique alerta a golpes: ninguém pode cobrar por um serviço que ofereça essa possibilidade, nem mesmo em nome da Serasa.
A boa notícia é que todas as ações benéficas à pontuação de crédito serão recompensadas no futuro, tanto com o aumento da pontuação quanto com o equilíbrio da situação financeira. Entenda o que fazer para ter um impacto positivo no Score:
Mantenha o Cadastro Positivo ativo e pague as contas em dia
O compromisso com o crédito é o que mais tem peso (55%) no cálculo do Serasa Score. Por isso, é importante verificar se o Cadastro Positivo está atualizado e ativo, para que o sistema também colete os dados positivos do histórico financeiro.
Para ter um histórico positivo e consistente, procure pagar em dia todas as contas que estiverem em seu nome até o vencimento. Pagamentos de empréstimos e outros parcelamentos no prazo têm importância especial neste cadastro.
Saia da inadimplência e limpe seu nome
Tudo o que for relacionado a dívidas e pendências tem um peso de 33% na pontuação do Serasa Score. Por essa razão, dívidas atrasadas e CPF restrito impactam de forma negativa.
A prioridade nesse caso é limpar o nome. Quanto menos tempo uma dívida permanecer na base de dados da Serasa, menor será o impacto no Score.
Busque crédito com cautela e consciência
A quantidade de consultas ao CPF tem um peso de 6% na pontuação. Entende-se que, quanto mais consultas são feitas a um CPF em um curto espaço de tempo, maior é a necessidade de crédito deste consumidor.
Por isso, o ideal é aguardar cerca de três meses para fazer novos pedidos ou simulações de crédito. Outra opção é usar a plataforma do Serasa Crédito para solicitar empréstimos ou cartão de crédito, sem impactar o Serasa Score.
Desenvolva relacionamento com o mercado de crédito
A chamada evolução financeira tem um peso de 6% no Serasa Score. Quanto mais tempo o consumidor é cliente de um banco, por exemplo, mais essa instituição e as demais empresas que consultam o CPF veem o crescimento financeiro dele.
Desenvolver este item leva tempo. Outra dica para manter o relacionamento com o mercado em dia é deixar os dados de cadastro na Serasa sempre atualizados, como nome e endereço.
Ative a Conexão Bancária
Uma das possibilidades para aumentar o Score é ativar a Conexão Bancária, funcionalidade da Serasa. Funciona assim: o usuário permite que a Serasa tenha acesso a informações da conta bancária, como dados cadastrais e histórico de transações.
Esse acesso permite que a Serasa calcule o Score de forma mais precisa e assertiva. Por isso, se os dados revelarem bons comportamentos financeiros, poderão ser positivos para o cálculo da pontuação. O processo é feito dentro de um ambiente virtual seguro, e a Serasa acessa os dados de conta apenas em modo leitura.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 7 de outubro de 20243 minutos de leitura
Data de publicação 30 de setembro de 20243 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20243 minutos de leitura