Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Como E Quando Fazer Um Pagamento Agendado Veja Dicas

Pagamento agendado: seis cuidados na hora de fazer

Saiba como funciona essa forma de pagamento e os principais cuidados para ter na hora de programar.

Atualizado em: 31 de janeiro de 2024

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Declaração de imposto de renda individual

Na correria do dia a dia, uma ou outra fatura pode acabar ficando para trás. Porém, atrasar as contas traz transtornos e prejuízos com juros, multas e até o risco de negativação do CPF. Para evitar atrasos, o pagamento agendado surge como uma boa opção.

Entenda melhor sobre essa funcionalidade, os benefícios e cuidados que precisam ser

Assista | Tudo sobre inflação - o que é, como funciona, quais as causas - Falando Dinheirês

O que é pagamento agendado

Pagamento agendado é exatamente isso que o nome indica: o pagamento do boleto é agendado para outra data. Assim, no dia estipulado, o valor é debitado da conta bancária como se o titular tivesse feito o pagamento naquele momento.

Essa funcionalidade pode ser ótima para quem tem boletos vencendo em dias diferentes e corre o risco de esquecê-los. Assim, para evitar que isso aconteça, é possível, num único dia, agendar o pagamento de todas as contas para serem debitadas nas datas exatas do vencimento. Além de economizar tempo, o pagamento agendado ajuda na organização financeira.

É fundamental, porém, ter certeza de que haverá dinheiro suficiente nas datas agendadas, do contrário a conta não será paga e vai permanecer pendente.

Leia também | O que é pagamento recorrente

Como fazer pagamento agendado

A maneira de realizar o agendamento pode mudar de um banco para outro. Em geral, ele pode ser feito pelo próprio código de barras do boleto.

Para isso, basta acessar o aplicativo do banco e procurar a opção de “pagar contas”, em que deve estar disponível a função de agendamento. Então, é só seguir o passo a passo indicado.

O mesmo acontece com o agendamento de Pix. Assim, em vez de o pagamento cair na hora na conta do recebedor, o valor entrará na data escolhida – que pode ser de até 90 dias.

Leia também | Planejamento financeiro pessoal: descubra o que é e como fazer um

Cuidados ao realizar o agendamento

Apesar de seguro, o pagamento agendado exige atenção na hora de ser feito. Confira os principais cuidados para ter nesses momentos.

Leia também | 5 dicas para se proteger de um boleto falso

  1. Revise os valores

    Antes de pagar qualquer boleto, confira se ele está correto: verifique o valor cobrado, a data de vencimento e a descrição do produto ou serviço. Por vezes, algumas lojas virtuais dão desconto para pagamentos via boleto, mas não aplicam isso no documento. Ou então incluem serviços que não foram contratados. Por isso, nunca é demais revisar. Afinal, ninguém está livre de erros.

    Se isso aconteceu e mesmo assim o pagamento já foi agendado, é possível cancelar esse agendamento – até mesmo na função de Pix. Porém, isso deve ser feito pelo menos um dia antes da data programada para o pagamento.

     

  2. Não confunda agendamento com pagamento

    É importante diferenciar agendamento de pagamento. A opção de pagamento normal é aquela que todo mundo já conhece: o débito cai na conta na hora. Então, a data a aparecer deve ser a do dia.

    Por sua vez, o agendamento depende do preenchimento de uma data futura, mas, dependendo do banco, a data pode aparecer automaticamente, com base no boleto gerado. Por isso, nunca é demais conferir as datas na hora de confirmar o pagamento. Por via das dúvidas, verifique também o comprovante de pagamento. Isso evita problemas com juros e multa.

     

  3. Confira os dados do recebedor antes de concluir a transação

    Antes de concluir a operação, confira também os dados de quem vai receber o dinheiro. Principalmente se o agendamento for feito na modalidade de Pix. Afinal, um pequeno descuido – de um único número, por exemplo – já pode fazer a quantia ir parar no lugar errado. Qualquer equívoco pode ser cancelado, mas só quando feito antes da data programada.

     

  4. Fique atento aos feriados bancários

    Na hora de fazer um pagamento agendado, esteja atento à data de vencimento prevista no boleto. Quando há proximidade de feriados, o horário de funcionamento dos bancos pode mudar. Caso isso aconteça, é preciso agendar o pagamento para o dia útil anterior para evitar a cobrança de juros e multa por atraso.

     

  5. Certifique-se de que haverá valor disponível em conta

    Ter a quantia suficiente na conta bancária na data programada para o débito é essencial para que o boleto seja compensado. Esse valor pode até não estar disponível no dia do agendamento, mas na data programada deve estar lá.

    Por isso, cuidado ao fazer um agendamento de longo prazo e utilizar o dinheiro com outras contas nesse intervalo. Principalmente em caso de cheque especial, que cobra juros altos e gera a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

     

  6. Proteja-se de golpes

    Existe um golpe comum que envolve o pagamento agendado: o golpista envia um comprovante de pagamento agendado no lugar do de transação concluída. É uma tentativa de enganar a pessoa, por isso confira sempre na conta se o dinheiro de fato caiu.

    Esse golpe se tornou muito comum com a popularidade do Pix. Por isso, se desconfiar ou se sentir inseguro, prefira oferecer outras modalidades de pagamento, como o cartão de crédito, por exemplo.

    Leia também | Como se proteger contra o golpe do Pix agendado

Conte com a Serasa para facilitar sua vida financeira

O pagamento agendado é uma opção prática e acessível para quem pretende organizar melhor a vida financeira e não correr o risco de atrasar as contas mensais. E a Serasa ajuda a lembrar esses compromissos financeiros.

A funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar todos as contas de forma inteligente. 

Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, você pode fazer isso e muito mais. 

  • ●     Visualize: tenha uma visão clara de todas as suas contas. 
  • ●     Unificação das contas: você escolhe se quer pagar uma conta por vez ou a soma de todas elas. 
  • ●     Pague com agilidade: pague boletos com apenas alguns toques, de forma rápida e segura. 
  • ●     Receba alertas de vencimento: acompanhe o vencimento das contas para sempre pagar em dia.  
  • ●     Central de pagamento: água, luz, gás e até compras online. Todos os seus boletos registrados em um só lugar, para sua comodidade. 
  • ●     Segurança Serasa: conte com toda a segurança e confiabilidade da Serasa. 

 

*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados. Acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.  

Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa. Simplifique sua vida financeira com o Minhas Contas!  

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados