Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Nome Limpo Para Fazer Cartao De Credito

Saiba como manter o nome limpo

O que fazer para manter o nome limpo: 7 mudanças simples no dia a dia

Atualizado em: 28 de março de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Jovem mulher caucasiana compras on-line de sua casa

Estar em dia com a vida financeira não apenas facilita as transações cotidianas, como a movimentação de contas bancárias e a obtenção de crédito. isso também contribui para uma vida financeira mais tranquila e estável, sem dores de cabeça e preocupações com dinheiro. Para quem pretende se libertar das dívidas, veja aqui 7 dicas de como manter o nome limpo e a saúde financeira em dia.

Leia também | Como organizar as despesas e sair do endividamento

Assista | Serasa Responde: o que é inadimplência?

7 dicas de como manter o nome limpo

Quem já teve dívidas, sabe: quando mal organizadas, as finanças podem impactar até na saúde mental. Para evitar grandes problemas, basta adotar hábitos simples no dia a dia.

Veja 7 formas de fazer isso e entender como manter o nome limpo.

  1. Pague as contas em dia

    O primeiro passo para manter o nome limpo é quase óbvio: pagar as contas sempre em dia. Isso inclui não apenas as faturas fixas de todos os meses, como água e luz, mas também qualquer outro pagamento que tem vencimento mensal, como empréstimos, carnês e cartões de crédito, por exemplo.

    Afinal, o atraso envolvendo qualquer desses prazos de vencimentos é onde tudo começa a desandar, já que pode resultar em juros elevados e impactar na pontuação de crédito.


  2. Evite o uso excessivo de cartão de crédito

    O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil quando utilizado com responsabilidade, mas também pode ser o principal vilão de uma boa saúde financeira. Isso porque nem todo mundo consegue usá-lo adequadamente - muita gente vê o cartão de crédito como o “dinheiro do futuro”, jogando o compromisso de pagamento para um montante que sequer existe ainda.

    Por isso, procure manter os gastos sempre abaixo do limite de crédito. E principalmente: sempre pague o valor total da fatura, nunca a parcela mínima. Os juros do cartão de crédito costumam resultar em juros altos e aumentar a dívida rapidamente, criando uma bola de neve difícil de reverter.

    Leia também | É preciso ter o nome limpo para fazer cartão de crédito?

     

  3. Troque a sua dívida por outra mais barata

    Muitas vezes, trocar uma dívida por outra pode ser uma armadilha e piorar ainda mais as coisas. Mas, em outras, pode ser um bom negócio. O empréstimo consignado, por exemplo, conta uma taxa mais atraente que os juros do cartão de crédito ou do cheque especial. Por isso, é importante sempre ficar atento às opções e comparar os valores e condições antes de tomar uma decisão consciente para entender quando a troca pode valer a pena. 

     

  4. Reveja o orçamento

    Acompanhe de perto a sua realidade financeira, especialmente quando ela oscila bastante. De qualquer forma, o ideal é reconsiderar os gastos mensais e eliminar despesas que não são prioridade. E sempre que a situação indicar um aperto iminente, buscar novas fontes de receita para equilibrar o orçamento.

    Leia também | Orçamento pessoal: como fazer

     

  5. Use com sabedoria o dinheiro extra que entrar

    Sempre que um dinheirinho extra entrar na conta, como o pagamento de um trabalho temporário realizado, o décimo terceiro salário ou até o FGTS, procure mantê-lo guardado. Jamais o utilize para fazer compras desnecessárias ou adquirir outras dívidas e parcelas.

    Ter uma reserva financeira é importante para segurar as pontas caso algum imprevisto aconteça. Ninguém consegue prever as emergências, mas elas podem comprometer o orçamento quando aparecerem.

    Leia também | Aproveite o 13º salário para limpar o nome

     

  6. Organize a vida financeira

    Um bom planejamento financeiro começa com uma boa organização. Por isso, antes mesmo do mês terminar, já faça o levantamento dos gastos que virão pela frente e destine uma parcela do salário para quitá-los. O restante que sobrar tente guardar na conta, evitando compras por impulso.

    Leia também | 5 passos para começar um controle de contas

     

  7. Consulte regularmente seu CPF

    Verificar regularmente a situação do seu CPF é uma forma simples e eficaz de manter o nome sempre limpo e longe do ciclo sem fim das dívidas. Isso porque é ele que irá indicar os primeiros indícios de um desequilíbrio financeiro ou de que algo está errado.

    Por isso, crie o hábito de consultar o documento vez ou outra. Isso pode ser feito de forma gratuita no site da Receita Federal. Assim, se identificar qualquer pendência, procure resolver o problema o mais rápido possível para evitar que o problema fique ainda maior e saia do controle.

Conte com a Serasa para manter o nome limpo

Não é necessário implementar grandes estratégias para fugir da inadimplência e do endividamento. Mudanças simples no dia a dia já são suficientes para manter o nome limpo, mas, ainda assim, a Serasa pode ajudar caso algum apuro acabe aparecendo.

O Serasa Limpa Nome disponibiliza o serviço de ofertas de negociação de dívidas com condições especiais. Na plataforma é possível consultar as dívidas e obter até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

  • Siga o passo a passo:
  • ●     Acesse a página da Cosern no Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha. 
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.  
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).  
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!  
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados