Como quitar dívidas com bancos e sair da inadimplência

Portabilidade, ofertas de negociação na Serasa, renda extra… Confira um passo a passo de como quitar dívidas com bancos e reequilibrar o orçamento.

homem quitando dividas com bancos e saindo da inadimplência


Autor: Sara Moreira

Publicado em 23 de março de 2023

Quitar dívidas com bancos e outras instituições financeiras precisa ser uma das prioridades dos brasileiros. Afinal, as consequências podem impactar a saúde das finanças no longo prazo. 

Ao não pagar empréstimos e financiamentos contraídos em bancos, além de a dívida crescer por causa dos juros, o consumidor pode ter o CPF negativado, dificuldade de conseguir mais crédito e até a apreensão do bem, que pode ir a leilão – no caso de financiamentos de imóveis e veículos.  

Porém, eis a boa notícia: é possível sair dessa situação. Confira todas as dicas deste artigo.

Quais as consequências de ter dívidas com bancos?

Recapitulando o que dissemos, ao se endividar em bancos e instituições financeiras, eis as consequências que afetam a vida financeira do consumidor: 

• os juros continuam sendo cobrados, fazendo com que a dívida cresça todos os meses; 

• o banco pode inscrever o CPF da pessoa em órgãos de proteção ao crédito; 

• com a negativação do CPF, a pessoa inadimplente tem dificuldade de conseguir acesso a novos empréstimos, cartões de crédito e financiamentos; 

o Serasa Score pode diminuir

• o imóvel ou veículo financiado pode ser tomado pelo banco e ir a leilão. 

Além disso, não podemos deixar de citar as consequências emocionais e sociais nas pessoas com dívidas. 

Segundo a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, feita pela Serasa em parceria com a Opinion Box, 83% dos entrevistados afirmaram que têm problema de insônia por causa das dívidas.  

Além disso, 74% têm dificuldades de concentração nas tarefas diárias e 62% sentiram o impacto das dívidas no relacionamento do casal. 

Assista | Quais são os direitos dos endividados?

Mas a dívida com bancos não caduca em 5 anos?

Antes de saber como quitar dívidas com bancos, é importante desmistificar um dado sobre dívida caducada

Muita gente acredita que basta deixar a dívida sem pagar que, após 5 anos, ela deixa de existir.  

Na verdade, o que ocorre é apenas a retirada do CPF da pessoa dos órgãos de proteção ao crédito. Assim, o CPF deixa de ficar negativado, mas a dívida continua existindo e poderá ser cobrada extrajudicialmente.  

Leia também | O que é novação de dívidas e como se livrar de dívidas antigas 

Os passos para quitar dívidas com bancos

Chegou a hora de criar estratégias e saber como quitar dívidas com bancos. Confira um passo a passo a seguir:

Faça um levantamento do total da dívida com o banco 

É importante ter em mãos o valor atualizado da dívida, pois os juros continuam incidindo sobre o montante.  

Dessa forma, é possível saber em que situação se está e já se preparar para as fases de negociação.  


Procure ofertas de negociação no Feirão Limpa Nome ou no Serasa Limpa Nome 

O próximo passo é partir para a negociação aqui na Serasa. O Feirão Limpa Nome é um evento presencial feito pela Serasa, em que as empresas parceiras oferecem grandes descontos e demais condições de pagamento para alguns casos. 

Caso não consiga participar presencialmente, basta entrar na plataforma online do Serasa Limpa Nome. Ali é possível verificar se existem ofertas de negociação de dívidas. Se houver, avalie as condições e negocie ali mesmo. 

Curiosidade: o Mapa da Inadimplência de janeiro de 2023 da Serasa mostrou que do total de dívidas renegociadas aqui pela Serasa, 13,50% eram débitos com bancos e empresas de cartão de crédito.  


Negocie diretamente com o banco 

Caso não haja ofertas na plataforma do Serasa Limpa Nome, é possível saber como quitar dívidas com bancos negociando diretamente com eles.  

Não tenha medo. É um bom sinal saber que o próprio cliente entrou em contato disposto a negociar. Por isso, ouça atentamente as ofertas disponíveis, fale sobre as suas condições financeiras atuais e tente chegar a um acordo.  

Ah, ao pagar a primeira parcela da negociação, o banco já pode tirar o CPF da pessoa da lista de inadimplentes.  


Se possível, faça a portabilidade da dívida 

Uma boa estratégia para quitar dívidas com bancos é fazer a portabilidade, ou seja, transferir a dívida para outro banco que ofereça melhores condições e taxas de juros mais baixas. 

Isso significa trocar uma dívida por outra mais barata, aumentando as chances de quitá-la completamente.  


Faça renda extra para quitar a dívida mais rápido 

Por fim, quanto mais dinheiro a pessoa com dívidas conseguir juntar todo mês, mais rápido poderá quitar a dívida.  

Nesse caso, fazer uma renda extra pode ser uma boa opção para ir amortizando as parcelas e, em alguns casos, até conseguir descontos no valor total do débito.  

Serasa Limpa Nome: busque ofertas de renegociação de dívidas com bancos

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas. O processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096).

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app: 

1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso 

O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso. 

2. Selecione os acordos disponíveis 

As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 

3. Pague o boleto 

Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.