Carta de quitação de dívida: por que é importante e como solic...
Carta de quitação de dívida: por que é importante e como solicitarData de publicação 23 de julho de 202512 minutos de leitura
Atualizado em: 2 de junho de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
O BC estima que mais de R$ 9 bilhões estejam esquecidos em contas bancárias no país.
A partir de 27 de maio de 2025, fazer a solicitação desses valores ficou mais fácil com uma mudança implementada no Sistema de Valores a Receber (SVR).
Se você quer saber o que mudou no SVR, como fazer a consulta de valores esquecidos e entender como solicitar esse dinheiro de forma automática e recebê-lo via Pix, continue lendo este post.
A mudança anunciada pelo Banco Central no Sistema de Valores a Receber (SVR) torna o processo ainda mais simples para pessoas físicas que usam o CPF como chave Pix. Quem habilitar a nova funcionalidade receberá automaticamente na conta vinculada ao Pix qualquer valor esquecido. Assim, se houver dinheiro disponível, ele será transferido direta e automaticamente, sem a necessidade de fazer solicitações manuais.
Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais.
É preciso ter um acesso Prata ou Ouro. As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação de resgate manual. A nova funcionalidade do SVR também não pode ser usada para valores vindos de conta conjunta.
Outro alerta importante sobre o resgate de dinheiro esquecido via Pix é que a solicitação é totalmente grátis. Por isso, não aceite nenhum tipo de cobrança para o uso dessa função e utilize apenas os canais oficiais.
Leia também | Como abrir uma conta gov.br
Você conseguirá saber exatamente qual valor tem para resgatar, a origem e a instituição em que o dinheiro está.
Leia também | Como saber se tenho dinheiro a receber pelo CPF
O SVR é uma plataforma criada pelo Banco Central que permite a consulta de cidadãos e empresas a possíveis valores esquecidos em bancos e instituições financeiras. O sistema online entrou em operação em 2022, ficou suspenso temporariamente e voltou a funcionar em março de 2023, com novos recursos.
Relembrando, o “dinheiro esquecido” em geral ocorre nas seguintes situações: contas bancárias encerradas com algum saldo, rateio de sobras de cooperativas de crédito, recursos de consórcios encerrados, tarifas cobradas indevidamente e contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo.
Leia também | Como resgatar dinheiro esquecido em banco
Ao fazer a busca no Sistema de Valores a Receber é possível inserir dados de pessoas falecidas, da mesma forma como é feita a consulta de pessoa viva. Entretanto, caso haja dinheiro esquecido, a solicitação de resgate só pode ser realizada por um herdeiro ou inventariante.
O representante deve acessar o SVR com sua própria conta gov.br e clicar na opção “Valores para pessoas falecidas” na tela inicial. É preciso inserir as informações do falecido e aceitar um termo de responsabilidade de acesso a dados de terceiros.
Para receber o valor, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição financeira indicada pelo sistema.
Leia também | Como sacar FGTS de falecido
O Sistema de Valores a Receber mapeia especificamente o dinheiro que ficou em contas de banco e instituições financeiras. Ele não identifica valores a que o cidadão possa ter direitos originários de outras fontes.
Para valores esquecidos de benefícios do governo, como abono salarial e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é preciso conferir se há algum dinheiro esquecido diretamente com a Caixa Econômica Federal.
Leia também | Como consultar o saldo do FGTS pela internet
Data de publicação 23 de julho de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 16 de julho de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 15 de julho de 20257 minutos de leitura