Neoenergia acordo: como regularizar contas em atraso com pagam...
Neoenergia acordo: como regularizar contas em atraso com pagamentos facilitadosData de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Atualizado em: 4 de junho de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A suspensão do FIES foi uma alternativa criada durante o período de pandemia de covid-19 para quem não podia manter o pagamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Naquela fase, as parcelas puderam ser suspensas temporariamente.
Atualmente, o bloqueio do pagamento das parcelas não pode mais ser feito. Entretanto, é possível negociar dívidas do financiamento estudantil até 31 de agosto de 2024 pelo programa Desenrola FIES.
Entenda como funcionou a suspensão FIES e quais as alternativas atuais para quem está com dificuldade em manter o pagamento das parcelas em dia.
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em universidades privadas.
A intenção é que o aluno faça o curso em faculdades particulares e pague as mensalidades somente após a formação, com taxas de juros baixas ou até mesmo juro zero em alguns casos.
Entretanto, muitas pessoas acabam não conseguindo pagar os débitos com o governo após receber o diploma e criam uma dívida de valor alto no início da vida profissional. De acordo com o governo, em maio de 2024 o FIES apresentava uma taxa de inadimplência de mais de 50%.
Em 14 de maio de 2020, devido à pandemia do covid-19, a Lei nº 13.998/2020 determinou a suspensão das parcelas do FIES para os contratos que estavam em dia até 20 de março de 2020, antes do estado de calamidade pública. A lei permitia a suspensão de duas parcelas para os contratos em fase de utilização ou carência e de quatro parcelas para os contratos em fase de amortização.
Com a continuidade da pandemia, em 9 de julho de 2020 o governo publicou uma nova lei, que manteve a suspensão temporária das obrigações financeiras com o FIES durante o período de vigência do estado de calamidade pública por mais 180 dias.
Como a cenário se prolongou, uma nova lei prorrogou por mais um ano, a partir de janeiro de 2021, a suspensão temporária das obrigações financeiras do FIES. Dessa forma, a suspensão do FIES venceu em janeiro de 2022.
Em setembro de 2022 o Governo Federal abriu a possibilidade de renegociar as dívidas com o financiamento. Em 2023 a renegociação foi retomada com novas regras, por meio do programa Desenrola FIES.
A suspensão das parcelas do FIES não é mais uma alternativa disponível. Porém, o Ministério da Educação (MEC) estendeu até 31 de agosto de 2024 o Desenrola FIES, programa de negociação de dívidas do financiamento. Na renegociação, alguns estudantes podem ter até 99% de desconto.
O Desenrola FIES é válido para contratos assinados até 2017 e para dívidas até 30 de junho de 2023 – a medida não considerada a data de negociação para definir os atrasos. Para negociar, é preciso entrar em contato com o banco em que o financiamento do crédito estudantil foi assinado: Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Não. A suspensão do pagamento das parcelas do FIES que ocorreu devido à pandemia é diferente da suspensão temporária do contrato.
A suspensão temporária da utilização do financiamento ocorre quando o beneficiário ainda está estudando. Ele pode solicitar a suspensão do contrato por até quatro semestres consecutivos. Os meses de suspensão não serão considerados na dívida final.
É importante lembrar que tanto a suspensão quanto o cancelamento completo do contrato não eliminam a dívida contratada com o governo relativa aos meses cursados no ensino superior. A dívida com o FIES não caduca.
Compreenda melhor essas e outras regras do programa no portal SisFIES.
Se além do FIES há outras dívidas em atraso, conte com o suporte da Serasa para regularizar a sua situação financeira.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura