Sábado é dia útil para pagamento? Saiba
Sábado é dia útil para pagamento? SaibaData de publicação 6 de setembro de 20243 minutos de leitura
Atualizado em: 5 de outubro de 2023
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O novo calendário do PIS 2023 já está valendo. Em 2022, logo após o início dos pagamentos, houve uma pausa que durou até as primeiras semanas do mês de março. No entanto, eles retornaram ao normal, e os trabalhadores já podem sacar o benefício. Um alívio para quem conta com esse dinheiro e estava na expectativa do seu recebimento.
Para ter direito de sacar o PIS, porém, é preciso cumprir algumas regras. Confira quem recebe e saiba como consultar o benefício.
O pagamento do PIS no ano de 2021 foi suspenso devido à concessão, pelo Governo Federal, do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (Bem 2021) em razão da pandemia de covid-19. Com isso, os trabalhadores precisaram esperar o ano de 2022 para receber o benefício.
Foi elaborado então um calendário para proceder aos pagamentos, uma vez que o abono salarial PIS/Pasep é obrigatório por lei, e o benefício voltou a ser pago em 2022. A Caixa Econômica Federal foi a instituição responsável pelo repasse do dinheiro aos beneficiários.
Depois de terem sido suspensos no mês de fevereiro de 2021, os pagamentos retornaram no dia 15 de março de 2022 e seguem sendo efetuados todo mês.
Antes de conferir o calendário PIS 2023, é importante destacar que o PIS e o PASEP não são a mesma coisa, ainda que, na maior parte das vezes, façamos referência aos dois benefícios em conjunto.
O PIS significa Programa de Interação Social e é o abono salarial pago aos trabalhadores da iniciativa privada. PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, destinado a servidores públicos e militares.
Mas essa não é a única diferença entre ambos. O benefício do PIS surge com a Lei Complementar nº 7/1970, e os pagamentos são sempre efetuados pela Caixa Econômica Federal.
O PASEP foi instituído pela LC nº 8/1970 e os pagamentos são feitos pelo Banco do Brasil. Então, atente-se a essas diferenças para não perder a data e o local do pagamento do benefício.
Em 2023, o valor máximo para o pagamento do PIS/ PASEP é de R$1320,00. No entanto, só recebem esse valor aqueles que trabalharam com carteira assinada nos doze meses do ano passado.
Os demais vão receber de forma proporcional ao número de meses trabalhados em 2022. É possível conferir o valor exato a seguir:
O valor total do PIS/PASEP é sempre calculado com base no valor do salário mínimo vigente, e os meses trabalhados são calculados de forma proporcional.
Para ter direito ao PIS/ PASEP é preciso ter carteira assinada, ou seja, trabalhar para uma pessoa jurídica pelo regime da CLT ou ser servidor público ou militar. Diante desse requisito, o benefício não se aplica aos microempreendedores individuais (MEIs).
Além disso, é preciso cumprir outras regras para receber o benefício:
A inscrição no programa PIS/PASEP é feita uma única vez na vida do trabalhador, o que geralmente ocorre por ocasião do primeiro emprego com carteira assinada ou do serviço público ou militar. Por sua vez, a declaração de informações do RAIS é uma responsabilidade do empregador ou do seu representante legal.
Como dito anteriormente, o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, e o saque pode ser feito de várias maneiras:
Beneficiários do PIS também devem ficar atentos aos documentos necessários para efetuar o saque. Para receber nas casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui, é preciso ter em mãos o Cartão Cidadão. Se a opção for receber diretamente no caixa em uma agência bancária, leve também o número do PIS – caso não saiba qual, é possível consultar pelo CPF – e um documento oficial com foto.
O pagamento do benefício do PIS é feito conforme o mês de nascimento do beneficiário. Já o pagamento do PASEP é realizado conforme o número final da inscrição no programa. Além disso, os pagamentos que começaram em fevereiro seguem sendo efetuados durante o ano todo, uma vez que os beneficiários têm até o dia 28 de dezembro para sacar o dinheiro, conforme estabelecido.
Porém, em alguns casos, foi possível fazer a antecipação do PIS. Os trabalhadores com carteira assinada de 31 municípios de Minas Gerais e 17 cidades da Bahia afetados pela enchente de dezembro de 2021 puderam sacar o benefício em 8 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento.
Quer receber notificações sobre o calendário PIS e outros serviços direto do seu celular? Baixe o SuperApp da Serasa e tenha tudo isso em suas mãos!
Há várias formas de conferir o direito ao benefício do abono salarial. O trabalhador pode fazer uma consulta no Ministério da Fazenda, pelo CPF e senha gov.br. Também é possível consultar diretamente pelo aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS) ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS).
Se preferir, é possível ligar para o número de atendimento do Caixa Cidadão, através do número 0800 726 0207 ou acessar o Portal www.gov.br.
Confira o passo a passo para sacar o PIS:
Caso o titular tenha o Cartão Cidadão, é possível realizar a retirada do saldo em caixas de autoatendimento, utilizando uma senha pessoal. Além disso, é possível fazer o saque também em lotéricas e demais correspondentes da Caixa com o uso da senha.
É possível fazer saques de benefícios sociais, como o PIS, em uma agência da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, será necessário apresentar os seguintes documentos:
Nas lotéricas, só é possível sacar o PIS com o Cartão Cidadão e senha. No entanto, caso o titular só tenha a identidade, é possível fazer o saque em uma agência da Caixa.
Outro método online de fazer o saque do PIS é pelo aplicativo do FGTS. Confira o passo a passo:
Sim, o trabalhador que não tiver conta na Caixa ou que não tem uma Poupança Social Digital pode receber o abono. Para isso, o saque será efetuado com cartão social e senha. O benefício pode ser recebido no autoatendimento, lotéricas, Caixa Aqui e agências da Caixa.
Data de publicação 6 de setembro de 20243 minutos de leitura
Data de publicação 21 de agosto de 20243 minutos de leitura
Data de publicação 31 de maio de 20243 minutos de leitura