Entrar

Cartão de crédito para score baixo: sonho ou realidade?

É possível encontrar um cartão de crédito para score baixo, mas as condições podem não ser tão vantajosas. Entenda o porquê e como conseguir.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 02 de dezembro de 2021.

Quem procura um cartão de crédito para score baixo precisa saber, primeiro, que essa possibilidade existe.

No entanto, se este é o seu caso, mais importante que conseguir um cartão de crédito pode ser adotar bons hábitos financeiros e, aos poucos, por consequência, conseguir aumentar seu score. Neste conteúdo, vamos explicar essa questão com mais detalhes.

Quais são as vantagens do cartão de crédito?

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. Segundo o Banco Central, o país encerrou 2020 com 134 milhões de cartões de crédito ativos, um salto de 12% em relação ao ano anterior.

Entre os principais benefícios do uso do cartão está a possibilidade de parcelar produtos e serviços, pagar a fatura em até 40 dias após a compra, participar de programas de vantagens, não precisar andar com dinheiro de papel e poder consumir serviços recorrentes, como assinatura de streaming, por exemplo.

Mas, claro: como qualquer outra modalidade de crédito, ele deve ser aproveitado com cautela e planejamento. Ao utilizar esse recurso corretamente, pagando a fatura em dia e ficando bem longe do rotativo, ele pode até mesmo ajudar você a organizar suas finanças.

Leia também | Juros rotativo ou crédito rotativo: entenda o que é e como funciona

Cartão de crédito para score baixo: como funciona?

Não existe um cartão de crédito específico para quem tem score baixo. Claro que ter um score alto te ajuda a conseguir muito mais opções, tanto de cartão quanto de outros tipos de crédito. E com condições mais vantajosas, como juros menores, limites maiores.

Mas, mesmo com score baixo, você ainda pode conseguir. Isso porque, além da sua pontuação, as instituições financeiras analisam muitos outros critérios para decidirem se vão ou não liberar o crédito para você.

É mais ou menos assim que funciona: o mercado considera o score como um espelho das finanças das pessoas. Tudo o que você faz – se paga as contas em dia ou não, se está com o nome sujo ou não, se faz muitas pesquisas de crédito ou não – impacta na sua pontuação de crédito.

Mas cada instituição financeira possui seus próprios critérios para definir se concede ou não o cartão de crédito para quem está com o score baixo. O score, para essas instituições, é muito importante, mas não é o único critério considerado na análise. Por isso que muitas pessoas com score baixo conseguem tranquilamente a aprovação de um ou mais cartões.

Quanto de score precisa para ter um cartão de crédito?

Não existe necessariamente uma pontuação de crédito mínima para ter um cartão de crédito. Os critérios de análise de risco variam de instituição para instituição, por isso, o score mínimo para cartão de crédito aprovado pode variar.

No entanto, quanto maior for o seu score, melhor será a sua reputação no mercado de crédito. Assim, será mais fácil conseguir um cartão com melhores condições, como limite maior e outras vantagens.

De modo geral, com um score mais alto e um perfil financeiro que apresenta menor risco de inadimplência, o consumidor pode conseguir algumas facilidades para ter acesso a qualquer tipo de crédito. Por isso, o interessante é ter uma vida financeira organizada, pagar as contas em dia, para que estes bons hábitos reflitam em um score cada vez mais alto.

Como conseguir um cartão de crédito com score baixo?

Se você tem um score baixo mas está com o nome limpo, as chances de conseguir um cartão de crédito são maiores.

A forma mais fácil de encontrar um cartão de crédito com score baixo é utilizar o Serasa eCred, serviço de crédito da Serasa. Na plataforma, você pode simular e contratar ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades em várias

instituições financeiras ao mesmo tempo. Veja como é simples:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará o eCred a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa eCred buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Qual o melhor cartão de crédito que aprova com score baixo?

Após pesquisar no eCred, você poderá analisar com calma cada uma das ofertas que aparecerem para você. O melhor cartão de crédito que aprova com score baixo será aquele que melhor atende suas necessidades individuais. Só preste atenção em todas as condições: valor da anuidade, juros aplicados e limite aprovado.

Além disso, existe a opção de cartão de crédito pré-pago. Nele, você “deposita” antes o valor exato que pode e quer gastar mensalmente no cartão, evitando que fique endividado. Outra alternativa são os cartões de crédito consignados, que descontam o valor das compras diretamente na sua folha de pagamento.

Gostou de saber mais sobre cartão de crédito para score baixo? Não se esqueça que você pode consultar seu Serasa Score 2.0 a qualquer momento, quantas vezes quiser e sem pagar nada no site ou aplicativo da Serasa. Por lá, além de acompanhar a evolução da sua

pontuação, você também pode conferir os comportamentos que mais estão impactando seu score e corrigi-los para conseguir uma pontuação mais alta.