Cartão de crédito para score baixo: sonho ou realidade?

É possível encontrar um cartão de crédito para score baixo, mas as condições podem não ser tão vantajosas. Entenda o porquê e como conseguir.

várias opções de cartões de crédito para score baixo

Foto elaine ortiz
Publicado em: 02 de dezembro de 2021.

Quem procura um cartão de crédito para score baixo precisa saber, primeiro, que essa possibilidade existe.

No entanto, se este é o seu caso, mais importante que conseguir um cartão de crédito pode ser adotar bons hábitos financeiros e, aos poucos, por consequência, conseguir aumentar seu score. Neste conteúdo, vamos explicar essa questão com mais detalhes.

Quais são as vantagens do cartão de crédito?

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. Segundo o Banco Central, o país encerrou 2020 com 134 milhões de cartões de crédito ativos, um salto de 12% em relação ao ano anterior.

Entre os principais benefícios do uso do cartão está a possibilidade de parcelar produtos e serviços, pagar a fatura em até 40 dias após a compra, participar de programas de vantagens, não precisar andar com dinheiro de papel e poder consumir serviços recorrentes, como assinatura de streaming, por exemplo.

Mas, claro: como qualquer outra modalidade de crédito, ele deve ser aproveitado com cautela e planejamento. Ao utilizar esse recurso corretamente, pagando a fatura em dia e ficando bem longe do rotativo, ele pode até mesmo ajudar você a organizar suas finanças.

Leia também | Juros rotativo ou crédito rotativo: entenda o que é e como funciona

Cartão de crédito para score baixo: como funciona?

Não existe um cartão de crédito específico para quem tem score baixo. Claro que ter um score alto te ajuda a conseguir muito mais opções, tanto de cartão quanto de outros tipos de crédito. E com condições mais vantajosas, como juros menores, limites maiores.

Mas, mesmo com score baixo, você ainda pode conseguir. Isso porque, além da sua pontuação, as instituições financeiras analisam muitos outros critérios para decidirem se vão ou não liberar o crédito para você.

É mais ou menos assim que funciona: o mercado considera o score como um espelho das finanças das pessoas. Tudo o que você faz – se paga as contas em dia ou não, se está com o nome sujo ou não, se faz muitas pesquisas de crédito ou não – impacta na sua pontuação de crédito.

Mas cada instituição financeira possui seus próprios critérios para definir se concede ou não o cartão de crédito para quem está com o score baixo. O score, para essas instituições, é muito importante, mas não é o único critério considerado na análise. Por isso que muitas pessoas com score baixo conseguem tranquilamente a aprovação de um ou mais cartões.

Quanto de score precisa para ter um cartão de crédito?

Não existe necessariamente uma pontuação de crédito mínima para ter um cartão de crédito. Os critérios de análise de risco variam de instituição para instituição, por isso, o score mínimo para cartão de crédito aprovado pode variar.

No entanto, quanto maior for o seu score, melhor será a sua reputação no mercado de crédito. Assim, será mais fácil conseguir um cartão com melhores condições, como limite maior e outras vantagens.

De modo geral, com um score mais alto e um perfil financeiro que apresenta menor risco de inadimplência, o consumidor pode conseguir algumas facilidades para ter acesso a qualquer tipo de crédito. Por isso, o interessante é ter uma vida financeira organizada, pagar as contas em dia, para que estes bons hábitos reflitam em um score cada vez mais alto.

Como conseguir um cartão de crédito com score baixo?

A forma mais fácil de encontrar um cartão de crédito com score baixo é utilizar o Serasa Crédito, serviço de crédito da Serasa. Na plataforma, você pode simular e contratar ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades em várias

instituições financeiras ao mesmo tempo. Veja como é simples:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Escolha a melhor oferta e finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.