Como aumentar o Score do CPF? É possível fazer isso em 30 dias?

Entenda como aumentar o Score do CPF. Com medidas simples e constantes, é possível aumentar, aos poucos, sua pontuação de crédito. Confira!
calendário marcado bem no dia 30

elaine ortiz colunista
Atualizado em: 18 de março de 2022

Como aumentar o Score do CPF? Eis uma das questões mais presentes entre os consumidores brasileiros. Isso porque o Score é uma das ferramentas que o mercado mais utiliza para conceder ou não crédito às pessoas.

Basicamente, se você possui Score alto, é mais provável que consiga cartão de crédito, empréstimo, financiamento de carro ou casa, além de juros menores.

Por outro lado, se seu Score é baixo, o mercado atribui maior risco de crédito ao seu perfil. Muitas vezes o crédito é até concedido, mas com taxas de juros mais altas.

É por esse motivo que muitas pessoas, cada vez mais, estão interessadas em descobrir como fazer para aumentar o Score.

Para entender melhor, é importante saber que o Serasa Score é dinâmico, reflete sempre o atual momento financeiro da pessoa. É a vida financeira dela que dita a forma com que o Score se comporta. Em outras palavras, o Score é como um espelho dos hábitos financeiros.

Por isso, a primeira informação que você deve ter é que não existe uma mágica capaz de fazer seu Score aumentar da noite para o dia. O que existe são boas práticas e comportamentos financeiros que você pode adotar agora mesmo. Essa postura vai contribuir para aumentar sua pontuação de crédito ao longo do tempo, o que pode acontecer até mesmo em 30 dias ou menos.

Continue a leitura e confira dicas de como aumentar o Serasa Score.

Leia também | Pontuação de crédito: o que é e como consultar

Como aumentar o Score do CPF? Dicas práticas

Muitas pessoas buscam uma fórmula para aumentar o Score rápido. No entanto, tome cuidado se você se deparar com alguma empresa que promete aumentar o Serasa Score. Isso não existe e é cilada. Se alguém fizer uma proposta para você desse tipo, recuse imediatamente! Nunca pague a alguém com o objetivo de aumentar seu Score.

A Serasa é a melhor fonte de conteúdo para você tirar qualquer dúvida sobre o Serasa Score. Você pode consultar nosso Manual do Score, o guia oficial, único e definitivo da Serasa com todas as informações que você precisa para aumentar a sua pontuação de crédito. Ou ainda procurar os canais oficiais da Serasa para tirar dúvidas.

A forma mais confiável de aumentar o Score é tendo uma vida financeira organizada. Não existe fórmula mágica para isso!

Agora sim, confira dicas práticas de como aumentar o Score do CPF:

  1. Quite suas dívidas e saia da inadimplência: é possível encontrar boas na plataforma de negociação Serasa Limpa Nome. Basta entrar no site ou app da Serasa e consultar.

  2. Pague suas contas em dia: o seu histórico de pagamentos é um dos principais responsáveis pela pontuação de crédito.

  3. Utilize o Cadastro Positivo: ele registra suas contas pagas, e não apenas as dívidas, e cria um histórico positivo para as empresas.

Quanto tempo demora para aumentar o Score?

Para saber quanto tempo demora para aumentar o Score, você precisa antes compreender como funciona o cálculo.

O Serasa Score considera os bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia e buscar crédito com moderação. Pegar muitos empréstimos ou cartões de crédito simultaneamente, por exemplo, pode afetar negativamente a pontuação.

Lembre-se, porém, que a decisão de aprovar o crédito não tem qualquer interferência da Serasa e é tomada apenas pela instituição financeira.

E mais: a Serasa não tem o menor interesse em diminuir seu Score. Pelo contrário. O que queremos é que cada vez mais as pessoas consigam equilibrar as contas, ter uma vida financeira saudável e um Score que reflita isso.

O Serasa Score considera em seu cálculo seis critérios:

  • Comportamento de consultas para serviço e crédito.

  • Crédito contratado.

  • Histórico de dívidas.

  • Pagamento de crédito.

  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Cada uma dessas categorias tem um peso diferente para determinar a pontuação.

Leia também | Como usar o Serasa Score 2.0?

Agora que você sabe como funciona o Serasa Score, fica mais fácil entender que a pontuação não muda de forma instantânea.

Quer um exemplo? Quando você paga uma dívida que deixou seu nome negativado, ela sai do seu CPF em até cinco dias úteis. Porém, com a sua pontuação de crédito é diferente, já que acompanha as movimentações financeiras ao longo do tempo. Não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de subida conforme mudanças positivas no comportamento financeiro.

Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o Score, pois pode acontecer a qualquer momento.

Como aumentar o Score rápido?

Aumentar logo o Serasa Score é o objetivo de muita gente, principalmente quem busca um financiamento ou um empréstimo. Porém, como dissemos, não há fórmula mágica que faça a pontuação aumentar de uma hora para outra. É preciso tempo para que o mercado entenda que a mudança financeira é para valer, e não apenas algo pontual.

Em resumo, quem tem uma vida financeira saudável, paga as dívidas na data certa e não tem o nome negativado tende a ter uma boa pontuação.

Mas, se a pergunta “como faço pra aumentar meu score” ainda está na sua cabeça, conheça a ferramenta que ajuda a acelerar esse processo: o Cadastro Positivo.

Cadastro Positivo

O uso do Cadastro Positivo também pode impactar na pontuação de crédito. Essa é uma ferramenta que reúne informações de como tem sido pagos empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Além disso, também é possível registrar o pagamento de contas de consumo como água, luz, gás e internet.

Essa é uma maneira de informar aos credores os pagamentos efetuados pelo consumidor, formando um histórico muito mais rico. Com isso, os registros ultrapassam apenas as dívidas não pagas.

Leia também | Score Cadastro Positivo: o que é e como ele aumenta suas chances de conseguir crédito

Então, como faço para aumentar meu score? Mesmo que não seja rápido?

A dica é ter paciência e ter na cabeça que as mudanças na vida financeira devem se tornar hábitos constantes. O mais importante é organizar as contas, quitar as dívidas, pagar os boletos em dia, não gastar mais do que ganha, honrar todos os pagamentos.

Quer saber mais sobre como aumentar o Serasa Score? Então baixe o Manual do Score Serasa grátis e tire todas as suas dúvidas.

Quer saber mais sobre o Serasa Score?

Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? Preparamos o Manual do Score Serasa: o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.

No manual você vai encontrar alguns dos hábitos financeiros que podem ajudar a melhorar sua pontuação, aprender a identificar e evitar possíveis fraudes, se atualizar sobre as novidades recentes do Serasa Score, entre outros assuntos. Tudo de forma simplificada e gratuita!

Score para conseguir crédito