Entrar

Como consultar IPTU em atraso: confira as nossas dicas!

Você pode consultar IPTU em atraso no site da prefeitura de sua cidade, nos setores de administração do município e outros lugares. Leia o nosso post para entender!

Jornalista Serrana Filetti
Publicado em: 04 de julho de 2022.

Se você não paga o IPTU em dia, acumula atraso, juros e multas. Além disso, corre o risco de ter de lidar com o cenário em que a prefeitura entra com uma ação judicial pedindo até mesmo a penhora do imóvel. Uma situação ruim, não é? Assim, vamos ver neste post como consultar o IPTU em atraso.

Você verá que é possível consultar o valor atual da dívida e que esse processo é simples, pois a maioria das prefeituras disponibiliza a consulta de débitos de IPTU online. Basta você acessar o site do município, com o número de inscrição do seu imóvel e pronto!

De forma rápida, saberá o valor da dívida, as formas de pagamento e poderá imprimir a guia para quitação. Quer mais detalhes sobre como consultar IPTU atrasado? Acompanhe o artigo!

Como consultar débitos de IPTU?

Veja as diferentes maneiras de como consultar IPTU em atraso. Lembre-se que cada prefeitura pode disponibilizar um tipo de serviço. Algumas colocam o setor de administração à disposição dos contribuintes. Outras permitem regularizar o IPTU atrasado junto ao setor de arrecadação. De todo jeito, fique atento a estas dicas:

Acesse o site do seu município

Você pode consultar débitos de IPTU pesquisando no site da própria prefeitura, que geralmente disponibiliza um menu para verificar as dívidas pendentes.

Em geral, para consultar IPTU em atraso, você terá de ter em mãos o número de contribuinte imobiliário, que consta no carnê do IPTU, o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. No entanto, é bom lembrar que o melhor é nunca atrasar o pagamento do imposto, pois assim você evita multas e complicações financeiras.

Busque informações na prefeitura

Toda prefeitura tem um departamento encarregado pela arrecadação. Geralmente é nesse espaço que são emitidos os carnês do IPTU e que você descobre como consultar o IPTU atrasado. No entanto, é importante levar seus documentos, como o carnê antigo, por exemplo, a identidade, o CPF ou até mesmo o CNPJ do proprietário do imóvel.

Assim, o responsável pelo departamento poderá acessar no computador e conferir como está a dívida ativa junto ao município. Além disso, ele poderá imprimir a nova guia para o pagamento do imposto.

Outra informação é que a dívida só pode ser informada ao proprietário do imóvel, portanto é importante ir pessoalmente até a prefeitura para consultar o IPTU em atraso.

Por que é importante quitar o seu IPTU?

Como já foi abordado no início deste artigo, é importante quitar a dívida do IPTU para evitar impactos negativos na sua vida financeira. Entre os principais problemas, podemos destacar:

• dificuldade para comprar produtos ou contratar serviços;
• ter problemas judiciais que levem ao bloqueio de bens ou penhora do imóvel;
• dificuldade para financiar automóvel ou casa;
• ter contas bancárias reprovadas.

Além de tudo isso, quando você não paga o IPTU, cai na dívida ativa do município. Como dissemos, isso pode levar à perda da casa ou apartamento e a outras consequências. Então, o primeiro passo para evitar essas consequências é conhecer mais sobre a dívida ativa e evitar situações desagradáveis com a sua vida financeira.

Leia também: IPTU: o que é e quem tem que pagar?

Como consultar e pagar a dívida ativa?

No caso de contribuintes que têm dívida ativa de IPTU, é possível pagá-la da seguinte forma:

• Procure a prefeitura do município onde se localiza o imóvel.
• Saiba o valor do seu débito.
• Pegue a guia do pagamento e regularize a situação.
• Parcele o débito se ele chegou a valores muito altos.

Ainda sobre o parcelamento do seu débito, é preciso saber o valor da dívida. Portanto, quando você for regularizar o IPTU, vale a pena perguntar se é possível fazer o parcelamento. Porém, a dica que damos é a seguinte: tente pagar o valor à vista, pois isso pode ser mais vantajoso para o seu bolso por gerar descontos e abatimentos.

Veja também o vídeo sobre o que é dívida ativa e como regularizá-la

A dívida ativa prescreve?

Essa é uma pergunta que até já respondemos no blog da Serasa, porém vale a pena lembrar que a dívida ativa prescreve só se ela for tributária. A Fazenda Pública só poderá fazer uma cobrança de dívida tributária em até 5 anos. Após esse período, a pendência prescreve.

Leia também: Dívida ativa: o que é e como regularizar?

Como negociar as suas dívidas?

Já explicamos como você negocia o IPTU, certo? No entanto, se você tem problemas com outras dívidas, pode acessar a plataforma online do Serasa Limpa Nome. Nessa plataforma, você pode negociar e quitar dívidas com as empresas parceiras, que são bancos, financeiras, redes de telefonia, varejo, empresas de recuperação de crédito, entre outras.

O Serasa Limpa Nome também oferece outras vantagens, como:

• ofertas exclusivas com até 90% de desconto e condições especiais para você negociar as dívidas;
• negociação rápida em ambiente confiável e seguro;
• possibilidade de acompanhar os seus acordos e emitir boletos e segunda via para acordos parcelados.

Leia também: Como negociar dívidas pela internet de forma rápida e segura

Agora que você aprendeu como consultar IPTU em atraso, não terá mais dificuldades para regularizar o seu imposto de renda, não é mesmo? Além disso, não deixará o seu imóvel cair na dívida ativa, já que esse pode ser um grande problema para a sua vida financeira. Afinal, dívida é sinônimo de instabilidade e dificuldade no dia a dia, prejudicando o acesso ao crédito e trazendo dor de cabeça.

Verifique o seu Score no site da Serasa

Embora o site da Serasa não informe sobre a dívida do IPTU, ajuda você a cuidar da vida financeira verificando o Score, dívidas em atraso e negativadas, além de outros produtos e serviços da Serasa. Para saber mais sobre Score, acesse esse link.