Entrar

É possível pagar dívidas com desconto? Conheça alternativas

O endividamento é um problema grave no Brasil. Para lidar com isso, saiba como é possível negociar com empresas credoras e pagar dívidas com desconto.

Foto Vanessa Ferreira
Publicado em: 11 de janeiro de 2022.

Em tempos difíceis na economia, como o que o Brasil está atravessando, a quantidade de consumidores endividados tende a crescer. Nesse cenário, é normal que essas pessoas se sintam inseguras sobre o futuro. Por isso, saber que é possível pagar dívidas com desconto pode parecer um alívio.

Uma pesquisa recente sobre endividamento realizada pela Serasa mostrou que a pandemia impactou as finanças de 64% dos brasileiros. A pesquisa traz um dado ainda mais alarmante: dos respondentes endividados, 76% não conseguiram quitar sua principal dívida.

Se você é uma dessas pessoas que têm alguma dívida em aberto, continue lendo este artigo para saber quais são as opções para pagar dívidas com desconto e conseguir um alívio financeiro.

Como conseguir pagar dívidas com desconto?

O caminho para conseguir pagar suas dívidas com desconto é através de um acordo com o credor. Isso pode ser feito diretamente com ele ou através de plataformas que facilitem esse acordo, como o Serasa Limpa Nome, por exemplo.

Para o consumidor, uma condição diferenciada para quitar a dívida pode ser a única maneira de se livrar dela. Já para a instituição credora, é o melhor jeito de garantir o pagamento, evitando a inadimplência ou atrasos ainda maiores.

Mas antes de tentar um acordo de dívida, é importante definir uma estratégia que faça sentido dentro do seu planejamento financeiro.

Com certeza, o melhor jeito de conseguir um bom desconto na sua dívida é adiantando a quitação do valor.

No caso de empréstimos ou financiamentos, por exemplo, é possível descontar o valor dos juros que seriam cobrados nas parcelas futuras quando o consumidor pode realizar o pagamento total do valor antes do tempo previsto.

No entanto, nem sempre se tem todo o dinheiro necessário para pagar a dívida. Por isso, é importante seguir alguns passos para fazer um bom negócio.

1. Entenda a sua dívida

A primeira coisa é fazer um levantamento do valor total devido, para se ter uma noção real do problema. Isso vai te ajudar a entender se é ou não possível quitar tudo de uma vez ou se será melhor continuar negociando um outro acordo.

2. Conheça todos os seus gastos mensais e seja realista

Quando não for possível pagar o valor total, será necessário combinar uma forma de pagar a dívida com desconto em parcelas ou com um prazo estendido.

Se esse for o seu caso, é importante entender quanto dinheiro você recebe por mês e o quanto gasta. Só assim você saberá quanto sobra para pagar as parcelas.

É importante ter atenção a esse ponto para não se comprometer com um valor que não será possível pagar e com isso, criar uma nova dívida fora de controle.

3. Trace um plano ideal

Sabendo o quanto você deve e quanto você tem disponível para pagar a dívida, é hora de traçar algumas estratégias de negociação. Defina e anote algumas opções que funcionam melhor para você.

Não necessariamente será possível chegar ao valor que você deseja, mas é provável que tenha algum cenário que seja mais próximo do que você traçou.

Leia também | Negativação: descobri que estou com o nome sujo, e agora?

4. Esteja disposto a fazer economia

Quanto antes for possível quitar o valor, maior será a possibilidade de conseguir pagar dívidas com desconto. Por isso, esteja aberto a fazer alguns cortes de gastos por um tempo para antecipar o pagamento total.

Seguindo esses passos e sendo honesto consigo mesmo e com o seu credor sobre a sua situação financeira, fica mais fácil conseguir um bom desconto.

Leia também | Nome sujo? Negocie as dívidas sem sair de casa com o Serasa Limpa Nome

4 motivos para quitar suas dívidas

1. Economize com o desconto

Correr atrás de uma forma de negociar dívidas com desconto já é uma alternativa para economizar algum dinheiro.

Além do desconto, quanto mais tempo você leva para pagar a dívida, mais cara ela fica. Ou seja, o valor que seria pago na realidade poderia ser ainda maior sem a negociação.

2. Pague juros menores

Um dos grandes benefícios de buscar a negociação da dívida é a possibilidade de redução dos juros. Isso evita que você gaste um valor desnecessário apenas com essas taxas, que nem sempre são amigáveis.

3. Melhore seu score de crédito

O score de crédito é uma pontuação que reflete seus hábitos financeiros e é usada por instituições para saber se você é um bom pagador.

Todo mundo sabe que quando uma pessoa tem muitas dívidas negativas a pontuação do score diminui. E, sem o nome limpo, fica mais difícil conseguir acesso a linhas de crédito como cartões, empréstimos, financiamentos e outros.

Por isso, quitar as dívidas é essencial para limpar seu nome. É isso que vai garantir que no futuro você tenha um Score alto para conseguir crédito.

4. Reduza as suas despesas

Se livrar de vez das dívidas é o sonho de toda pessoa que já passou por isso. Mas, quando se sabe que é possível ter desconto no pagamento de dívidas, fica mais fácil começar a controlar a vida financeira e sair da inadimplência.

Essa negociação pode ser um primeiro passo para criar novos hábitos e, quem sabe, se livrar desse problema de uma vez por todas.

Negocie suas dívidas com o Serasa Limpa Nome

Pagar dívidas com desconto, além de muito benéfico, pode ser fácil e prático. É para isso que existe o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país.

Atuando como um intermediador entre consumidores e instituições, o Serasa permite negociar dívidas de cartão de crédito, bancos, universidades, empresas de telefonia entre outras instituições.

Basta acessar a plataforma ou aplicativo da Serasa e se cadastrar. Se você tiver uma dívida com um dos parceiros do Serasa Limpa Nome, já poderá vê-la na sua tela, junto com as opções disponíveis para negociar.

A partir daí você terá acesso a ofertas de até 90% de desconto no valor total da dívida e opções especiais de parcelamento. Tudo isso online, e você pode fechar seu acordo em até 3 minutos.

O Serasa Limpa Nome é uma forma simples de quitar dívidas com desconto e condições diferenciadas. E isso beneficia tanto o consumidor quanto a empresa credora.

Agora você já sabe que é possível negociar sua dívida para pagá-la com desconto. Assim fica mais fácil manter sua saúde financeira e, de quebra, aumentar sua pontuação de crédito. Bom demais, né?