Entrar

Pagamento dia 5 e 20 como funciona?

Pagamento dia 5 e 20 como funciona? Leia o nosso post e veja também quais as vantagens em receber o adiantamento salarial.

Jornalista Serrana Filetti
Publicado em: 04 de julho de 2022.

Se você já se perguntou como funciona o pagamento 5 e 20, saiba que receber o adiantamento salarial pode ser uma ótima alternativa para cobrir o saldo negativo na conta bancária ou algum gasto imprevisto. No entanto, entenda que, ao receber o valor antecipado, poderá haver desconto em seu contracheque.

Para não ficar nenhuma dúvida sobre o assunto, preparamos este post com questões importantes e que fazem parte da vida de qualquer pessoa que trabalha de carteira assinada. Acompanhe!

O que é adiantamento de salário?

Em primeiro lugar, vamos ver o que é adiantamento de salário, também chamado de antecipação de salário ou adiantamento salarial. Isso significa que o profissional pode antecipar o recebimento de diárias já trabalhadas. Porém, você não pode confundir adiantamento com empréstimo.

Ao solicitar o adiantamento salarial, o trabalhador tem acesso ao dinheiro que é seu de direito, ou seja, não contrairá dívidas. Também é preciso entender que o adiantamento não é um benefício corporativo que as empresas são obrigadas a oferecer por lei. Muitas organizações, porém, oferecem essa oportunidade, pois entendem que é uma maneira de ajudar seus colaboradores a organizar as finanças.

Pagamento dia 5 e 20: como funciona?

O pagamento dia 5 e o pagamento-vale dia 20 funcionam da seguinte forma: quando a empresa oferece o adiantamento do salário, o pagamento é dividido e o colaborador recebe duas vezes ao mês. Geralmente, as empresas pagam o adiantamento entre o 15º e o 20º dia útil do mês e o restante até o 5º dia útil do mês seguinte.

Em resumo, no pagamento do dia 5 o trabalhador receberá o restante do seu salário de acordo com os dias trabalhados.

Leia mais: Pagamento dia 5 e 20: como funciona? O adiantamento vale a pena?

Como funciona o adiantamento salarial dia 20?

Geralmente, o valor antecipado é descontado na folha de pagamento de acordo com o regime de cada organização. Esse valor é de 40% do salário mensal do colaborador. Portanto, o dinheiro que você receberá dependerá do seu salário mensal e das políticas da empresa.

Pagamento quinzenal como funciona?

Já o pagamento quinzenal funciona assim: o colaborador recebe uma parcela do salário antes da data efetiva de vencimento do pagamento. O valor é descontado na folha e obedece às regras de cada organização. No entanto, é preciso entender que, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas não são obrigadas a oferecer o adiantamento.

Na hora da contratação, empresa e colaborador poderão firmar um acordo para que o funcionário fique ciente dos seus direitos. No entanto, é certo que o adiantamento salarial geralmente ocorre entre os dias 15 e 20 de cada mês. Porém, cabe ao departamento de Recursos Humanos da organização e ao departamento financeiro organizar um fluxo de pagamento. Assim, os colaboradores receberão realmente o que têm direito.

Quais vantagens do adiantamento salarial?

Além de você ter a oportunidade de receber um dinheiro antecipado para pagar dívidas, o adiantamento salarial ajuda a:

Conseguir um dinheiro extra no mês

Se você precisa daquele dinheiro extra no mês, o adiantamento salarial pode ser a saída. Além disso, é fácil conseguir e o que é melhor, esse vale já é seu. Ou seja, você não terá problemas com dívidas. Pelo contrário, ficará tranquilo para usar o adiantamento como precisa.

Atender às necessidades

Sabe aquela necessidade de última hora, como dar entrada em um tratamento odontológico ou de saúde? Pois é, o adiantamento salarial pode ser usado para isso. São as chamadas necessidades imediatas e que não podem esperar.

Leia mais: Recebeu uma grana extra? Veja dicas de como usar

Cobrir saldo negativo em conta

Você está com saldo negativo no banco? Um adiantamento salarial ajuda a cobrir aquele limite que você precisou usar ou a parcela de um empréstimo. Assim, você não terá pendências com as instituições financeiras e manterá uma boa relação com elas.

Conseguir um bom desconto à vista

Para quem deseja comprar algo para casa, como um sofá ou uma geladeira, dá para pensar no adiantamento salarial e aproveitar os descontos das lojas. Dessa forma, você não faz dívida e ainda economiza, não é mesmo? Portanto, essa é mais uma das vantagens de pedir o adiantamento salarial.

Mostrar o envolvimento da empresa com o colaborador

O adiantamento salarial também mostra o envolvimento da empresa com o colaborador. Dessa maneira, a organização cria uma política de adiantamento. Além disso, a empresa pode oferecer cursos e oficinas de educação financeira e orientar os trabalhadores sobre dívidas, crédito, investimento, previdência, planejamento e assim por diante.

Gerar estímulo nos colaboradores

Outra vantagem do adiantamento salarial é que ele gera estímulo aos colaboradores. Quem não gosta de ser recompensado pelo seu esforço, não é verdade? Portanto, essa é uma das razões para as pessoas participarem de desafios propostos dentro das próprias organizações.

Melhorar a pontuação do Score

Também é importante falar como o adiantamento salarial pode ajudar a melhorar a pontuação do Score. Com o dinheiro em conta, você mantém as prestações em dia e paga aquela parcela que pode vencer antes do pagamento mensal. Um Score alto poderá ajudar você a conseguir crédito no banco e no mercado.

Veja algumas dicas de como aumentar o Score

Agora você conferiu tudo sobre pagamento dia 5 e 20, como funciona. Caso tenha mais dúvidas, continue sempre por aqui no blog da Serasa, pois produzimos conteúdo sobre educação financeira que descomplicam a sua vida!

Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso próximo post e saiba como aumentar o score!