Dicas para obter renda extra na Páscoa
De vagas para trabalho temporário até a produção caseira de chocolates: confira sugestões para ter renda extra na Páscoa.
Autor: Fernanda Araujo
Atualizado em 16 de janeiro de 2023
Alguns períodos aumentam as chances de conseguir um emprego temporário ou prestar serviços que rendam um dinheiro a mais no mês. A Páscoa, por exemplo, sempre gera contratação. Muitas fábricas e lojas abrem vagas de trabalho na produção dos chocolates ou na venda. Para saber como aproveitar as oportunidades de trabalho nessa época e conseguir uma renda extra na Páscoa, selecionamos algumas ideias que podem ajudar.
Leia também | Está desempregada? Veja o que fazer para ganhar dinheiro
Faça você mesmo
A época dos chocolates pode ser produtiva também para as pessoas que têm talento na cozinha. A produção de doces caseiros é uma oportunidade de renda extra para quem consegue aliar receitas saborosas a uma divulgação bem-feita dos produtos.
Se algum dia você já quis ter o próprio negócio, caseiro mesmo, esse é momento. É possível explorar o universo dos chocolates, dos ovos de Páscoa recheados ou até dos doces tradicionais de família.
Criar refeições para a Sexta-Feira Santa também é uma opção. Para os católicos, esse é o dia em que não se deve comer carne de boi, frango ou porco. Uma alternativa para a data é oferecer pratos com peixe (o bacalhau é o mais tradicional) ou até opções vegetarianas.
Para se aventurar na produção caseira, seja de doces ou salgados, é preciso ter alguma intimidade com a cozinha e garantir que os clientes em potencial conheçam os produtos, por meio de uma boa divulgação nas mídias sociais e “boca a boca”. Confira a seguir ideias para vender na Páscoa e formas de lucrar com as vendas.
Produtos para vender na Páscoa
Os ovos de chocolate são um clássico, mas as ideias para vender na Páscoa não precisam ficar limitadas a eles. Esse é um bom momento para explorar outras especialidades caseiras. O mercado está bastante receptivo a produtos artesanais, que costumam ter valor agregado pela exclusividade. Veja o que pode ser produzido para esta Páscoa:
- Ovos de Páscoa
O doce clássico não sai de moda. A base do ovo caseiro é bastante simples (ainda que exija alguma habilidade): é preciso ter barras de chocolate para derreter e fôrmas de plástico ou silicone.
Uma forma de deixar o doce mais exclusivo e com vantagens sobre os industrializados é preencher os ovos com recheios cremosos, como brigadeiro. Nesse modelo, usa-se apenas uma metade do ovo, recheada até a borda, o que transforma o doce em uma sobremesa para se comer de colher. Com planejamento antecipado, é possível fazer o recheio escolhido pelo cliente sob encomenda.
- Bombons e trufas
A vantagem de se especializar em bombons e trufas caseiros é que esses produtos têm demanda em várias épocas do ano, não precisam ficar restritos à Páscoa. Outro ponto positivo em produzir itens menores e mais fáceis de transportar é poder levar os doces com você para vendê-los pessoalmente no bairro, por exemplo.
- Colomba pascal
Colomba é a versão pascal do panetone, com formato diferente e massa geralmente um pouco mais úmida que a receita feita no Natal. O doce, original da Itália, ficou mais popular no Brasil nos últimos anos e é um presente procurado para a data, muitas vezes substituindo o ovo de chocolate.
O formato mais tradicional se parece com o de uma pomba (que é o significado de “colomba” em italiano), e a massa básica do doce pode receber a cobertura de diferentes ingredientes, como chocolate, castanhas ou frutas.
Ainda é um produto muito menos explorado que os doces de chocolate, o que aumenta as chances de a colomba caseira se destacar entre as ofertas da época.
Como garantir lucro com as vendas
Ter um produto saboroso é uma parte extremamente importante para o sucesso nas vendas, mas está longe de ser a única. Para que seu esforço se transforme em renda extra de fato, é preciso pensar em itens como apresentação, divulgação e preço adequado. Confira as dicas.
• Capriche nas embalagens: especialmente na Páscoa, as pessoas gostam de comprar doces para presentear. Uma boa apresentação começa já na embalagem, que também precisa ser adequada para manter o doce preservado.
• Saiba calcular o preço: os ingredientes para os doces não costumam ser baratos, por isso é importante calcular bem o preço para que as vendas compensem o trabalho. O Sebrae, serviço de apoio às micro e pequenas empresas, orienta aplicar uma margem de lucro de no mínimo 15%.
• Divulgação: é uma das chaves para alcançar mais clientes. Além do boca a boca e da propaganda para amigos e vizinhos, vale criar um perfil no Instagram ou até mesmo usar o seu pessoal para postar fotos e cardápios.
De olho nas indústrias
Algumas fábricas de chocolate, muitas de grande porte, abrem vagas temporárias para dar conta do aumento da produção. De acordo com um mapeamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), em 2022 a Páscoa gerou cerca de 8.500 postos de trabalho temporário no Brasil, diretos e indiretos.
As vagas começam a ser divulgadas pelos principais sites de busca de emprego em janeiro. Outro caminho é procurar diretamente nos sites oficiais das empresas.
As contratações temporárias são registradas na carteira de trabalho e garantem os mesmos direitos dados aos empregados efetivos durante o período de contratação. De acordo com a lei, o prazo máximo de contrato temporário é de 180 dias, com possibilidade de prorrogação de até 90 dias. Muitas vezes, a contratação temporária pode abrir a oportunidade de uma vaga efetiva nas empresas.
Vagas no comércio
Os comércios que têm relação com a Páscoa, como lojas de chocolate, padarias ou supermercados, tendem a precisar de mais vendedores para atender todos os consumidores nesse período.
Se você gosta da ideia de trabalhar como vendedor, essa é uma opção. As vagas são divulgadas nos sites de empregos, assim como nas fábricas. Mas se estiver perto de algum estabelecimento, já confirme se o local irá precisar de ajuda e se candidate.
Além de vendedores, o comércio também abre oportunidades de contratação de profissionais para cuidar do estoque, da arrumação de prateleiras, auxiliar de serviços gerais, entre outras. Em geral, é preciso ter pelo menos 18 anos, disponibilidade de horário e boa comunicação.
Assista | Dicas para conseguir o primeiro emprego
Se precisar de empréstimo, conte com a Serasa
Se for preciso um empréstimo pessoal para investimentos na Páscoa, é importante verificar o valor das taxas e juros cobrados para não se endividar.
Uma forma de comparar mais de uma oferta de crédito é fazer uma simulação pelo Serasa Crédito. O serviço da Serasa pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.
Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair da casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF, pois a análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.