Entrar

Entenda o que é liquidez diária nos investimentos

Será que vale a pena investir em títulos com liquidez diária? Saiba mais!

dinheiro no calendario

Publicado em: 2 de junho de 2023

Autora: Sara Moreira


No mundo dos investimentos, existem vários prazos para o resgate dos valores aplicados, sendo um deles conhecido como liquidez diária.

Para investimentos voltados à reserva de emergência, por exemplo, em que precisamos sacar o dinheiro rapidamente para cobrir despesas inesperadas, deixar os ativos em títulos com liquidez diária é a melhor opção.

Neste conteúdo, reunimos as principais informações sobre o assunto. Conheça as vantagens, desvantagens e quando escolher títulos com esse prazo de resgate.

Vamos lá!

O que é liquidez diária

Liquidez diária é a possibilidade de o dinheiro investido em alguma aplicação ser resgatado a qualquer momento – no mesmo dia ou no dia útil seguinte, em alguns casos.

Um exemplo: se a pessoa investiu em um CDB com liquidez diária, significa que o valor líquido (já descontadas taxas e impostos) pode ser resgatado a qualquer momento.

Enquanto isso, um LCI 90 dias significa que o valor só poderá ser resgatado após 90 dias.

Portanto, o prazo imediato de resgate de investimentos com liquidez diária são boas opções para alguns objetivos financeiros, conforme veremos logo mais aqui no post.

dinheiro no calendario

Vantagens e desvantagens de investir em títulos com liquidez diária

Vimos o que significa liquidez diária em investimentos. No entanto, nem sempre esse prazo imediato de resgate é o mais indicado para alguns objetivos financeiros.

Confira a seguir vantagens e desvantagens da liquidez diária:

Vantagens da liquidez diária

  1. Acesso imediato ao capital

    A principal vantagem dos investimentos com liquidez diária é a capacidade de resgatar o dinheiro investido a qualquer momento, de acordo com as regras da instituição financeira.

    Isso proporciona maior flexibilidade e permite que o investidor tenha acesso rápido ao seu capital em caso de necessidade ou oportunidade de investimento emergencial.


  2. Segurança e baixo risco

    Muitos investimentos com liquidez diária são considerados de baixo risco, como títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras sólidas.

    Isso oferece certa segurança ao investidor, já que ele pode resgatar o dinheiro rapidamente e evitar a exposição a riscos prolongados.


  3. Diversificação da carteira

    Investir em títulos com liquidez diária permite ao investidor diversificar sua carteira de investimentos.

    Dessa forma, é possível distribuir os recursos em diferentes ativos e classes de investimento, buscando reduzir os riscos e aumentar as chances de obter retornos consistentes.

Assista | Você sabe o que é CDI? - Falando Dinheirês


Desvantagens da liquidez diária

  1. Baixos retornos

    Investimentos com alta liquidez diária geralmente oferecem retornos mais baixos em comparação com investimentos de maior prazo ou com menor liquidez.

    Isso ocorre porque a facilidade de resgate imediato do investimento é acompanhada por taxas de juros ou rendimentos menores em geral.


  2. Limitações de ganhos

    A liquidez diária pode limitar o potencial de ganho do investidor, uma vez que ele pode ser tentado a resgatar seus investimentos rapidamente, sem esperar por períodos mais longos que poderiam gerar maior retorno.

    É justamente por isso que os ativos de liquidez diária devem ser apenas uma parte dos investimentos. O ideal é contar com uma carteira diversificada.


  3. Volatilidade

    Alguns investimentos com liquidez diária podem estar sujeitos a variações de preço no mercado.

    Em períodos de volatilidade, os investidores podem enfrentar a possibilidade de resgatar seus investimentos com valores inferiores ao valor inicialmente investido.

    Leia também | Quais são as melhores opções de investimento a longo prazo?

Quais títulos de investimentos têm liquidez diária?

A disponibilidade de liquidez diária nos investimentos pode variar de acordo com a instituição financeira e a característica de cada título ou fundo.

No geral, os exemplos mais comuns são:

  • ●      CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • ●      Tesouro Selic;
  • ●      Fundos de Renda Fixa com liquidez diária;
  • ●      Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) – do ponto de vista da venda do ativo, mas o dinheiro cai na conta após 2 dias úteis;
  • ●      Ações – do ponto de vista da venda do ativo, mas o dinheiro cai na conta após 2 dias úteis.

 

É importante sempre conferir a liquidez antes de investir. Existem CDBs, por exemplo, que não são de liquidez diária e podem confundir os investidores iniciantes.

Leia também | Fundos DI: o que são e como podem melhorar seus investimentos?

Quando investir em ativos com liquidez diária

Investir em ativos com liquidez diária pode ser adequado em várias situações, dependendo dos objetivos e circunstâncias individuais do investidor.

Alguns exemplos de objetivos para investir em títulos com liquidez diária são:

Construir a reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é fundamental para lidar com despesas imprevistas, como despesas médicas, reparos de emergência ou perda de emprego.

Investir em ativos com liquidez diária permite que o investidor tenha acesso rápido ao dinheiro quando necessário.

Necessidades de curto prazo

Caso o investidor tenha despesas planejadas de curto prazo, como uma viagem ou aquisição de um bem, investir em ativos com liquidez diária pode ser apropriado – como CDBs ou Tesouro Selic.

Dessa forma, é possível ter acesso aos fundos no momento necessário, sem ter de esperar por períodos de carência ou vencimentos.

Perfil de investidor conservador

Investidores com perfil mais conservador geralmente preferem investimentos com alta liquidez.

Isso ocorre porque a liquidez diária proporciona uma sensação de segurança, permitindo que eles resgatem os investimentos em momentos de volatilidade ou incerteza do mercado.

No entanto, o mais recomendado é diversificar a carteira ao longo do tempo, incluindo ativos de renda fixa e de renda variável com diferentes vencimentos.

Carteira Digital: seus meios de pagamento organizados em um só lugar

A Carteira Digital Serasa tem tudo que você precisa para pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:

  •  Recarga de celular.
  •  Pagamentos de boletos diversos.
  •  Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome.
  •  Pagamento de débitos veiculares.


Para acessar:

  • ●      Baixe o app da Serasa (IOS ou Android) ou acesse o site.
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login.
  • ●      Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.