Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Perdi Documento Do Veiculo

Perdi o documento do meu veículo: o que fazer?

Saiba como agir em caso de perda do documento do automóvel, seja carro ou moto.

Atualizado em: 15 de julho de 2024

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Nesta ilustração fotográfica o aplicativo CNH Digital visto exibido em um smartphone

“Perdi o documento do meu veículo: o que fazer?". Essa é uma dúvida comum, e é importante saber como agir nesse caso para minimizar as consequências da perda do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), tanto do carro quanto da moto.

Entenda todos os procedimentos que devem ser feitos em caso de perda e por que é importante agir rapidamente. As informações valem para furto, extravio ou casos de má conservação do documento.

Assista | Documentos perdidos: saiba o que fazer

“Perdi o documento do meu veículo: quais as consequências?”

Antes de saber como emitir novos documentos, é importante entender as consequências dessa perda. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é como se fosse a "carteira de identidade" do veículo. O documento contém dados técnicos e demais registros atualizados.

  • Por isso, o porte da CRLV é obrigatório. Portanto, na ausência dele não é permitido circular com o veículo. Rodar com um automóvel ou moto sem documentação pode trazer as seguintes consequências:
  •          
  •         ●    Multas: a circulação do veículo sem portar o CRLV é uma infração de trânsito. Se o motorista for abordado por um agente de trânsito e não puder apresentar os documentos exigidos, poderá receber multas e pontos na carteira de motorista.
  •         ●    Apreensão do veículo: em algumas situações, principalmente se o agente de trânsito suspeitar que o veículo foi furtado ou roubado, pode ocorrer a apreensão do automóvel até que a situação seja esclarecida ou os documentos sejam apresentados.
  •         ●    Dificuldade em comprovar a propriedade do veículo: sem o CRLV, a pessoa não terá como comprovar que é a proprietária legal do veículo.
  •         ●    Transtornos em blitz e fiscalizações: se ocorrer uma blitz ou fiscalização de trânsito, a falta dos documentos do veículo pode gerar complicações e atrasos na liberação do veículo, além de multas adicionais.
  •         ●    Problemas em casos de acidente: em caso de acidente de trânsito, a falta dos documentos do veículo pode dificultar a resolução de questões legais e de seguro.

O que fazer ao perder o documento da moto ou carro (CRLV)

  1. Registre um boletim de ocorrência

    Vá até uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência (BO) informando o extravio do documento ou faça o registro online.


  2. Solicite uma segunda via do CRLV junto ao Detran

    Após fazer o boletim de ocorrência, dirija-se ao Detran do seu estado para solicitar a segunda via do CRLV. Dependendo do estado, as primeiras etapas desse procedimento podem ser feitas diretamente pelo site oficial do Detran, preenchendo uma declaração de perda/extravio do documento.


  3. Separe os documentos e o valor da taxa de emissão

    Prepare-se para pagar as taxas referentes à segunda via, cujos valores e tempo de emissão variam de acordo com o estado. Os documentos que costumam ser exigidos são:

    ●    identidade;

    ●    CPF;

    ●    boletim de ocorrência;

    ●    Certificado de Registro do Veículo (CRV);

    ●    declaração de perda/extravio feita no site do Detran.

     

  4. Esteja preparado para regularizar pendências

    Se houver pendências como multas, IPVA ou licenciamentos atrasados, o novo documento não é emitido.

    Leia também | DPVAT 2023 não será cobrado para os motoristas

O que fazer ao perder a CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é a identificação do motorista, e é obrigatório portá-la ao dirigir. Se o documento perdido for a CNH, o procedimento é semelhante:

  1. Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

  2. Solicite a segunda via junto ao Detran (pela internet ou presencialmente).

  3. Pague as taxas referentes à emissão.

  4. Separe os documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e boletim de ocorrência (confira no Detran a lista completa dos documentos).

  5. Aguarde a chegada da segunda via da CNH (e utilize a versão digital, caso seja fornecida pelo Detran da sua região).

Utilize também as versões digitais do CRLV e da CNH

Uma dica prática é utilizar as versões digitais dos documentos, chamadas de CRLV-e e CNH-e (CNH digital).

As versões digitais são documentos eletrônicos que têm a mesma validade legal que as físicas. Quando a versão digital é emitida, os documentos podem ser impressos em casa, em papel branco – e não é preciso solicitar a emissão de segunda via se essa impressão for perdida. Basta imprimir novamente.

É preciso consultar se o Detran do seu estado permite a versão digital.

Dicas para evitar a perda de documentos

  •         ●    Guarde os documentos sempre no mesmo lugar da carteira ou da bolsa.
  •         ●    Se for possível, troque os documentos físicos pelos digitais.
  •         ●    Em casa, guarde toda a documentação importante no mesmo lugar e com identificação.
  •         ●    Carregue consigo apenas os documentos necessários.
  •         ●    Para evitar perder cartões de banco, considere o uso de carteiras digitais para fazer compras.

Registre a perda de documentos na Serasa


O Aviso de Documentos Extraviados ajuda a evitar golpes em caso de documentos perdidos ou roubados. Ao fazer o registro gratuitamente, a Serasa informa a ocorrência às empresas, o que ajuda a evitar fraudes e uso indevido dos documentos.  

Confira as vantagens: 

  • ●     Gratuito e seguro: proteção total sem custos adicionais. Mantenha suas informações pessoais resguardadas. 
  • ●     Registro simples e rápido: cadastre o extravio dos documentos com facilidade, de forma online, garantindo agilidade no processo. 
  • ●     Alerta para empresas: a Serasa emite um alerta às empresas sobre a perda dos documentos. Isso ajuda a evitar o uso indevido em solicitações de crédito ou produtos financeiros. 
  • ●     Prevenção de fraudes: mantenha as empresas cientes da situação para barrar possíveis tentativas de fraude. 


Aumente a proteção de seus dados com o serviço de Documentos Extraviados. Sua segurança é a prioridade da Serasa. 

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados