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Perdi o documento do meu veículo: o que fazer?

Perder a CNH e o CRLV podem trazer consequências para os motoristas. Saiba o que fazer.

Uma mão feminina mostrando vários documentos de veículos que estão em um gaveteiro

Publicado em: 24 de julho de 2023

Autora: Sara Moreira


“Perdi o documento do meu veículo: o que fazer?". Essa é uma dúvida comum, e é importante esclarecê-la mesmo a quem nunca perdeu o documento. Afinal, é fundamental se prevenir e saber como resolver a situação de forma rápida, caso aconteça.

Os dois documentos relacionados ao veículo que abordamos aqui são: o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Entenda todos os procedimentos legais que devem ser feitos em caso de perda desses dois comprovantes.

Perdi o documento do veículo. O que fazer? Conheça as consequências

Antes de esclarecer a dúvida sobre os procedimentos em caso de perda dos documentos do veículo, é importante entender as consequências dessa perda – e o quanto é necessário agir rapidamente.

As consequências podem ser: 

  • ●     Multas: a circulação do veículo sem portar a CNH e o CRLV é uma infração de trânsito. Se o motorista for abordado por um agente de trânsito e não puder apresentar os documentos exigidos, poderá receber multas e pontos na carteira de motorista.
  • ●     Apreensão do veículo: em algumas situações, principalmente se o agente de trânsito suspeitar que o veículo foi furtado ou roubado, pode ocorrer a apreensão do veículo até que a situação seja esclarecida ou os documentos sejam apresentados.
  • ●     Dificuldade em comprovar a propriedade do veículo: sem o CRLV, a pessoa não terá como comprovar que é a proprietária legal do veículo. Isso pode gerar dificuldades em transações, como venda ou transferência de propriedade.
  • ●     Transtornos em blitz e fiscalizações: se ocorrer uma blitz ou fiscalização de trânsito, a falta dos documentos do veículo pode gerar complicações e atrasos na liberação do veículo, além de multas adicionais.
  • ●     Problemas em casos de acidente: em caso de acidente de trânsito, a falta dos documentos do veículo pode dificultar a resolução de questões legais e de seguro.

Assista | Documentos perdidos: saiba o que fazer – Serasa


Passo a passo: o que fazer em caso de perda do CRLV

Em primeiro lugar, vamos explicar os procedimentos no caso da perda do CRLV.

O CRLV é como se fosse a "carteira de identidade" do veículo. O documento registra todas as informações sobre ele, incluindo informações técnicas e demais registros atualizados.

Por isso, ao perder o documento, é preciso solicitar imediatamente a emissão de uma 2ª via, pois é proibido circular com o veículo sem o CRLV. 

Confira o passo a passo:

  1. Registre um boletim de ocorrência

    Primeiramente, vá até uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência (BO) informando o extravio do documento.


  2. Solicite uma 2ª via do CRLV junto ao Detran

    Após fazer o boletim de ocorrência, dirija-se ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado para solicitar a 2ª via do CRLV.

    Dependendo do estado, as primeiras etapas desse procedimento podem ser feitas diretamente pelo site oficial do Detran, preenchendo uma declaração de perda/extravio do documento.


  3. Separe os documentos e o valor da taxa de emissão da 2ª via

    Prepare-se para pagar as taxas referentes à emissão desta 2ª via, cujos valores variam de acordo com o Estado. Também esteja preparado para regularizar possíveis pendências do documento, como multas, IPVA ou licenciamentos atrasados.

    Os documentos que costumam ser exigidos para solicitar a 2ª via são: 

    ●     identidade;

    ●     CPF;

    ●     boletim de ocorrência;

    ●     comprovante de pagamento da taxa de licenciamento;

    ●     CRV (Certificado de Registro do Veículo);

    ●     declaração de perda/extravio feita no site do Detran.

     

    Leia também | Quais são e como consultar os débitos veiculares

Passo a passo: o que fazer em caso de perda da CNH

Agora vamos aos procedimentos para a perda da CNH. 

O objetivo é informar a perda junto às autoridades e solicitar a emissão da 2ª via do documento.

Importante: só é possível pedir a 2ª via da CNH se ela estiver regularizada, ou seja, não pode estar bloqueada ou vencida. Nesses casos, os procedimentos são outros.

Em caso de perda da CNH, eis o passo a passo:

  1. Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da Polícia Civil.

  2. Solicite a 2ª via junto ao Detran (pela internet ou presencialmente).

  3. Pague as taxas referentes à emissão.

  4. Separe os documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, boletim de ocorrência e foto 3x4 (confira no Detran a lista completa dos documentos).

  5. Aguarde a chegada da 2ª via da CNH (e utilize a versão digital, caso seja fornecido pelo Detran da sua região).

    Leia também | Achei documentos perdidos: o que fazer

Dica importante: utilize também as versões digitais da CNH e do CRLV

Depois de realizar todos os passos que citamos, uma dica importante é utilizar as versões digitais da CNH e do CRLV.

As versões digitais são documentos eletrônicos que têm a mesma validade legal que as versões físicas. Eles foram criados para facilitar a vida dos cidadãos, permitindo que tenham acesso aos documentos essenciais de forma digital. 

Nesse caso, é preciso consultar se o Detran do seu estado permite a versão digital. Em caso positivo, confira todos os procedimentos em nosso artigo sobre CNH Digital.

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