Tem como fazer empréstimo consignado até 90 anos?
Tem como fazer empréstimo consignado até 90 anos?Data de publicação 17 de julho de 20257 minutos de leitura
Atualizado em: 24 de julho de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 23 minutosTexto de: Time Serasa
Existem diferentes tipos de empréstimo para assalariado – inclusive para assalariados que estejam negativados. Por isso, é importante conhecer as características de cada um deles, incluindo taxas de juros e condições de contratação.
Reunimos neste post um guia completo sobre empréstimo para assalariado, com dicas para melhorar as chances de aprovação e de como usar o dinheiro com consciência.
O empréstimo para assalariado é destinado a pessoas que têm trabalho fixo com carteira assinada e renda mensal certa e previsível. Pode ser concedido a qualquer trabalhador nessa condição, desde que seja aprovado na análise de crédito da instituição financeira.
Em geral, assalariado é o termo usado para se referir a quem recebe salário fixo e regular em troca de trabalho, mas, no uso mais comum e formal, assalariado é quem trabalha com carteira assinada, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Leia também | Empréstimo para negativado assalariado: benefícios e cautelas ao contratar
Em geral, sim. As instituições financeiras consideram que a renda fixa mensal e as indenizações, se houver demissão repentina, minimizam as chances de inadimplência por parte do consumidor.
Por isso, ter emprego formal com carteira assinada pode ajudar quem busca crédito, como financiamento, cartão ou outra modalidade.
Esse não é o único critério considerado na análise feita pelas instituições financeiras na hora de decidir se concede ou não crédito para uma pessoa.
● políticas internas da instituição financeira.
É por isso que mesmo uma pessoa assalariada não possui garantias de que terá um empréstimo liberado caso faça a solicitação.
Os documentos necessários para contratar algum tipo de empréstimo para assalariado dependem do tipo de crédito solicitado e da instituição financeira que vai concedê-lo.
Alguns dos principais tipos de empréstimo para assalariados são:
O crédito consignado privado (ou consignado CLT) é uma modalidade de empréstimo que desconta as parcelas automaticamente do salário de trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas conveniadas à modalidade.
Em geral, não necessita de avalista e tem taxas de juros mais baixas que as do empréstimo pessoal, por conta do desconto automático das parcelas diretamente do salário.
O valor máximo da parcela mensal é definido conforme convênio e a margem consignável (limite estabelecido por lei para que o valor das parcelas possa ser descontado do salário/benefício).
● taxas de juros mais baixas;
● contratação simples e rápida, pela internet;
● análise descomplicada, sem burocracia para contratar;
● praticidade de pagamento, já que os descontos são feitos diretamente na folha de pagamento;
● mais segurança e menor risco de inadimplência.
Leia também | Empréstimo consignado: como funciona
O empréstimo com antecipação de FGTS é conhecido também como empréstimo Saque-Aniversário, empréstimo com antecipação do Saque-Aniversário ou ainda empréstimo FGTS Saque-Aniversário.
É uma modalidade de crédito surgida depois que o Saque-Aniversário foi lançado, em 2019. Essa modalidade utiliza o saldo do FGTS como garantia de pagamento da dívida.
É uma possibilidade exclusiva para trabalhadores que aderiram ao Saque-Aniversário (aquele saque de parte do FGTS que pode ser feito anualmente, no mês do aniversário do trabalhador).
Antes da existência do Saque-Aniversário, o saque do FGTS só podia ocorrer em situações envolvendo demissão por justa causa, aquisição de imóvel, doenças graves ou outra que se encaixasse nas regras de saque do FGTS da Caixa Econômica Federal.
O surgimento do Saque-Aniversário, além de tornar possível a existência desse novo tipo de empréstimo, facilitou o acesso do trabalhador aos recursos do Fundo de Garantia.
● taxas de juros menores do que a média;
● rapidez e facilidade de contratação (pode acontecer 100% online);
● acesso ao recurso em até um dia útil;
● empréstimo sem prestação mensal (os valores são descontados diretamente da conta do FGTS, anualmente).
Leia também | Como encontrar a menor taxa empréstimo FGTS?
O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito conhecida e acessível, indicada tanto para assalariados quanto para outros perfis de trabalhadores.
Nesse tipo de empréstimo, o dinheiro é liberado na conta do solicitante, que pode utilizar o valor da forma que desejar – seja para pagar dívidas, realizar compras ou cobrir imprevistos.
Diferentemente do empréstimo consignado, o empréstimo pessoal não exige que a parcela seja descontada do salário. O pagamento ocorre por meio de boletos, débito em conta ou outras formas combinadas com a instituição financeira.
Para os assalariados, ter uma renda fixa mensal pode facilitar a aprovação desse tipo de crédito, já que demonstra estabilidade financeira. No entanto, como não há uma garantia atrelada (como ocorre no consignado ou nos empréstimos com garantia de bens), as taxas de juros do empréstimo pessoal costumam ser mais altas.
● contratação rápida e sem necessidade de avalista;
● o dinheiro pode ser utilizado livremente, sem necessidade de justificar o uso;
● pode ser solicitado em bancos, financeiras e até por aplicativos;
● disponível mesmo para quem não possui convênio para empréstimos consignados.
Empréstimo com garantia é um tipo um empréstimo pessoal, mas com um diferencial: a instituição que fornece o crédito utiliza algum bem de quem contrata o empréstimo, como imóvel ou automóvel, como garantia do pagamento do débito.
Não é uma modalidade exclusiva para assalariados. Trata-se de uma opção de crédito até mesmo para quem está negativado ou para quem é autônomo e tem dificuldade de comprovar renda.
Por ter um bem garantindo o pagamento da dívida, os bancos ficam mais seguros quanto ao empréstimo e, por isso, conseguem aplicar juros menores e oferecer prazos maiores de pagamento.
● valor do empréstimo compatível com o bem colocado em garantia;
● facilidade de contratação;
● dispor do bem para continuar utilizando o mesmo;
● sem necessidade de especificar o destino do dinheiro do crédito.
A tabela abaixo ajuda a comparar os tipos de empréstimo para assalariado:
Tipo de empréstimo | O que é |
---|---|
Empréstimo consignado privado | Modalidade em que as parcelas são descontadas diretamente do salário de trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas conveniadas. Oferece juros mais baixos. |
Empréstimo com antecipação de FGTS | Crédito que antecipa o valor do Saque-Aniversário do FGTS. O saldo do FGTS é usado como garantia e as parcelas são descontadas da conta do FGTS. |
Empréstimo pessoal | Empréstimo liberado na conta do solicitante, sem necessidade de justificar o uso do valor. Não há desconto automático no salário e as taxas de juros são mais elevadas. |
Empréstimo pessoal com garantia | Modalidade em que o solicitante oferece um bem (carro ou imóvel) como garantia. As taxas de juros são menores e é possível obter valores maiores de crédito. |
Empréstimo para negativado assalariado é um crédito fornecido por bancos ou instituições financeiras a pessoas físicas que trabalham com carteira assinada e que estão com o CPF inscrito em órgãos de proteção ao crédito.
De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, da Serasa, em maio de 2025, 77 milhões de brasileiros estavam em situação de inadimplência.
O empréstimo para negativado assalariado é basicamente o mesmo crédito oferecido a pessoas sem restrição do nome.
Porém, caso haja aprovação, as taxas de juros costumam ser mais altas, já que nessa situação há maior risco aos bancos – com exceção do empréstimo consignado, que conta com desconto automático do salário, e do empréstimo FGTS, cujo pagamento é feito diretamente da conta do FGTS.
Assim, os principais tipos de empréstimo para negativado assalariado são:
O empréstimo pessoal é a modalidade mais simples de empréstimo, porém a mais difícil de se conseguir se a pessoa estiver negativada. Isso porque o banco não conta com nenhuma garantia de pagamento e, como a pessoa já está inadimplente, as chances de aprovação são menores.
Ainda assim, dependendo dos critérios internos de análise de crédito da instituição, o empréstimo pode ser liberado. É preciso solicitar, entregar os documentos necessários e aguardar a avaliação.
Se o crédito for liberado, é fundamental, antes de assinar o contrato, certificar-se de que o empréstimo vale a pena (verificar taxas de juros, custo efetivo total, entre outras tarifas).
No empréstimo com garantia, as chances de aprovação para negativados costumam ser maiores. Afinal, o banco ou instituição financeira pede um bem como garantia de pagamento – um imóvel ou um carro que esteja no nome da pessoa.
Caso seja aprovado, o empréstimo é liberado, e a pessoa negativada continua usufruindo do bem, porém ele fica alienado ao banco. Após o pagamento integral do empréstimo, ocorre a desalienação.
Costuma ser uma opção para quem está negativado, já que, por contar com garantia, os juros são menores.
Uma boa estratégia é usar o crédito liberado para trocar todas as dívidas por uma só (a parcela do empréstimo com garantia) e sair da negativação.
No empréstimo consignado para negativado, o valor das parcelas é descontado automaticamente do salário. Porém, devido ao nome negativado, o banco poderá fazer uma análise de crédito mais detalhada para avaliar a capacidade de pagamento da dívida.
Os empréstimos consignados não podem representar mais de 40% do salário da pessoa (35% referentes a empréstimo consignado convencional e 5% referentes a despesas e saques exclusivamente com cartão de crédito).
Por fim, o empréstimo com garantia do FGTS pode ser uma oportunidade de conseguir crédito estando negativado.
Isso porque o valor do empréstimo é descontado do saldo do FGTS, se a pessoa optar pelo chamado Saque-Aniversário, que antecipa o recebimento de até 10 anos do saque, dependendo da instituição financeira.
Confira como antecipar o seu FGTS com o Banco Pan, um dos parceiros do Serasa Crédito que oferecem as menores taxas de juros do mercado.
Leia também | Quais as principais linhas de crédito que existem?
Tipo de empréstimo | O que é | Chance de aprovação estando negativado |
---|---|---|
Empréstimo consignado privado | Parcelas descontadas diretamente do salário de trabalhadores CLT de empresas conveniadas. Juros mais baixos devido ao desconto em folha. | Alta, desde que a empresa tenha convênio e haja margem consignável. |
Empréstimo com antecipação de FGTS | Antecipação do valor do Saque-Aniversário do FGTS, com o saldo do FGTS como garantia. Parcelas descontadas diretamente do fundo. | Alta, o saldo do FGTS serve como garantia, mesmo para negativados. |
Empréstimo pessoal | Crédito liberado na conta do solicitante, sem necessidade de justificar o uso. Pagamento via boleto ou débito em conta. | Baixa, já que a análise de crédito costuma reprovar negativados. |
Empréstimo com garantia de veículo ou imóvel | Crédito com um bem (carro ou imóvel) como garantia, o que reduz os juros e facilita a aprovação. O solicitante continua usando o bem. | Média a alta, dependendo da aceitação do bem como garantia e da análise da financeira. |
Solicitar empréstimo é uma decisão que precisa envolver muito cuidado, atenção e responsabilidade. Afinal, com a liberação do dinheiro o trabalhador terá uma nova parcela fixa para pagar todos os meses por um prazo que pode ser longo.
Será necessário reajustar gastos e reequilibrar as contas para conseguir pagar o crédito de forma confortável, sem prejudicar as finanças.
Os critérios que tornam um empréstimo mais fácil de aprovar são:
Pessoas que pagam as contas em dia, como faturas de cartão de crédito, boletos e financiamentos, têm mais chances de aprovação. Isso porque as instituições financeiras consideram que elas têm mais chance de pagar o empréstimo em dia.
Pessoas com renda fixa e estável, como funcionários públicos, assalariados CLT e aposentados, têm mais chances de aprovação. As instituições financeiras consideram que essas pessoas têm mais capacidade de pagar o empréstimo.
No entanto, empresários e profissionais autônomos também têm possibilidade de conseguir empréstimo.
Empréstimos com garantia, como o empréstimo consignado e com garantia de veículo, são mais fáceis de serem aprovados. Nesses casos, as instituições financeiras têm uma garantia se houver inadimplência.
Antes de contratar qualquer tipo de crédito, os consumidores têm o direito de receber informações claras e transparentes sobre os custos associados ao serviço ou produto.
Isso inclui detalhes como taxas de juros, multas por atraso, valor das parcelas e qualquer outra informação relevante.
● Direito de arrependimento: o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento em compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone ou internet), permitindo ao consumidor desistir do contrato em um prazo determinado, sem a necessidade de justificar sua decisão.
O crédito responsável é fundamental para que os consumidores possam tomar decisões financeiras informadas, evitar surpresas desagradáveis e manter a saúde financeira equilibrada.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 17 de julho de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 25 de junho de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 30 de maio de 20259 minutos de leitura