Como funciona o cartão de crédito Serasa e como pedir com segu...
Como funciona o cartão de crédito Serasa e como pedir com segurançaData de publicação 19 de dezembro de 202510 minutos de leitura
Atualizado em: 20 de fevereiro de 2026
Categoria CréditoTempo de leitura: 7 MINUTOSTexto de: Time Serasa
O Sistema de Informações de Créditos (SCR) é um banco de dados do Banco Central do Brasil (BC ou Bacen), com o registro do histórico de crédito mantido pelas instituições financeiras, e não uma lista de negativação, como muita gente pensa.
Neste conteúdo, entenda como funciona esse registro, como consultar suas informações, o que acontece com dívidas prescritas e como manter um bom histórico com apoio do Serasa Cadastro Positivo.
O SCR é o Sistema de Informações de Créditos do Banco Central do Brasil, criado para reunir dados sobre operações de crédito contratadas por pessoas físicas e jurídicas. Ele registra empréstimos, financiamentos, limites de crédito (incluindo cartões e cheque especial) e outras operações financeiras acima de R$ 200.
Ao contrário do que muitos imaginam, o SCR não é uma lista de restrição no CPF, como os cadastros de inadimplência. Seu objetivo é oferecer às instituições financeiras uma visão mais completa do histórico de crédito do consumidor, ajudando na análise de risco e na concessão de novos produtos financeiros.
O SCR funciona como um “currículo” atualizado constantemente, já que todos os meses as instituições fornecedoras de crédito precisam enviar para o sistema as informações atualizadas de seus clientes.
Os dados vão desde faturas a vencer, compras parceladas, empréstimos ou financiamentos até valores em atraso. No caso dos cartões de crédito, por exemplo, é como se todos os meses o usuário fizesse dívidas que são quitadas ao pagar a fatura, gerando uma operação de crédito.
As informações do SCR ficam disponíveis para:
O consumidor pode consultar gratuitamente o sistema e verificar se as informações estão corretas, atualizadas e coerentes com sua realidade financeira. É possível atualizar as informações conforme novos pagamentos são feitos, mas não há como excluir ou alterar dados antigos.
Além de servir como um registro para que o BC acompanhe as operações de crédito no sistema financeiro e identifique operações atípicas ou de alto risco, o SCR também pode ser utilizado para que outras instituições consultem as informações de crédito de uma pessoa e analisem o risco de conceder crédito. Mas atenção: o SCR do Bacen não é igual e nem funciona como o score de crédito.
Leia também | Como aumentar score para financiamento: 8 dicas práticas
Não, o SCR não é uma lista de restrição ao crédito. Ter um cadastro com suas informações nesse banco de dados não significa mais dificuldade em conseguir crédito.
O Sistema de Informações de Créditos do BC não classifica nem avalia nenhum consumidor. Apenas registra as operações realizadas por ele e apresenta o status da operação (se foi paga ou não). Portanto, as informações que constam nele podem ser positivas ou negativas, tudo depende do histórico da pessoa.
Para alguém que paga tudo em dia, o SCR pode ajudar na hora de conseguir crédito com uma instituição com a qual ainda não tem relacionamento. Isso porque mostra que aquele possível cliente está consumindo e consegue pagar as contas em dia (no caso de faturas do cartão e financiamentos quitados na data certa do vencimento, por exemplo).
Leia também | Cartão de crédito: como aumentar o limite?
O banco de dados SCR reúne operações de crédito, como:
Esses registros não indicam, por si só, inadimplência. Eles mostram o comportamento de uso do crédito, incluindo valores contratados, situação da operação e histórico de pagamento. Um SCR organizado e atualizado ajuda instituições financeiras a entenderem o perfil do consumidor de forma mais justa.
O acesso aos dados do SCR é feito por meio do Registrato, sistema do BC que permite consultar relatórios de operações financeiras pessoais ou da sua empresa. Para entrar no sistema, é preciso fazer login com uma conta gov.br nível prata ou ouro.
Leia também | Registrato do Bacen: o que é e para que serve?
Embora o SCR não seja um cadastro de restrição, informações desatualizadas ou dívidas quitadas ainda visíveis podem gerar insegurança. Para regularizar sua situação:
Consulte o SCR regularmente: verifique se as informações refletem sua situação atual.
Quite ou renegocie dívidas pendentes: após o pagamento, a instituição deve atualizar o sistema.
Aguarde o prazo de atualização: os dados costumam ser ajustados em até 30 dias.
Ative e mantenha o Cadastro Positivo: ele ajuda a equilibrar a análise do seu perfil financeiro.
Uma dúvida comum é se dívidas prescritas aparecem no SCR. A resposta é: pode aparecer, mas com ressalvas. Mesmo após a prescrição, o histórico da operação pode permanecer registrado por um período, pois o SCR guarda informações sobre a existência da operação, não sobre a possibilidade de cobrança judicial.
Isso não significa negativação. O importante é que o consumidor tenha ciência desses registros e mantenha um bom comportamento financeiro, especialmente por meio do Cadastro Positivo.
Embora sejam frequentemente confundidos, SCR e Cadastro Positivo têm funções diferentes e complementares. Enquanto o SCR mostra o que foi contratado, o Cadastro Positivo mostra como você paga.
| Característica | SCR | Cadastro Positivo |
|---|---|---|
| Responsável | Banco Central | Birôs de crédito |
| Tipo de dado | Operações de crédito | Histórico de pagamentos |
| Negativação | Não | Não |
| Impacto | Avaliação de risco | Melhora do score |
| Objetivo | Registro histórico | Incentivar bom comportamento na quitação de dívidas |
As informações permanecem no SCR por até cinco anos, contados a partir do encerramento da operação de crédito. Esse prazo é definido pelo Banco Central e vale tanto para operações quitadas quanto para contratos encerrados. Após esse período, os registros deixam de ser exibidos automaticamente.
É importante considerar que uma pessoa que utiliza cartão de crédito, por exemplo, sempre vai ter o nome no Sistema de Informações de Créditos, já que faz uso recorrente de operações de crédito.
Funciona assim: as instituições encaminham as informações dos clientes para o Banco Central até o nono dia útil de cada mês. Essas informações se referem à posição das operações no último dia do mês anterior e são processadas entre dois e três dias úteis após o envio delas.
Devido ao tempo entre o envio das informações e o processamento, é comum que os dados do relatório do SCR tenham uma defasagem mínima de 20 dias em relação à última informação enviada.
Se você fez algum pagamento que ainda não apareceu no registro, é só aguardar até o mês seguinte para verificar as informações mais recentes.
É possível registrar uma Manifestação de Discordância ao deparar com alguma operação desconhecida e reportada em seu nome no SCR. O Banco Central disponibiliza cinco tipos de manifestações que se aplicam quando o cliente não concorda com:
No entanto, a manifestação de discordância apenas registra o desacordo do cliente em relação à informação divulgada no SCR, sem ocultar as informações do Registrato. Assim, a operação continuará sendo vista nas próximas consultas, mas com um comunicado informando a existência da manifestação de discordância.
Para registrar uma manifestação, é preciso entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira e pedir que faça esse registro no Sistema de Informações de Créditos do Banco Central.
Leia também | Serasa Score: saiba como bloquear a consulta pelo CPF
É importante saber da existência do banco de dados do Bacen e ter conhecimento de tudo o que acontece ou é registrado em seu nome. Porém, mais importante do que acompanhar o relatório é pagar suas contas em dia. Os bons hábitos financeiros ficarão registrados no seu SCR e impactarão sua busca por crédito.
Leia também | Qual score é bom para crédito? Entenda o sistema de pontuação
Manter o Cadastro Positivo ativo é uma forma inteligente de fortalecer seu perfil financeiro. Ele registra pagamentos feitos em dia, como contas de consumo e compromissos financeiros, ajudando bancos e empresas a enxergarem seu comportamento além das dívidas.
Com um Cadastro Positivo saudável, aumentam as chances de:
Leia mais: Cadastro Positivo e Serasa Score: qual a relação?
Data de publicação 19 de dezembro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 19 de dezembro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 19 de janeiro de 20266 minutos de leitura