Entrar

Como financiar moto? Veja as dicas que preparamos para você!

Tomar cuidados com golpes, analisar a instituição financeira e manter uma boa pontuação score são dicas de como financiar moto. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o nosso post!

Jornalista Serrana Filetti
Publicado em: 04 de julho de 2022.

Uma motocicleta pode ser uma boa saída para quem busca um meio de transporte barato e fácil de financiar. No entanto, para conseguir a aprovação do seu financiamento é necessário estar em dia com as suas contas e ter uma boa pontuação de score. Entretanto, se você está curioso (a) e quer saber como financiar moto, continue com a leitura deste artigo.

Nele, abordaremos todos os requisitos necessários para que seu financiamento seja aprovado e você saia por aí pilotando a sua moto novinha! Ficou interessado (a) no conteúdo? Siga com a leitura!

Qual é a definição de financiamento de moto?

Podemos definir financiamento de moto como um empréstimo em que um banco ou uma instituição concede crédito a quem deseja comprar uma moto. Dessa forma, você consegue adquirir o bem à vista na concessionária ou na loja de motos. No entanto, é importante entender que a dívida deverá ser paga na instituição ou banco.

Por isso, há um contrato entre quem precisa do dinheiro para a finalidade específica de comprar uma motocicleta e o banco que emprestará a quantia específica para essa aquisição. Assim, esse recurso também é conhecido como Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e é uma das principais maneiras de financiar motos, carros e outros veículos.

Leia também: Como aprovar financiamento de veículo com score baixo?

Como financiar moto?

Para comprar uma moto financiada, você precisa:

Fazer uma pesquisa de mercado

Veja quais lojas e concessionárias têm a motocicleta que você deseja, compare os preços e analise os modelos. Muitas vezes, uma moto é melhor que a outra em vários sentidos como: é mais econômica, segura e até mais fácil de vender.

Analisar as condições do financiamento

Quais vantagens a concessionária ou a loja de motos dão para você financiar a motocicleta? Veja também quais bancos elas têm como parceiros e as condições de financiamento.

Qual é a entrada que você terá que dar para adquirir a sua motocicleta e quanto terá que pagar de juros por mês. Todas essas perguntas devem ser respondidas para você optar pelo financiamento.

Ver se o financiamento realmente cabe no seu bolso

Outra dica para quem deseja saber como financiar moto é realmente calcular se o financiamento cabe no seu bolso. Para isso, veja quantas prestações terá que pagar, em quanto tempo e quanto de juros terá por mês. Afinal, muitas vezes entramos em um financiamento e pagamos o dobro do valor do veículo.

Escolher a concessionária ou a instituição financeira

Depois de seguir os passos anteriores, avaliar as suas vantagens e desvantagens em relação ao financiamento, é hora de escolher a concessionária ou instituição financeira. Em seguida, reúna todos os documentos solicitados pela empresa ou instituição e peça novamente explicações sobre os juros, as taxas e o valor das parcelas.Afinal, é importante ter tudo explicado para não ter dúvidas em relação ao financiamento.

Ficar atento ao score

É importante que você não tenha dívidas para ter uma boa pontuação score. Portanto, preste atenção na sua vida financeira. Fique atento aos boletos do mês, as contas acumuladas e pague-os. Pois, o banco fará uma análise de crédito para avaliar se é possível conceder o financiamento e quais as condições que ele poderá oferecer à você.

Leia também: Estou negativado. Posso financiar uma moto?

Assinar os documentos

Após a aprovação do seu crédito e do financiamento, assine os documentos. No entanto, antes de assinar qualquer coisa, leia o contrato e tire as suas dúvidas. Aqui é importante prestar atenção na prestação da sua moto e no tempo de financiamento. Depois de analisar e avaliar tudo, você estará pronto para sair por aí pilotando a sua motocicleta.

Como financiar uma moto usada?

Já no caso de como financiar uma moto usada, você deverá:

Tomar cuidado com golpes

Não pague valores adiantados e só feche negócio depois de ver a moto. Também é importante procurar por concessionárias e instituições financeiras conhecidas. Pois, elas aceitarão veículos de procedência confiável. Verifique também se a moto está com os documentos em dia e se ela sofreu algum tipo de dano. Pois tudo isso influencia no valor da motocicleta.

Fazer um bom planejamento financeiro

Mesmo a moto sendo usada, você precisa fazer um bom planejamento financeiro para arcar com os valores mensais das prestações. Assim, você não correrá o risco de atrasar com o que foi acordado, ou pior, não conseguirá pagar a prestação do financiamento.

Observar a taxa de financiamento

A taxa de financiamento influencia no custo de aquisição da moto. Portanto, se ela for alta demais, o valor que você pagará pela motocicleta, poderá ser ainda mais alto do que o imaginado. Sabe quando você escuta alguém falar que “pagou o veículo duas vezes”? É exatamente isso! Taxa de financiamento alta é sinônimo de prejuízo no seu bolso.

Prestar atenção na manutenção da motocicleta

Se a manutenção da motocicleta for cara, talvez você terá que escolher outro modelo. Na hora do financiamento, não esqueça que a manutenção do veículo traz despesas, como combustível, manutenção, compra de acessórios como capacete, etc. Então, veja como esses valores podem impactar no seu orçamento.

Separar os documentos

Por fim, você precisa separar os documentos e apresentar na instituição financeira ou concessionária. Então, anote o que será necessário para concretizar o financiamento:

• CPF;
• RG;
• comprovante de residência;
• comprovante de renda.

Agora você aprendeu como financiar moto, não é mesmo? Porém, antes de fechar qualquer tipo de negócio, tenha uma reserva financeira para dar uma boa entrada no financiamento. Desta forma, você poderá pagar o seu contrato em menos tempo e com uma prestação que realmente cabe em seu orçamento. Afinal, você não quer ficar inadimplente, não é mesmo?

Quer financiar a sua moto, mas não sabe como aumentar a sua pontuação score? Acesse o próximo post e descubra tudo sobre o assunto!