Organização de contas: mantendo as finanças em dia
Organização de contas: mantendo as finanças em diaData de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 26 de junho de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
O investimento em empresas internacionais pode ser feito na Bolsa de Valores brasileira por meio do Brazilian Depositary Receipt (BDR), um ativo que representa ações de companhias estrangeiras. Assim como as ações nacionais, os BDRs pagam dividendos – quando isso está previsto pela política da empresa.
Entenda como esses valores são pagos aos investidores brasileiros e como investir em BDRs.
Dividendo é a parte do lucro de uma empresa que cabe aos acionistas ou sócios. No mercado de investimentos em renda variável, quando um investidor compra ações de uma empresa na bolsa de valores ele se transforma em acionista – e tem direito a parte do lucro dela.
Esse lucro recebido, proporcional à quantidade de ações, são os dividendos. O valor vai depender sempre do desempenho da empresa. Se a companhia não tiver lucro em determinado período, não haverá dividendos para os acionistas.
O recebimento de dividendos permite criar renda passiva, ou seja, aquele dinheiro que é gerado sem a necessidade de trabalho contínuo.
Nem todos os ativos preveem a distribuição de dividendos, já que algumas empresas preferem reinvestir o lucro. Nesses casos, a compra de ações pode ser vantajosa prevendo a valorização da companhia, como um investimento de longo prazo.
Leia também | O que é investimento no Tesouro Selic
Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são uma das formas de aplicar dinheiro em companhias estrangeiras. São títulos que funcionam como ações de empresas internacionais atreladas ao dólar e negociados na Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Por meio da compra desses ativos, é possível investir no exterior sem precisar abrir uma conta de investimentos estrangeira nem declarar Imposto de Renda fora do país. Dessa forma, qualquer investidor brasileiro pode ter, indiretamente, ações de grandes companhias como Apple, McDonald’s, Microsoft, Coca-Cola e Johnson & Johnson. Existem hoje mais de 600 BDRs disponíveis para negociação na B3.
Esse serviço está sujeito às taxas das corretoras e à variação cambial. É uma forma de diversificar a carteira de investimentos, especialmente vantajosa nos períodos em que o dólar se valoriza em relação ao real.
Assim como há ações brasileiras que pagam dividendos, as BDRs também pagam em alguns casos. Dessa forma, o investidor lucra proporcionalmente ao crescimento das companhias.
É importante lembrar que nem todas as empresas optam por distribuir lucro. Algumas gigantes internacionais não costumam pagar dividendos, como é o caso da Amazon, Netflix e Tesla. Mesmo assim, atraem muitos investidores pelo potencial de crescimento.
É preciso ter conta em uma corretora de investimentos para intermediar as operações com a bolsa. As corretoras podem ser independentes ou vinculadas a um banco.
Transfira recursos para a conta de investimentos.
Avalie em qual BDR investir e se essa operação está de acordo com seu perfil de investidor. Além do pagamento de dividendos, é importante analisar a saúde financeira da companhia e a liquidez dos ativos.
Finalize a operação com a corretora.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura